sábado, 9 de julho de 2011

GYMNAESTRADA EM LAUSANNE

Entre 10 e 16 de Julho Lausanne acolherá mais de 20.000 ginastas, com média de idade 30 anos e oriundos de 55 países. Esta é a terceira vez na história das Gymnaestradas (14 edições) em que a Suíça é anfitriã deste evento - a primeira ocasião foi em 1969 (Bâle) e a segunda vez em 1982 (Zürich).

Os 1350 portugueses que compõem a Delegação Portuguesa estão em contagem decrescente para a viagem rumo a Lausanne (Suíça) onde este domingo (10 de Julho) terá lugar a Cerimónia de Abertura da 14ª Gymnaestrada Mundial – evento da Federação Internacional de Ginástica e organizado pela Federação de Ginástica da Suíça.
A Cerimónia de Abertura que terá lugar no domingo (transmissão em diferido na Sport.TV3)

Os 7 dias deste evento ficarão marcados pelas Cerimónias de Abertura / Encerramento (que terão lugar no mítico Estádio Olímpico de Lausanne), pelas exibições de interior (realizadas em pavilhões) , pelas exibições de Grande Grupo, pelas Noites Nacionais (com destaque para a Noite de Portugal que terá lugar a 13 de Julho) e pela fantástica Gala FIG (com lotação esgotada).

No total serão efectuadas 1800 apresentações gímnicas que totalizarão mais de 600 horas de Ginástica!

Esta é a maior iniciativa desportiva de carácter mundial de uma só modalidade. Organizada sob os auspícios da Federação Internacional de Ginástica (FIG) decorre desde 1953, com intervalos de 4 anos e possuí aspectos que a tornam única no universo desportivo: ausência de competição formal, comparticipação dos participantes nos custos do evento (incluindo o pagamento integral das suas deslocações e estadia "low cost") e realização em múltiplos palcos.
Portugal teve a honra de ser o primeiro país do Sul da Europa a organizar este evento - o que aconteceu em Lisboa entre 20 e 26 de Julho de 2003.

A comitiva Axadrezada é composta por cerca de vinte elementos e já se encontra em solo Suiço. Acompanharemos o seu dia a dia com noticias no final do dia