sexta-feira, 17 de abril de 2009

AMADORAS PRESENTES


As meninas do Voleibol em concentração
(clicar sobre a foto para ampliar)

As modalidades Amadoras fizeram-se representar na manifestação pela Justiça para o Boavista.
Na foto as meninas (todas bonitas) das equipas de Iniciadas e Minis do Voleibol a realizarem a sua concentração...
Nem precisaram de Adultos para organizar.
São jovens... são as mulheres do amanhã e...


Querem Justiça!
SÃO PANTERAS

MANIFESTAÇÃO AXADREZADA


Às 18 horas o inicio da concentração no Bessa
(clicar sobre a imagem para ampliar)

A manifestação programada para hoje com a finalidade de clamar por JUSTIÇA PARA O BOAVISTA decorreu sem qualquer incidente e teve chegada junto à Câmara Municipal do Porto cerca das 21 horas.
Aos protestos boavisteiros juntaram-se adeptos de outros clubes solidarizando-se com o Clube e mostrando a grandeza das nossas cores e que a cidade aposta em defender.
Os automobilistas fizeram-se ouvir num "bozinão" que esperemos tenha chegado aos "Senhores do poder".
Estimam-se em mais de milhar e meio de presentes nesta manifestação de protesto contra a injustiça.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

MANIFESTAÇÃO NO DIA 17 DE ABRIL

A Direcção do Boavista F.C. apela a todos os Elementos directa e indirectamente envolvidos nas suas Actividades Amadoras (Dirigentes, Técnicos, Atletas, Familiares e demais Colaboradores) para a sua presença massiva na importante "MARCHA AXADREZADA" que irá ter lugar no próximo dia 17 de Abril (concentração no Estádio do Bessa pelas 18h30m).
Apelamos ainda a todos os Atletas, Técnicos e Dirigentes que se apresentem devidamente equipados nesta importante acção de sensibilização para a flagrante INJUSTIÇA que o nosso CLUBE é vítima.
VIVA O BOAVISTA F.C.
O Vice-Presidente das Actividades Amadoras
António Marques

FUTSAL - HAMILTON PEREIRA O TREINADOR DOS INFANTIS


Hamilton Pereira é o treinador da equipa de infantis de futsal do Boavista e responsável pela formação de atletas e futuros homens. Concedeu-nos uma pequena entrevista para conhecermos melhor, o mundo dos pequeninos.

Há quantos anos é treinador?
Há três anos e estou no Boavista há duas épocas.

Quantas jornadas faltam para o fim do campeonato?
Faltam dois jogos.

Em que lugar da classificação?
Estamos em quarto lugar e devemos ficar por aí. Para atingirmos o terceiro é muito difícil porque ao Alpendurada basta um ponto para garantir essa posição.

A equipa evoluiu muito, pois no princípio da época chegou a temer-se uma luta para evitar a despromoção. Como foi conseguida essa evolução?
Quanto ao medo de descer de divisão isso para nós - equipa técnica - nunca se colocou. Tivemos realmente alguns resultados negativos no princípio da época, também devido a algumas arbitragens negativas e algum azar durante os jogos. Perdemos vários jogos por diferença de um golo que nos colocaram num lugar aquém daquilo que esperávamos. Na segunda parte do campeonato entraram alguns jogadores que reforçaram a equipa e deram mais consistência ao plantel, permitindo-nos mais mexidas durante os jogos e que originou uma evolução nos resultados e na classificação.

A equipa está mais forte?
Está e essencialmente mais equilibrada. O que nos traz mais solidez ao grupo.

Para o ano esta equipa mantém-se neste escalão?
Não, quase todos sobem para a equipa de iniciados, posso dizer que a equipa base sobe toda. O que nos obriga a mais um ano de trabalho para equilibrar uma nova equipa na próxima época.

A equipa técnica acompanha os miúdos, ou mantém-se?
Ficamos nos infantis.
Mas não acha que devia acompanhar este atletas que já conhece?

Isso é um pouco a opinião de cada um. Se defendesse esse acompanhamento então quando chegasse aos juniores, subia para onde? O que acho importante é que haja diálogo entre os cinco técnicos da formação, deste modo, poderemos conhecer em pormenor os jogadores e impor sempre o mesmo fio de jogo. Podemos manter sempre o mesmo escalão. Isto é o que eu defendo, aceitando que haja quem pensa o contrário.

Tem que haver muito diálogo entre os treinadores…
Sim principalmente entre os que precedem e antecedem o escalão a que pertencemos, assim podemos manter o mesmo nível de jogo e conhecer bem os atletas.

