
sábado, 19 de fevereiro de 2011
FUTSAL - AO TELEFONE COM JOÃO MARQUES

RESULTADOS DO SÁBADO DESPORTIVO
JUNIORES
ESC. ARREIGADA 1 - BOAVISTA FC 6
JUVENIS
BOAVISTA FC 4 - ADCR CAXINAS 1
ESCOLAS
BOAVISTA FC 4 . BIQUINHA 0
INICIADOS
GONDOMAR 2 -BOAVISTA FC 3
ANDEBOL
SENIORES
SC ESPINHO 28 - BOAVISTA FC 31
FUTEBOL (VETERANOS)
BOAVISTA FC 5 - FAFE 3
FUTSAL (JUVENIS) COM UM TÍTULO NA MÃO

Com um pavilhão esgotado – aqui também o nosso trabalho durante a semana foi importante – o marcador registava um empate a um golo ao intervalo.
Com esta vitória o Boavista aumenta para seis pontos a vantagem sobre o seu adversário de hoje (mais a diferença de golos em caso de empate na classificação final) a escassos quatro jogos do final da prova.
O Amadoras dá um conselho ao Departamento de futsal... ENCOMENDEM AS FAIXAS!
FUTSAL (JUVENIS) O JOGO DA ÉPOCA
ANDEBOL - JOGO COM O SC ESPINHO
FUTSAL - JUVENIS
o atleta Hugo Teixeira
"das dificuldades que o Caxinas nos pode provocar, conhecemos bem os seus movimentos e as suas referências mas também sabemos da nossa qualidade e do nosso valor tanto a nível individual como colectivo. Espero um jogo disputado durante os 50 minutos, onde a equipa que errar menos sairá vencedora."
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
BRUNO VALENTIM E A EVOLUÇÃO NA NOVA MODALIDADE

Muito melhor do que imaginava. Tinham-me dito que ia ter de esperar cerca de dois anos até conseguir os resultados que já atingi em cinco meses e meio de treino. Só que treinei intensamente e queimei algumas etapas.
Quantos atletas portugueses já aderiram ao tiro?
Tanto quanto sei nenhum. Aqui há uns quatro ou cinco anos alguém andou a “dar uns tiros”, mas deixaram de aparecer referências a esse facto. Porém, a Federação Portuguesa de Tiro está interessada em desenvolver a modalidade e já aderiu ao Comité Paralímpico de Portugal.
O que leva um Campeão de Boccia a deixar a “tranquilidade” de um mundo que conhece bem, pela aventura de escolher nova modalidade?
Antes de mais tudo tem um princípio e um fim. Se é certo que no Boccia ainda estava numa fase muito boa, até porque já tinha muita experiência, não aceitei que me impusessem quem muito bem queriam e nem sequer aceito que se tratem as pessoas deficientes como “paus-mandados”, portanto saí e não me arrependi nada. Depois, fazer coisas novas também é bom.

