domingo, 24 de janeiro de 2016

VOLEIBOL (SENIORES) - COMENTÁRIO DE CARLOS SIMÃO, ACABA EM ENTREVISTA DE FUNDO

Meia hora, após o final do jogo com o Gueifães e já em pleno pavilhão Irene Lisboa, preparando o primeiro de (mais) dois jogos do dia, escutamos a opinião do Professor Carlos Simão sobre a partida de Gueifães. Ao invés de um comentário acabamos numa entrevista…


Passado este tempo e mais a frio, como analisa o jogo?

Foi um excelente jogo no global. O Boavista, fez dois excelentes primeiros sets, de alto nível, sem dar a mínima hipótese ao Gueifães e isso, acaba por se refletir um pouco nos terceiro e quarto set, motivado por alguma descontração das atletas, que considero normal pelo alto nível que tinha atingido nos anteriores sets.

Mas o Gueifães também melhorou nesses parciais. Concorda?

Sem dúvida. O Gueifães, com mérito melhora muito o serviço e criou-nos muitas dificuldades, mas sem tirar qualquer tipo de mérito ou valor ao adversário, eu acho, que a sua vantagem foi aproveitar os nossos erros. 
Aproveitaram e exploraram com valor os nossos erros. Tiveram todo o mérito em vencer esses dois sets, empatando o jogo.

E veio o ponto forte de uma tarde de emoções. Como se viveu essa negra?

A abordagem ao quinto set, foi feita de uma forma completamente diferente do que se tinha feito nos anteriores. Foi uma abordagem mais a nível emocional, a tentar transmitir mais tranquilidade às atletas e renovar os votos de confiança.
Entramos um pouco mal neste set. Viramos a perder por 8/6, chegamos a estar a perder por 10/7. Depois fizemos um bloco a uma central, um Bloco duplo à Ritinha e conseguimos ir para a frente. Com a volta da capacidade de luta e dedicação ao jogo que tinha acontecido nos dois primeiros sets e melhoria na nossa recepção. 
Penso que não há a mínima dúvida que no global o Boavista foi um digno vencedor do jogo.

Não é bonito, falar de nomes, porque uma equipa é sobretudo uma equipa, mas hoje desafiava-o para entrar nesse campo. Aceita este desafio? Vamos falar sobre exibições?

Primeiro, sem subestimar o Gueifães, tenho que dizer que só o descarregar da "ideia que as coisas estavam a correr bem e sem o mínimo esforço", nos complicou o jogo. As minhas atletas, estavam e fizeram um grande jogo.
Falando individualmente. A Nocas fez um grande jogo táctico, quando a bola lhe chegava ela raramente pôs as colegas com um bloco duplo pela frente. Conseguiu sempre partir o bloco.

Depois foi gerir as emoções. Eu tive alguma dificuldade, nessa gestão, durante o terceiro set, porque ainda não conheço bem as jogadoras, na sua parte emocional. Tentei poupa-las nesses sets, preparando o quinto set em que apostava, já nessa fase. Pode ter ficado a ideia que podíamos ter feito os três pontos e sendo verdade, temos que registar a exibição positiva do Gueifães.

O plantel está curto?

É verdade, e isso, dificulta fazer uma gestão das atletas, mas quem está, está com uma alma muito grande, com uma garra muito grande e com espirito de sacrifício, que nos dá garantias para atingir o nosso objectivo que é o quarto lugar.

Mais análises individuais?

A Ritinha fez um jogo fabuloso. Fabuloso! Não é só aquele enorme série de serviços consecutivos, é a forma como ela abordou a posição de central, possibilitou dar jogo às pontas que acabaram por pontuar muito. No serviço, eu comecei a colocar-lhe marcações nos serviços de forma a colocar problemas de recepção e ela, cumpriu todas as marcações que eu lhe fiz. O mérito é dela ela fez mais de uma dezena de pontos seguidos nos serviços, que não é norma no escalão sénior.
Do outro lado, a Raquel Lacerda, no quarto set, também fez seis serviços de pontos seguidos. As atletas, têm mérito, mesmo tem havido demérito na recepção do outro lado.

Quero destacar a todas atletas, porque elas estavam no final do jogo com uma sensação um bocado diferente, que fizeram todas um grande jogo. 
A Bú, estava um pouco tristonha, porque sentia que tínhamos falhado, mas isso, não é verdade. Fizeram um grande jogo, principalmente no quinto set.


O professor vai entrando no grupo. Dentro de dias já faz parte do grupo?

Sim eu já vou entrando no grupo. O professor Machado, dá e vai continuar a dar os treinos e dá-me o máximo de informações e eu vou muito bem informado para os jogos.

Vamos então apostar no quaro lugar?


Estou convicto, que para as outras equipas ficarem à nossa frente no quarto lugar, terão que jogar muito bem e muito melhor que nós, o que não acho muito fácil. Estamos cá!