Texto principal

TERMINADA MAIS UMA ÉPOCA DESPORTIVA, DESEJAMOS A TODOS ATLETAS E SEUS FAMILIARES UMAS BOAS E MERECIDAS FÉRIAS, DA NOSSA PARTE CONTINUAREMOS O TRABALHO PREPARANDO A NOVA ÉPOCA DE 2019/2020. BOAS FÉRIAS


segunda-feira, 11 de julho de 2011

CARLOS PEREIRA - PRESIDENTE DA A. AMIGOS DO BOAVISTA

Numa fase de férias as noticias são mais reduzidas e aproveitamos para fazer uma entrevista com o Novo Presidente da Associação de Amigos do Boavista, Carlos Pereira. Esta ntrevista ficará postada na página principal durante dois dias, depois passará para o Blog das Entrevistas. vamos saber o sentir do Presidente

Falemos um pouco do passado, pertencia à anterior Direcção da associação. Como ingressou nela e porque razão assume agora a sua Presidência?
Fui um dos sócios fundadores da A2BFC a 24/01/2009. Tal como então, senti que o Boavista Futebol Clube estava a ser discriminado pela justiça desportiva, encontrando-se completamente desamparado, atravessando sucessivos problemas de gestão e orientação.
Aproveito para esclarecer que nunca pertenci aos Orgãos Directivos da anterior Associação mas é verdade que sempre acompanhei de perto todo o seu trabalho, tendo inclusive apoiado/participado na grande maioria das suas diversas realizações.
Assumi a presidência da A2BFC porque considero que as premissas que levaram à sua criação ainda se mantêm intactas: O Clube continua exposto a todo o tipo de ataques e a necessitar de quem apoie o seu "berçário", as Modalidades Amadoras e a sua Formação. Convém sempre recordar que o Boavista Futebol Clube já resiste há cerca de 108 anos porque teve e ainda mantém sucessivas gerações de associados nas mais diversas modalidades.

Passados estes anos da Associação, considera que ela cumpriu o projecto para a qual foi criada?
Dada a actual situação do Clube, penso que a A2BFC ainda terá muito trabalho pela frente, não só na promoção e desenvolvimento como na credibilização junto da sociedade em geral, mas sobretudo no apoio ao seu futuro que estão nas Modalidades Amadores e Formação.

Para ser sócio não é necessário ser associado do Boavista, mas como entende o distanciamento que muitos sócios do Boavista mantêm da Associação, enquanto simpatizantes de outros clubes aderem e colaboram?
Acredito que o caminho se faz caminhando e que há etapas naturais a vencer. Actualmente há muitos mais sócios do Boavista na A2BFC que aqueles que havia aquando da sua constituição e pensamos que a tendência será para aumentar.

Falemos do presente. O que levou o Senhor a assumir a Presidência da associação neste momento?
Penso já ter respondido a este ponto na minha resposta da primeira questão.

Qual o projecto que deliniou para impor na sua presidência?
O projecto já existe e está consubstanciado no objecto da A2BFC. Haverá certamente maneiras diferentes de o implementar e eu não fugirei a essa regra. Não pretendo impor nada mas ajudar na orientação estratégica do trabalho associativo para manter viva a instituição Boavista Futebol Clube. Devemos continuar o trabalho de apoio, divulgação e credibilização já iniciado pela anterior Direcção.

Ao analisar a sua Direcção vemos muitos jovens Boavisteiros activistas que se lhe juntaram (Patrícia, Ricardo; Helder etc...) pretende que com eles abanar o universo axadrezado?
É uma evidência que sem juventude qualquer projecto está condenado ao fracasso. Só posso prometer que vamos trabalhar metódica e afincadamente em várias frentes para devolver um pouco mais a auto-estima aos Boavisteiros, ajudando a recolocar o Boavista Futebol Clube no lugar a que lhe pertence por direito.

Na posição de Presidente como entende o “afastamento” dos Boavisteiros dirigentes do Boavista FC para com a associação, não sendo associados da mesma?
Aquando da criação da Associação confesso que não entendi. Dar o nome para fazer parte por si só...é muito pouco! Hoje estou convencido que erradamente a Direcção do Clube entendeu na altura que a A2BFC se perfilava como poder alternativo aos seus desígnios. Acho que a situação actual do Clube não se compadece com esse tipo de posicionamento.

