sexta-feira, 21 de novembro de 2014

DESPORTO ADAPTADO - ENTREVISTA COM ÁLVARO DURÃES

O inico da época, no desporto adaptado, foi algo complicado pela saída de vários atletas axadrezados para um novo de Braga. Falamos com o director do Departamento, Álvaro Durães, para conhecermos a evolução de todo o processo.

Depois de um inicio difícil por falta de atletas, como se encontra essa situação? Tudo normalizado?
Com a vinda de novos Atletas para o Clube, a situação nesta altura está normalizada ou seja,
possuímos atletas para participarmos em qualquer campeonato ou prova.
      
Qual a precedência dos reforços para esta época?
Os reforços deste ano, são dois ex-atletas do F.C. Porto e dois atletas que estão a iniciar o desporto agora.


O Boavista vai inscrever-se em que provas nacionais e quais as datas do início das competições?
O Boavista, vai-se inscrever no Campeonato Nacional de Futebol 7 e respectiva taça de Portugal d mesma modalidade. Está previsto iniciarem-se as provas no inicio do próximo ano. O Clube, não está inscrito em mais competições, nomeadamente no Campeonato Nacional de Futsal, porque a federação optou por não realizar o respectivo campeonato este ano, o que lamentamos.

Manténs que esta época é o ano zero de uma nova equipa, ou o Boavista irá jogar para conquistar títulos, mesmo nestas condições?
Inicialmente o Boavista não tinha atletas para jogar de igual com todas as equipas, mas com o reforço da equipa esta situação já não se coloca. Ficamos com uma equipa equilibrada, para discutir qualquer jogo até ao fim e estaremos sempre a lutar para conquistar títulos.

O plantel está fechado ou podem chegar mais atletas?
O plantel está sempre aberto a novos atletas, mesmo que estes não venham dar mais-valias à equipa, não podemos esquecer a condição especial desta variante desportiva.

Quais as condições, para um cidadão com deficiência poder fazer parte da equipa do Boavista?

Não existem condições especiais para integrar o Clube, basta ter uma deficiência física e gosto pelo futebol em geral. No fundo o Boavista quer possuir o maior numero de atletas/praticantes para fazer com que os mesmos sejam incluídos no desporto e especialmente na sociedade 

KARATE - RESULTADOS DA TAÇA CPK


Decorreu no passado sábado, dia 15 de Novembro, a Taça da Associação Centro Português de Karate. Esta prova destinou-se aos escalões de cadetes, juniores e seniores. O Boavista FC apresentou sete atletas em prova, obtendo excelentes resultados.

No escalão sénior, na prova de Kata (prova técnica), José Pedro Machado obteve o 3º lugar. Raquel Barros, na mesma prova do sector feminino, classificou-se também na 3ª posição.

Em kata júnior, o clube apresentou 3 atletas: Henrique Cardoso, J. Diogo Machado e Gonçalo Pimentel. Nesta prova, Gonçalo Pimentel obteve um excelente 3º lugar.

No Kumite, prova de combate, no escalão sénior participaram José Pedro Machado e Raquel Barros. A nossa atleta conquistou um óptimo 3º lugar em -55Kg.

Nos juniores, participaram Tomás Bravo (-68Kg), Henrique Cardoso (-63Kg), Gonçalo Pimentel (-55Kg) e J. Diogo Machado (-55Kg). Neste escalão, o atleta J. Diogo Machado classificou-se em 2º lugar e os atletas Henrique Cardoso e Gonçalo Pimentel ambos em 3º Lugar.

Fez ainda a sua estreia em competição, o atleta Eduardo Mota no escalão de Cadetes, prova de Kumite.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

VOLEIBOL - ANÁLISE DO MOMENTO DO CAMPEONATO

 RESULTADOS
 RESULTADOS DE TODAS JORNADAS 

VOLEIBOL - ACERTA CALENDÁRIO, AMANHÃ EM GUEIFÃES

O Boavista desloca-se amanhã à noite a Gueifães para disputarem a partida em atraso relativa à 5.ª jornada do campeonato nacional.
 
O jogo tem início pelas 21h00 no pavilhão Municipal de Gueifães.

