sexta-feira, 20 de março de 2009

CARLOS CALDAS "O SENHOR BOXE"


Carlos Caldas é o homem do Boxe axadrezado acumulando o cargo de dirigente e treinador. Dificilmente se encontrará alguém que defenda a sua “dama” como ele. O boxe é a sua vida!

Como tem decorrido a época?
A época está no início e por isso, ainda não houve nenhum campeonato.Só se realizou uma Gala e no dia 22 vai acontecer outra. Como disse estamos no início da época.
Tem atletas a despontar?
Temos. Por exemplo, três juniores masculinos, conjuntamente com três meninas (também juniores) que se iniciarão no campeonato.
Qual o objectivo para a época?
O principal é termos o maior número de atletas possíveis a participar nos campeonatos e galas lutando sempre, pelos lugares de honra que são os três primeiros.
Qual é a diferença entre uma Gala e um Campeonato?
A gala é uma competição a disputar num só dia e serve para competir, evoluir e aumentar a auto-estima que se consegue vencendo os combates.
É quase um torneio?
Sim podemos considerar como tal.
Tenho a sensação que o número de atletas está a aumentar. Estou certo?
Os jovens estão a criar uma mentalidade totalmente diferente da do passado e em vez de estarem nos cafés ou parados em casa, após o horário escolar, aderem e experimentam a realidade do Boxe. Aqui descobrem que através do Boxe podem ganhar uma auto-estima para a sua personalidade.
Cada vez mais se abate a ideia que o Boxe era somente violência e não desporto?Sim os jovens vêem o Boxe como qualquer modalidade, acabou a ideia de partir canas do nariz e que era uma modalidade de violência gratuita. Na minha opinião é uma modalidade individual que exige muito trabalho e dedicação mas que dará aos jovens uma melhor formação e tornarã muito mais confiantes.
Com o aumento do número de atletas o espaço de trabalho começa a ser exíguo?
O espaço é suficiente embora gostasse que fosse mais largo, talvez quadrado, para haver uma maior concentração de atletas que lhes aumentaria o convívio e amizade, mas sabemos que o Clube passa por uma situação difícil e neste momento temos que nos adaptar. Penso que no futuro será possível conseguir melhores condições, no entanto, deve registar que o Clube nos tem apoiado e nós nos sentimos muito bem aqui.
Vocês conseguiram um patrocínio que espantou muita gente Boavisteira. Foi fácil?
Não vejo nada de especial. Vejo que o ex-presidente senhor Eng. Joaquim Teixeira é uma pessoa que gosta de desporto. Eu dirigi-me a ele, pedi-lhe a colaboração e ele acedeu, devo acrescentar que o Nuno vai disputar um título (26 de Abril) e falou com o Engenheiro e de pronto recebeu o apoio que solicitou. A ajuda não é suficiente para o que precisávamos mas foi uma ajuda igual à que temos recebido de outros e é assim que o Boxe tem vivido. O Joaquim Teixeira foi mais uma pessoa que colabora connosco. Queria aproveitar para salientar uma pessoa muito importante para o boxe que nos tem ajudado muito cujo nome é Ricardo Martins.
Eventos próximos com presenças do Boavista?
No dia 22 (Domingo próximo) acontecerá uma gala com a presença de três atletas do Clube e no mês de Abril está prevista nova Gala, talvez no dia nove, com a presença de quatro ou cinco dos nossos atletas.
No meio de Abril está programado um torneio internacional e no dia vinte e seis haverá a disputa de um título mundial em que o Nuno Cruz vai participar, no qual intervêm mais atletas Boavisteiros. Para além disto realizar-se-á o primeiro campeonato nas categorias de Juniores e Cadetes masculinos e femininos.
Estão prontos?
Estamos a trabalhar...