Vai ter mais contactos com a Direcção do Boavista ou vai executar o seu trabalho esperando uma aproximação da parte deles?
Logo que estejam reunidos todos os requisitos legais iremos contactar e promover um encontro com a Direcção do Boavista Futebol Clube para apresentação dos novos Orgãos Directivos da A2BFC bem como identificar pontos de contacto com o nosso objectivo.

Um dos problemas do momento é concerteza a divisão de opinião dos Associados da Associação da forma de actuar e apoiar o clube. Tem uma opinião pessoal sobre a questão ou vai ser uma decisão coligeal da sua direcção?
A minha opinião não se deve sobrepor àquela que for expressa pela Direcção da A2BFC mas como é evidente nunca prescindirei de a manifestar e de a defender.

Está nos seus planos angariar novos associados e recuperar outros que tenha suspendido a sua colaboração? Qual o plano a impor para esse objectivo?
A Associação irá ter um plano de acção aprovado nessa matéria dentro em breve. Será uma das nossas prioridades.

Como associado do Boavista, recuemos 10 anos. Se durante os festejos pela conquista do campeonato de futebol, lhe dissessem que dez anos depois seria Presidente de uma Asssociação de ajuda ao Clube, o que diria?
Confesso que não iria acreditar! Na altura passaram a imagem de sermos um caso de estudo de gestão de recursos bem sucedido. Penso que como eu, todos os adeptos e consócios acreditaram que realmente era verdade. Até então.
O problema, que é endêmico na sociedade portuguesa, teve a ver com a falta de cultura empresarial que se manifesta sempre quando se atinge o topo: vertigem pelo poder, decisões não ponderadas, vaidades e caprichos a serem satisfeitas a qualquer preço.

Associação dos Amigos vai ajudar ou colaborar com o BoavistaFC?
Sempre. Sempre que a A2BFC ajuda o voleibol, o andebol, o futsal, o futebol formação, o desporto adaptado e demais modalidades amadoras, de forma directa ou indirecta, está a colaborar e a ajudar o Boavista Futebol Clube.

Em que sectores se processará essa ajuda ou colaboração?
Já respondido em perguntas anteriores.

Antes das eleições aconteceu a apresentação de contas. Sem precisar os valores, que só dizem respeito aos Associados, tem receitas para começar a trabalhar, ou tem quase que iniciar o processo?
Aproveito esta questão para elogiar neste item a anterior Direcção presidida pelo dr. Eduardo de Matos que de forma perfeitamente altruísta tantas vezes apoiou financeira e materialmente os diversos pedidos que lhe foram endereçados, alguns deles com carácter de urgência extrema. Graças a este comportamento não começaremos do zero mas é óbvio que nunca será o suficiente para aquilo que nos propomos realizar.

Tem sobre os ombros uma responsabilidade que lhe irá tirar muito o sono. Está ou sente-se, preparado?
Sou Boavisteiro desde que me conheço. Está no nosso código genético clubístico nunca desistir e sempre resistir!

Como entende que sendo a Associação sem qualquer fim lucrativo e só virada para a vida do Boavista FC, seja por muita gente com responsabilidades no Clube, aplidada de Inimigos do Boavista?
Seguramente que há muita ignorância sobre os objectivos da Associação dos Amigos do Boavista Futebol Clube. Aconselho a ir ao nosso site http://www.amigosdoboavista.org/  e "clicar" em "Quem somos " e em "Estatutos" para terem a percepção real do que se pretende.

Para terminar quer enviar alguma mensagem aos Boavisteiros?
Gostaria de aproveitar a oportunidade desta entrevista para desafiar os Boavisteiros a aderir à A2BFC, ajudando desta maneira o Clube a resistir a quem o quer atacar, silenciar ou mesmo fazê-lo desaparecer. Não se esqueçam que há que preservar a memória de 108 anos de História que continua a ser escrita!

Uma vez do Boavista, sempre do Boavista

Entrevista de Manuel Pina