Finalmente correu-me bem. Já fiz bastantes treinos com pontuações acima do mínimo paralímpico e até tenho um recorde de 597 em 600. Porém, a inexperiência paga-se caro e as condições nas competições são muito diferentes em muitos aspectos. Assim, para trás estão três competições com resultados menos bons (mas de certo modo excelentes para o tempo que levo de treino), mas foram fundamentais para fazer erros e asneiras, que tinham de acontecer mais tarde ou mais cedo, e que espero não aconteçam nas competições realmente importantes. Portanto, na última competição já fiz 591 pontos e fiquei a três do mínimo paralímpico.
Anteriormente a esta mudança já tinha praticado tiro?
Não, mas minha história desportiva vem muito detrás.
Sabendo das dificuldades monetárias pelas novas despesas, que ia enfrentar, como ganhou “coragem” para as enfrentar sozinho? Já conseguiu algum patrocínio exclusivo?
Antes de mais, o maior problema era adquirir informação para começar a adquirir material. Se estivesse à espera que a iniciativa partisse de clubes de tiro ia ter de esperar muito tempo, se é que alguma vez iam desenvolver o tiro paralímpico.
Entretanto, a Drª Cristina Almeida (ex-Coordenadora das Amadoras do Boavista FC) não deixou de me ajudar a desenvolver este projecto, pelo que de certo modo, com tantos amigos do Boavista FC, nunca me senti nem estive sozinho.
Ainda não tem treinador oficialmente, porque razão?
Primeiro porque há muito poucos treinadores de tiro e segundo porque não há nenhum de tiro adaptado. É possível que venha a pagar as etapas que queimei na aprendizagem do tiro, pois não chega ler e treinar muito, mas considerando os meus objectivos e a experiência que já tive no boccia mais vale esperar que surja a pessoa certa. Depois, o meu auxiliar, o Marco Alves, é aluno da FADE e espero que venha a progredir para que seja ele o meu treinador. Enfim, cada coisa a seu tempo.
Qual a próxima competição em que vai participar?
Como já referi vou à Polónia (22-26 de Março) a uma Taça do Mundo, mas logo a seguir segue-se a Turquia (24-29 de Abril) e a Espanha (2-9 de Maio). Ou seja, tenho três competições para conseguir dois mínimos paralímpicos. Se falhar agora, o que espero não aconteça, as próximas serão nos EUA e na Austrália em Outubro e Novembro.
Seja lá como for, obrigado Dr. Eduardo Matos, Drª Cristina, Engºs Marques e Américo, e todos o amigos do Boavista FC.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
MAIS DE 225 VISITAS POR DIA...
MÉDIA DE VISITAS DIÁRIAS - 225
NÚMERO EXACTO DOS ÚLTIMOS 30 DIAS - 6.763
Vamos continuar a subir!
DOMINGO DE TAÇA



RITA FONTEMANHA, SELECIONADA PARA DOIS JOGOS


A técnica lusa chamou 20 jogadoras aos trabalhos da equipa quie prepara a sua participação no segundo torneio de qualificação para o Campeonato da Europa Itália 2011. A Equipa das Quinas vai jogar, entre os dias 31 de Março e 5 de Abril, diante da Croácia (país que acolhe o grupo 2), Inglaterra e Noruega. Clique aqui para consultar o calendário de jogos.
Eis a lista de convocadas:
A Unidos Estação
Boavista FC
California State Univ
CD Feirense
CD Nacional
CF Benfica
Clube Albergaria
Escola Futebol Feminino de Setúbal
Fundação D. Laura Santos de Moimenta da Serra
GD Apel
PSG
SL Benfica
S União 1º de Dezembro
University of Florida
VGA Sanit-Maur
Vilaverdense FC
FUTEBOL FEMININO - COMENTÁRIO DE CATARINA SOUSA
ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO BOAVISTA - GARANTIDA A CONTINUAÇÃO DE VIDA

FUTSAL - ESCOLINHAS DISPUTAM HOJE JOGO EM ATRASO
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
FUTSAL - JUVENIS
AGENDA DESPORTIVA
JOÃO MARQUES EM ENTREVISTA AO BLOG DO FUTSAL
FUTSAL DE FORMAÇÃO ESTABELECE PROTOCOLO COM SITE
CURIOSIDADES
ANDEBOL - MINIS EM IMAGENS
Chamam-lhes MINIS mas são enormes! Na entrega ao jogo, na alegria nas vitórias, no desgosto das derrotas... Tudo é vivido em ponto GRANDE!
O Boavista acabou o campeonato em 5º com os mesmos pontos do quarto classificado... mas nesta idade o importante são mesmo os jogadores, minis em nome ENORMES como atletas.
Fotos cedidas por Paulo Correia
FUTSAL (JUVENIS) JOÃO MARQUES