Gosta de trabalhar neste escalão?
Gosto e considero muito gratificante trabalhar com este escalão, embora seja nesta idade que eles começam a crescer e tenha sempre os “seus porquês” mas é fácil trabalhar com eles. Não é muito difícil trabalhar num escalão destes.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

MANUEL CAMPOS EM ENTREVISTA! (PARTE)

Passamos em seguida uma (parte) da grande entrevista que Manuel Campos concedeu à Rádio Boavista em conjunto com o Blog das Amadoras.
Brevemente informaremos os dias em que poderão escutar a entrevista na sua totalidade.

Manuel Campos é o mais conceituado atleta do Boavista pertencente à elite Mundial da Ginástica Artística.

Uma lesão roubou-lhe a possibilidade de estar presente em Pequim. Muita gente pensou que ia abandonar a alta competição mas tal não aconteceu. A que se ficou a dever esta reconsideração?
Não, nunca pensei em abandonar. Eu sempre tive vontade de continuar a fazer ginástica e neste momento não pretendo desistir e aliás, estou longe disso. O que resolvi nessa altura foi passar a pensar a minha carreira ano a ano. Equacionei desta forma e penso que é psicologicamente melhor para gerir a carreira e o futuro. Já não sou nenhum benjamim na ginástica pois tenho vinte e sete anos e tenho que gerir os treinos a pensar na gestão da minha carreira.
O que pensa fazer depois da ginástica?
Penso ser treinador de ginástica, ser professor e por isso também vou fazendo a gestão da carreira com esse objectivo.
Há quanto tempo está na ginástica?
Como atleta estou há vinte anos, comecei com sete anos. Na alta competição, não sei precisar, mas devo ter começado pelos dez anos, terei por isso cerca de quinze/dezasseis anos de alta competição.
Tem outra actividade para além do atleta?
Tenho. Neste momento treino miúdos com cerca de seis sete anos. Terminei o meu curso de licenciatura em Desporto e Educação Física e estou neste momento a tirar o mestrado que penso acabar este ano.
Com tanto que fazer não acontece de quando em vez uma certa saturação?
Não acontece a saturação porque eu sou uma pessoa que adora a competição. Eu gosto é de estar nas grandes competições de campeonatos da Europa e do Mundo, de competir com os melhores atletas mundiais e tentar ser melhores que eles.
Lemos no Jornal A Bola que precisa de tratamentos de choque para competir. O que pensa sobre esse tratamento?
Penso que é preciso para competir e isso não me custa. O que me custa é sofrer tanto durante os treinos, com as lesões que me incomodam muito.
Como é feita a selecção para os jogos olímpicos ou mundial?
Na ginástica não contam os resultados durante a época, mas somente uma prova de apuramento, tudo se joga nessa prova.
É necessário um grande auto-controle para aguentar a pressão nesse dia...
Sim, por isso alguma vezes grandes atletas ficam eliminados e têm valor para estarem nas finais. Foi o que me aconteceu no último apuramento onde tive um dia mau, no qual falhei alguns aparelhos e me tirou dos Jogos Olimpicos
O que acha necessário para Portugal evoluir na ginástica?
Penso que temos boas condições de treino, mas deveríamos ter todo o apoio logístico necessário no mesmo local de treino, o que não acontece em Portugal.
Quando sobe nas paralelas, quase ao céu e vem já em descida o que pensa um atleta? Tem medo de falhar, quando um erro de um centímetro pode ser a morte de um artista?
Não podemos pensar nessa altura! Tenho que fazer as coisas o mais automaticamente possível. A única vez que pensei... falhei. O que penso é tentar fazer o melhor possível na competição e depois de começar o exercício é sempre a seguir... sem pensar.
Quem sofre mais: o espectador ou o ginasta?
Eu já estive dos dois lados e digo que se sofre mais na bancada. Eu lá dentro sinto-me bem. Para além daquele nervosismo normal, eu sei que controlo o que faço e por isso estou bem.
Quando se tem uma queda compromete-se tudo. O que sente um atleta? Como consegue ter força para continuar?
É frustrante porque é um elemento que dominamos completamente e que naquele momento falhamos, quando o fazemos diversas vezes na perfeição.
O poeta diz que vale sempre a pena quando a alma não é pequena. Para um homem de alma enorme pergunto. Valeu a pena esta dedicação?
Sim, a ginástica é uma paixão e eu como professor tento incutir nos meus alunos o prazer pela competição. Para atingirmos um certo valor temos que trabalhar muito, temos que nos aperfeiçoar e nos superar.
Vamos terminar?
Quero agradecer a oportunidade que me deram e dar os parabéns a este blog pela divulgação das Amadoras do Boavista. Não só a ginástica, mas todas as suas modalidades.
O que pensa da actual situação do Boavista Futebol Clube?
O Clube não pode morrer! O clube tem cento e cinco anos e é um clube conhecido por todos, mesmo no estrangeiro. Quando vou competir no estrangeiro todos sabem que eu sou do Boavista. Para mim é um orgulho pertencer a este grande Clube desde o inicio da minha carreira.
Eu tenho muito orgulho de ser do Boavista.

