quinta-feira, 18 de abril de 2013

ACADEMIA DE FUTSAL - AS OPINIÕES DOS TÉCNICOS APÓS O PRIMEIRO TREINO.


Terminado o treino escutamos, em conjunto, os dois treinadores responsáveis pelos jovens alunos, João Marques e Nuno Guimarães.

Qual a vossa opinião sobre estes primeiros contactos, com os jovens?
João Marques – Foi positivo, ver que no primeiro dia de arranque, conseguimos ter um número superior ao que considerávamos como mínimo. Isso foi um bom ponto de partida. A nível de qualidade e temos que realçar que estamos a falar de alguns deles, de atletas com quatro anos, que têm ainda que aprender muito de futsal o que é natural e era por nós esperado. Vamos trabalhar desde a base, para dentro de algum tempo, alimentarmos a nossa formação, com esta Academia.

As funções de treinadores vão ser divididas conforme as inscrições nas turmas?
Nuno Guimarães - Isso é o que está previsto, mas numa primeira fase o importante é que eles criem laços de amizade e solidariedade entre eles. Este ponto, é para nós, neste momento, mais importante que a aprendizagem de futsal. Futuramente, com os treinos e com conteúdos definidos, vamos agrupar em três grupos, que são os traquinas, os Benjamins e os Infantis. Quanto ao treino, propriamente dito, a impressão que fiquei que os miúdos gostaram e para a semana cá estaremos para levar este projecto para diante.

Quanto ao número de presenças?
NG – Foi uma boa surpresa, termos tido tantos alunos no primeiro dia. Espero que as surpresas continuem e que o número continue a aumentar. É preciso saber que muitos destes miúdos estão a ter o primeiro contacto, não só com o futsal mas até mesmo com uma bola.

As esperanças deles são sempre muito grandes, muito sonham ser o Cristiano Ronaldo etc… estais preparados para esse facto?
JM - Sim, é claro que estamos. Por essa razão é que apostamos no início por tentar criar laços de amizade entre eles, para construir um grupo unido como se fossemos uma equipa de competição. Queremos que os miúdos se dêem bem, que é a base do sucesso do projecto e neste momento é muito importante. Depois de atingir esta parte, vamos iniciar a aprendizagem do jogo em si, aprenderem a fazer um passe, saber fazer uma recepção, saber ocupar espaços, etc… coisas básicas que são necessárias aprender numa academia.

Nestas idades, é difícil arranjar quem queira ir para a baliza?
NG – Vínhamos a contar com isso, mas uma vez mais fomos surpreendidos. Neste primeiro treino, apareceu um miúdo preparadíssimo, que até luvas trouxe para ir para a baliza. Esperamos que venham mais porque não estamos aqui para formar jogadores  de campo, mas também guarda redes.