sexta-feira, 2 de julho de 2010

AS AMADORAS - ANÁLISE AO ANDEBOL

ANTÓNIO SANTOS
O DIRECTOR DO DEPARTAMENTO

A filosofia deste departamento consiste em “fazer andebolistas” e depois tentar alcançar feitos desportivos com os jovens que transformou em atletas.

Esta opção (que aplaudimos) é inversa às grandes escolas de andebol que procuram atletas – não dando oportunidades a todos os jovens.
No andebol do Boavista, qualquer jovem é aceite desde que queira praticar a modalidade e posteriormente será trabalhado e dará ou não andebolista, sendo sempre sua a responsabilidade do resultado final obtido.

Tudo se resume á frase que o Director do departamento defende “aqui ninguém é excluído, seja magro ou gordo, seja alto ou baixo” é a verdadeira essência da Utilidade Pública Desportiva, ao serviço dos jovens!

JUVENIS

A ÉPOCA
Foi uma época doce e amarga na vertente desportiva, mas claramente marcada pelo desaparecimento do Nosso Chico. Nunca será possível falar desta época sem recordar este acontecimento.
A nível desportivo as equipas dividiram-se em duas realidades. Duas claramente prejudicadas pela sua idade e duas altamente competitivas. No primeiro grupo estão os escalões de Juvenis e Iniciados, no segundo grupo os Juniores e os Infantis.

Vamos por escalões:
INFANTIS
Realizaram uma época Brilhante!
Conquistaram o título Regional e passaram para a fase Nacional, na qual ultrapassaram a primeira fase em segundo lugar, ganhando o direito a disputar a fase intermédia da prova.
Terminaram em 3º lugar o que significa que se classificaram ( a nível nacional) entre o 13º e o 18º lugar.
Simplesmente fantástico!
Os seus treinadores foram dois jogadores seniores, João Carmo e Ruben Moreira.


INICIADOS

JUVENIS E INCIADOS
Duas equipas em contra-ciclo natural, por causa das suas idades. Eram jogadores de primeiro ano a competir num campeonato novo e de primeira divisão nacional. O choque foi brutal e tempo necessário e indispensável de aprendizagem, cortou-lhes todas as hipóteses de permanência. No final da época começaram a apresentar resultados, mas sem tempo para evitarem a descida, mesmo assim no caso dos iniciados por diferença de golos.
Os treinadores, Vítor Nascimento e Henrique Santos, fizeram o que podiam e principalmente conseguiram fazer crescer mental e desportivamente os seus atletas.
Estas duas equipas são favoritas à subida ao primeiro escalão na próxima época, que termina a sua participação nos seus escalões… coontinuando o contra-ciclo!
São duas equipas da formação em formação!

JUNIORES
Fizeram a aposta na subida ao primeiro escalão desde o primeiro dia de trabalho. Não foi (não podia ser) fácil. Na primeiras fases classificou-se em segundo lugar, atrás do SC Espinho. Na fase final foi “empurrada" para fora da luta por dois senhores a que chamam árbitros, mas sobre a meta final mostraram o seu valor vencendo os dois jogos do Play-oof.
Foi uma equipa que ultrapassou barreiras decisivas (a vitória no Ismai, foi fundamental) e o fez quase sempre sozinha. No final viu-se envolvida em grande euforia e acompanhamento e essa foi uma das sua Vitórias mais conseguidas. Foram os jogadores que puxaram s adeptos e venceram!
Franquelim Cardoso foi o comandante deste grupo de Campeões!

Nota. Para verem pormenor as classificações de todas as equipas em todas as fases deve visitar o Blog do Palmarés do andebol, clicando em;
http://historial-andebolboavistafc.blogspot.com/
OU
Clicando sobre o troféu que se encontra à direita, a partir do qual pode visitar todas as modalidades