Nota: A entrevista tem mais de trinta minutos e seria impossível reproduzi-la na totalidade. Por este motivo informaremos o dias e horário em que será passada na rádio Boavista.
Ao vivo é outra coisa... acreditem!

terça-feira, 14 de abril de 2009

MENSAGEM DO DIRECTOR DO DEPARTAMENTO DE FUTSAL - ANTÓNIO MORAIS

Publicamos, em seguida, na integra a mensagem do Director do Futsal sobre a manisfestação de dia 17 de Abril

Caros Amigos,
A secção de Futsal do Boavista FC, decidiu juntar-se á manifestação que terá lugar no próximo dia 17 de Abril pelas 18h30, com saída do Estádio Bessa XXI e terá como destino a Câmara Municipal do Porto.
Esta manifestação, tem por objectivo juntar o maior número possível de adeptos, atletas, Pais e Amigos dos mesmos e figuras do Clube, da cidade e do Desporto com o propósito de alertar a sociedade civil para o drama no qual se viu envolvido o Boavista Futebol Clube, depois das incompreensíveis, lamentáveis, danosas e irresponsáveis medidas disciplinares que “empurraram” o clube para a Liga Vitalis ao nível do Futebol e que por consequência agravou brutalmente a já difícil situação financeira DESTA Centenária Instituição de referência Nacional do Desporto de nível Europeu e Mundial !.
Como é óbvio, além do Futebol Profissional, toda a estrutura ficou em causa pois as dificuldades públicas do clube afectam não só a sua principal modalidade, mas toda a restante obra social intrinsecamente ligada a todas as centenas e centenas de atletas que no Boavista FC praticam as suas modalidades de eleição, não só em Seniores como fundamentalmente na formação de jovens das mesmas.
Assim sendo, torna-se “obrigatória” a presença esmagadora de todos ( sem excepção ) para lutarmos pelo clube que milhares de campeões já formou e a quem muitos mais proporcionou a formação desportiva, cívica e pessoal e que neste clube encontraram muitas vezes o refúgio ou o caminho para uma vida melhor.
Está na hora de dar um pouco do nosso tempo a esta instituição que com o suor de muitos vai subsistindo, com extremas dificuldades, participando de forma “esmagadora e indiscutível” nesta manifestação.
Lanço assim um apelo – diria mais – “UM DESAFIO” aos meus directores e seccionistas, a TODOS OS JOGADORES DA NOSSA FORMAÇÃO ( aos seus Pais, familiares e Amigos ), ao ESCALÃO SÉNIOR, a todos os treinadores e seus colaboradores …
PARTICIPEM – MARQUEM PRESENÇA E UMA POSIÇÃO AO NOSSO LADO !
VAMOS PARTICIPAR NESTA ENORME MANIFESTAÇÃO E AJUDAR A FAZER…

!!! JUSTIÇA AO BOAVISTA !!!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

BOXE EM TORNEIO INTERNACIONAL

O Boavista FC vai estar representado no prestigiado torneio de Boxe em La-linea (Gibraltar) Espanha.
A competição decorrerá de 20 a 26 do corrente mês e a representação axadrezada será constituída pelos seguintes elementos:
HUGO MOTA
na categoria de 51 kg
JOSÉ FERREIRA
na categoria de 57kg
JULIANA ROCHA
na categoria de 60kg (feminino)
RICARDO FIGUEIREDO
na categoria de 69kg

A equipa do Boavista FC, chefiada pelo Técnico, Carlos Caldas, partirá no próximo Sábado dia 18 de Abril.

domingo, 12 de abril de 2009

HISTORIAIS DAS MODALIDADES

Já estão a ser actualizados alguns dos Historiais das modalidades do Boavista.
exemplo:
Andebol/Futebol Feminino/Boxe/Atletismo/Desporto Adaptado e estamos a trabalhar no Futsal
Visitem
Nota: Quem dispuser de dados (rigorosos) sobre o historial das modalidades agradeciamos que nos enviassem por mail