BILHAR - BOAVISTA DESLOCA-SE À TROFA NA QUINTA-FEIRA


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ENTREVISTA COM VICTOR NASCIMENTO, O COORDENADOR DA FORMAÇÃO DO ANDEBOL

Victor Nascimento, deixou a sua paixão de treinador de Andebol, mas como muitos tinham previsto, não abandonou, nem o Boavista, nem a modalidade, passando a ocupar o cargo de Coordenador da Formação do Andebol axadrezado. Esta é primeira entrevista nessa qualidade.


Depois do final da carreira como treinador, acaba por assumir o cargo de Coordenador da formação axadrezada. Como aconteceu essa alteração?
É verdade, quando esperava poder gozar a minha reforma dourada, tive de a suspender, adiar e manter-me no activo J , como era do conhecimento geral, eu tinha decidido que a época 2013/14 seria a minha última como treinador e na verdade foi, agora sou treinador de gabinete.
Só que, entretanto, a vinda do novo Técnico da equipa sénior, O Eduardo Ferreira, acabou por alterar um pouco a minha partida definitiva e por me convencer a ficar nas funções como Coordenador Técnico da Formação.

Eu bem queria levar a minha decisão avante, mas o apelo ao coração, feito pelo António Santos e pelo Eduardo Ferreira, acabou por me manter na modalidade e no Clube que adoro.
Pelo que aproveito para agradecer a confiança e reconhecimento que depositaram em mim ao endereçarem-me este convite e espero retribuir de igual forma aos jovens treinadores do nosso Departamento, oferecendo-lhe o melhor de mim, a minha experiência e os meus ideais.

Como foi a sua adaptação a este cargo? As saudades do banco já foram ultrapassadas?
A adaptação é comparável ao processo de formação, ou seja, eu próprio estou a ajustar-me a uma nova realidade, até porque ser Treinador é ser prático e ser Coordenador é trabalhar para proporcionar a prática.
No entanto, posso dizer com toda a certeza que estou a adorar o novo cargo, primeiro porque posso continuar ligado ao Andebol do Boavista e segundo, porque posso com a minha experiência e vivência torna mais fácil e encaminhar os outros treinadores para um objectivo comum que é a formação de valores.
Quero também dizer que a minha formação será continua, até porque estamos sempre a aprender e o facto de me relacionar com vários treinadores e de diferentes idades, nos obrigam a perceber todas as dinâmicas e necessidades.

Quanto às saudades do Banco… essas vão estar sempre presente, apesar de saber que esse papel está bem entregue e representado em todos os nossos Treinadores.
Mas, na verdade tenho de admitir que ainda me custa muito, até porque terminei a minha carreira, não por me sentir ultrapassado ou desnecessário, mas pelas razões certas e familiares.

Tenho saudades da proximidade, do sorrir, do olhar seriamente, do ajudar, de ler e tomar decisões técnico-tácticas, mas acima de tudo do contacto próximo e convivência desportiva e humana que o dia-a-.dia do treinos nos dá junto dos jovens.
Por isso, respondendo à sua pergunta, nem estou adaptado nem ultrapassei as saudades, porque se isso acontecesse seria sinal que teria perdido todas as motivações que o Andebol me dá…



Falando de formação. Como está a formação axadrezada? Quantas equipas e quantos elementos?
Em termos de Formação, estamos no caminho certo.
Temos neste momento a base muito alargada, que nos permite trabalhar em quantidade e qualidade, temos neste momento, distribuídos por 4 escalões cerca de 80 jovens.

Posso dizer que voltamos a ter 1 equipa de Minis, o que já não acontecia há 2 épocas; temos duas equipas de Infantis a competirem na mesma prova, 2 equipas de Iniciados também em competição e 1 equipa de Juvenis.
Exceptuando a equipa de Minis, todas as outras competem para os apuramentos das Competições Nacionais, o que por si só nos diz muito do valor dos nossos jovens praticantes e da qualidade dos Treinadores que as dirigem.
È caso para dizer que a nossa Formação está bem viva, referenciada e que se recomenda…
  
A nível de objectivos de resultados, o que espera ser obtido esta época?
Antes de falar de resultados, vou falar de objectivos e se todos sabemos que no desporto os resultados são importantes, para mim continua a ser ainda mais importante o OBJECTIVO fundamental que é FORMAR JOGADORES…

Assim, o que que espero para esta época é poder proporcionar a todos os atletas e treinadores as condições ótimas para que estes possam desenvolver e o potenciar o seu trabalho, pois tenho a certeza que se conseguirmos trabalhar a excelência, os resultados naturalmente acontecerão e serão sempre do nosso agrado, pois serão o reflexo do trabalho desenvolvido.