Tu fazias parte da equipa técnica campeã a época passada. O título nacional conquistado não “obriga”a ser campeão esta época?
Deixo já como ponto assente que a Direcção do departamento nunca nos exigiu o título, sabíamos que tínhamos uma herança bastante grande, porque vínhamos de um título nacional e sabíamos também que a base da equipa anterior tinha subido aos juniores. O único jogador que continuava como juvenil estava incluído na equipa sénior e que poucos jogos poderia fazer connosco.
Na época passada a cinco jogos do fim já eram campeões, este ano isso não acontece. Ao que se fica a dever esse facto? Os adversários são mais fortes ou o Boavista não tem a mesma valia?
Falando no Caxinas, que é o adversário que vamos defrontar no sábado e é o nosso adversário directo na luta pelo título, é uma equipa com um valor muito grande - no ano passado poderia, quando muito, haver uma equipa com valor idêntico. Mas também podemos dizer que a nossa equipa foi formada um pouco à pressa, se me permitem esta afirmação. Por exemplo, só por uma vez conseguimos levar doze jogadores para um jogo…não tínhamos jogadores para formar o plantel mínimo. Começamos o campeonato com apenas dez jogadores, posteriormente podemos ir buscar mais dois e acabamos por formar um plantel. Mesmo com estes condicionalismo e dificuldades, mantivemos sempre a nossa meta de pensar jogo a jogo e nunca traçar objectivos a longo prazo.
Não neste momento só somos os dois.
O Caxinas vai em segundo a três pontos, depois o terceiro vai a oito e o quarto já tem uma diferença de dez pontos, por isso a questão será entre nós e o caxinas.
Cinco jornadas.
Não o considero especial. Vão estar jogadores de ambos lados, uma bola e duas balizas e cinquenta minutos para jogar. Os nossos jogadores sabem bem o que têm que fazer, que é o mesmo que têm feito até aqui.
Mas se o Boavista se vencer, garante quase o título…
Sim se vencermos ficamos com seis pontos de vantagem, isso é um facto, mas ainda teremos quatro boas equipas pela frente que nos podem tirar pontos, mas sabemos que com esta vantagem dificilmente o título nos fugirá.
Foi a única derrota que tivemos, perdemos o jogo no último segundo. Estivemos a ganhar por um a zero, mas eles viraram para dois a um e nós conseguimos na conversão de uma grande penalidade empatar, mas no final eles marcaram, numa falha individual nossa, que já a resolvemos com os treinos e trabalho.
Confesso que não li, mas sei que existem umas afirmações graves na net dos dirigentes do Caxinas que podem incendiar o jogo. O que achas sobre isso?
Isso passa-nos ao lado a única coisa que queremos falar, é de futsal.
É verdade. Mas nós não estamos aqui para alimentar quezílias, isso são guerras de outras pessoas, de outros treinadores que nós não queremos, nem alimentamos.
Os resultados tem sido apertados, fruto da qualidade que os nossos jogadores têm, porque consideramos que o rigor defensivo é a base de um bom jogo. A equipa preocupa-se com esse aspecto, não arriscar tanto como faziam e perder uma bola, tentando controlar a mesma e jogar bem, jogando bom futsal.
Tenho conhecimento que o jogo está a criar grande entusiasmo entre os adeptos. Isso é bom! Os jogadores gostam de ter o apoio dos adeptos, coisa que não aconteceu no decorrer deste ano. Chegamos a pensar que só nós acreditávamos que era possível chegar até esta posição, sentimo-nos bastante esquecidos, mas nunca esmorecemos.
Vamos fazer as pazes no sábado?
Já que estamos aqui, com o apoio deles e todos juntos vamos conseguir ir mais aém.
CURIOSIDADES
PARA MEDITAR... E SOLUCIONAR, ENQUANTO HÁ TEMPO
DESPORTIVAMENTE... FALANDO
FUTSAL JUVENIS - ENTREVISTA COM EMANUEL JOÃO
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
FUTSAL - JUVENIS EM SEMANA DECISIVA
ANDEBOL - INFANTIS EM IMAGENS
São os miúdos de hoje os homens do amanhã... Quantos campeões? Todos porque quem joga como jogam, têm que ser campeões!
Fotos cedidos por Paulo Correia