sábado, 12 de setembro de 2009

ANDEBOL - HENRIQUE SANTOS E PRÓXIMA ÉPOCA


QUEREMOS FICAR NA PRIMEIRA DIVISÃO

Henrique Santos o principal obreiro da subida ao escalão superior na época transacta e é líder de nova “guerra” para manter o grupo entre os maiores da modalidade.

Mais uma época. As dificuldades vão ser maiores?
Maiores, muito maiores! A equipa não é a mesma há seis ou sete jogadores do segundo ano. Tenho alguns miúdos com muita qualidade que vieram dos infantis, mas que naturalmente vão notar a diferença de ritmo e trabalho, no um contra um, na força, na velocidade de jogo e na estatura, mas o objectivo é mantermo-nos na primeira divisão.

Outra realidade?
Ainda bem que é assim. É sempre bom estamos entre os melhores, considero bom estarmos na primeira divisão nacional, e os meus jogadores só têm que desfrutar desta realidade e lutar para não descer que é o nosso objectivo.

As mudanças de escalão, são sempre uma coisa complicada…
Exactamente, o salto de escalão é sempre muito complicado, mas são coisas normais do programa de crescimento de uma equipa e dos atletas.

A equipa ficou mais debilitada?
Não direi isso, vamos tentar colmatar a saída dos mais velhos com a entrada dos mais novos e pensar sempre positivo e para a frente para dar o nosso melhor. Vamos trabalhar para manter o grupo unido entrosa-lo, sabemos que vamos apanhar equipas de segundo ano com uma força muito grande. Temos ainda, o problema dos nossos dois guarda redes serem de estatura baixa, pois são do primeiro e vamos trabalhar, como digo, para ajudar a crescer os nossos guarda redes e minimizar as dificuldades.

Será mais útil perder na primeira que ganhar na segunda?
É óbvio. Quanto a isso não há duvidas e não há volta a dar, nós queremos ficar na primeira divisão e é mais importante andar nesta divisão mesmo perdendo alguns jogos que andarmos nas divisões inferiores a vencer por goleadas, aqui estamos com os melhores e é com esses que se evolui.

Como vê o campeonato?
Este grupo da primeira fase é muito complicado. Temos três equipas muito complicadas, das quais irão sair as duas que ficam, que são o ABC, Stº Tirso e o Infesta.
Nós vamos discutir com os outros, porque os pontos que conquistarmos vão transitar para a segunda fase, onde iremos cruzar com as equipas da fase quatro. O nosso objectivo é conquistar o maior número de pontos nesta primeira fase, porque depois na outra, após o cruzamento, vamos tentar mais alguns pontos para garantir a manutenção.

Condições de treino?
Muito idêntico ao ano passado, as mesmas cinco/seis horas semanais, porque não podemos treinar ao Sábado que é o dia dos nossos jogos. Assim optámos por segunda, quarta e quinta-feira.