Costumo sempre dizer que prefiro ver num jovem um FUTURO e EXCELENTE ATLETA ao alto nível do que ver um Campeão formatado que precocemente termina a sua acção Andebol.

Nunca nos podemos esquecer que a Formação tem as suas etapas próprias e elas têm de ser respeitadas, não nos serve de nada pensar nos resultados, se não desenvolvermos o nosso trabalho bem, porque queimar etapas, quase sempre dá maus resultados.

Pelo que posso dizer que estamos a trabalhar para formar, formar para ter jogadores e esses jogadores é que nos irão dar os resultados e espero que este somatório de factores nos dê muitas vitórias… 


Gostaria que fizesse uma análise pessoal a todas as equipas da formação, quer no aspecto positivo que no negativo.
Gostaria de falar da Formação de uma forma Global, até porque o Futuro do Andebol do Boavista passa por todos estes jovens…

No entanto e para que todos os Boavisteiros possam ter noção do trabalho que temos tido vou apresentar todas as nossas equipas da Formação:

MINIS – jovens dos 6 aos 10 anos
- Treinadores- Claudia Soares e Ivo Ribeiro
 Temos neste momento 12 Atletas, um número ainda curto para o que pretendemos e julgamos necessário, mas a verdade é que começamos a época com 4 atletas, pelo que tenho de parabenizar o trabalho e motivação que os Treinadores têm tido na manutenção e captação de atletas.

INFANTIS – jovens dos 10 aos 13 anos
- Treinadores – João Costa, João Soares, Fábio Santos e Joana Santos
Temos cerca de 30 Atletas distribuídos por duas equipas denominadas por “A” e “B”, a equipa “A” é a equipa onde juntamos os Atletas mais velhos e para já mais desenvoltos que irão tentar disputar todas as competições cimeiras.
A Equipa “B” é formada pelos atletas com menos tempo de Andebol e com os novos atletas que vão aparecendo e a composição desta equipa permite que todos eles tenham competição frequente e assim, consequentemente ser um factor de aceleração para a sua evolução.

INICIADOS – Jovens dos 13 aos 15 anos
- Treinadores – Tiago Carneiro e Jorge Pinto
Neste escalão aplicam-se também os mesmos princípios e números das duas equipas de Infantis, mas dá-se também o caso de a equipa “A” de Iniciados fornecer e reforçar a equipa de Juvenis

JUVENIS – Jovens dos 15 aos 17 anos
Treinador João Carmo
Equipa composta por cerca de 15 Atletas, que atingem neste escalão a sua explosão e especialização para o futuro como atletas.
Quase todos os Atletas deste escalão iniciaram a sua formação no nosso Clube

Assim, de uma forma geral gostaria de realçar o trabalho e empenho dos Treinadores e Atletas, que nos permite sonhar com um futuro risonho e de qualidade. Em tudo isto vejo aspectos positivos.

De negativo, tenho de admitir que não temos os tempos de treinos que desejaríamos e o facto de constantemente no escalão de JUVENIS vermos fugir os nossos melhores atletas para outros Clubes…



Quais as responsabilidades do cargo de Coordenador de formação?
As minhas responsabilidades são as mesmas de sempre, mas, acrescidas, pois já não tenho só uma equipa e seus atletas para dirigir, tenho agora 6 Equipas para gerir 9 Treinadores para apoiar, aconselhar e partilhar e tenho ainda 80 Atletas para LUTAR para que tenham as melhores condições possíveis para que possam crescer, desenvolver e potenciar as suas qualidades e com isso garantirem a manutenção e futuro do Andebol no nosso Boavista.

São responsabilidades que assumo com todo o gosto, prazer e como desafio, pois permitem-me concretizar o meu ideal que é FORMAR Homens e Atletas com princípios de igualdade e identidade e com isso tenhamos Homens e Atletas de Caracter que defendam as suas Causas e o seu Clube…

Entrevista de 

Manuel Pina Ferreira






Fotos do Blogue Boavista 3. a quem agradecemos

INICIATIVAS A MÉDIO PRAZO

Vamos iniciar um ciclo, em que apresentaremos no mínimo, uma entrevista de fundo por semana.
Esse ciclo, vai iniciar-se (hoje) com a apresentação de uma entrevista com Victor Nascimento, coordenador da formação do andebol.

Estão já previstas entrevistas a vários elementos dos diversos departamentos, mas já marcadas com Atletismo, Judo, Futebol Feminino, Voleibol e Desporto Adaptado.


Tentaremos, acompanhar os jogos (dentro das possibilidades profissionais possíveis) de várias modalidades e captar as opiniões dos intervenientes em antevisão aos jogos e posterior análise, para além da apresentação de uma crónica sobre os mesmos.

ACADEMIA DE FUTEBOL FEMININO DO BOAVISTA FC

Academia Panterinhas todas as quartas-feiras das 17h30 às 18h45 no Complexo Desportivo do Bessa.

ELAS ADORAM E TU? VEM EXPERIMENTAR. 4ª. LÁ ESTAMOS. SOMOS BOAVISTA FC.

FUTSAL - RESULTADOS DO FIM DE SEMANA



VOLEIBOL - RESULTADOS DO FIM DE SEMANA


FUTEBOL FEMININO - RESULTADOS DO FIM DE SEMANA



domingo, 16 de novembro de 2014

ANDEBOL - RESULTADOS DO FIM DE SEMANA



VOLEIBOL SENIORES - VIDEO DO JOGO DE HOJE






FUTSAL - PONTO DA SITUAÇÃO À 10ª JORNADA DO NACIONAL DE SENIORES

CLASSIFICAÇÃO


VOLEIBOL EM DIRECTO



CASTÊLO DA MAIA 2 - BOAVISTA FC 3
10/25,25/22,25/23, 22/25, 8/15

O Boavista venceu o Castêlo da Maia em jogo a contar para o Nacional da 1ª divisão, em jogo termniado há minutos e que acompanhos em directo

JUDO - BOAVISTA COM EXCELENTES RESULTADOS NO OPEN DE LISBOA

O Boavista tem excelente prestação, no Open de Lisboa, de Judo.


Gustavo Monteiro (+81kgs) sagrou-se  Campeão do Open  na categoria de Juvenis

Tiago Monteiro (-60kgs) ficou alcançou o  3º lugar - após 4 vitórias e 1 derrota – na mesma categoria de Juvenis


Carlos Carvalho, alcançou o 3º lugar na categoria de Cadetes, com 5 vitórias e 1 derrota!
  

Joana Baptista, alcançou o terceiro posto na tabela feminina na categoria de Cadetes, demonstrando ter ultrapassado a grave lesão sofrida no início do ano.



 Parabéns a todos os atletas e treinadores.

ATLETISMO - CARLA FARIA, VENCE PROVA DE CORTA-MATO

A atleta Boavisteira, Carla Faria, venceu a prova de corta-mato de abertura organizado pela Associação de Atletismo do Porto na categoria etária de Juvenis.
As espectativas para o futuro desportivo desta jovem e muito grande, dado o  potencial que demonstra.

Parabéns a Carla Faria e ao Departamento de Atletismo.

RESULTADOS DE SÁBADO


ANDEBOL
SENIORES
AA S. MAMEDE 25 – BOAVISTA FC 24
JUVENIS
GONDOMAR CULTURAL 27 – BOAVISTA FC 28
INFANTIS “B”
BOAVISTA FC 17 – ACADÉMICO FC 37


FUTSAL
SENIORES
RIO AVE 3 – BOAVISTA FC 4
JUVENIS
PÓVOA FUTSAL 4 – BOAVISTA FC 3
INFANTIS

BOAVISTA FC 1 – PÓVOA FUTSAL 0

VOLEIBOL
SENIORES
PORTO VOLEI 3 – BOAVISTA FC 0
JUNIORES
AAS MAMEDE 3 – BOAVISTA FC 0
JUVENIS
BOAVISTA FC 0 – SC BRAGA 3
CADETES
BOAVISTA FC 0 – CNS ROSÁRIO 3
INICIADAS
BOAVISTA FC 3 – AD PENAFIEL 0