segunda-feira, 6 de abril de 2009

VOLEIBOL - ANA CUNHA A JOVEM "MISTER" DAS MINIS


A outra ... Ana


A Cunha "sisuda" transmitindo o seu conhecimento.

Ana Luísa Rebelo Cunha é a treinadora mais jovem do Voleibol axadrezado, acumulando estas funções com as de jogadora da equipa Júnior do Boavista. Divertida (antes dos treinos) sisuda durante os mesmos, fomos tentar saber quem é na realidade a treinadora das minis.
Que idade tem a mais jovem treinadora?
Tenho dezoito anos.
Para além de “mister” és jogadora…
Sim senhor! Sou júnior de segundo ano (com força para não ficarem dúvidasdo segundo ano!)
Treinar as minis mudou a tua personalidade?
Mudou completamente. Sei valorizar mais o que deve ser valorizado, tive que adaptar uma forma de me comportar com elas diferente conforme estou no treino ou na sua companhia como amiga. Elas obrigaram-me a criar outra Cunha. (sorrindo nervosa, querendo fugir à resposta)
E como jogadora?
Sim, neste momento eu sei que elas tentam seguir o exemplo da treinadora e por isso sinto-me mais observada quando qualquer uma está na bancada a ver os meus jogos.
Quem é a Ana Cunha. Aquela miúda sorridente e aberta antes dos treinos ou aquela sisuda nos treinos para quem nada está bem?
Sou as duas coisas. A brincalhona com as miúdas, gosto de estar com elas, fazem-me sentir bem, abstraio-me de tudo ao lado delas, mas também gosto de trabalhar e recolher alguns frutos da minha entrega. Estar a aturar meninas em idade difícil, é complicado e por isso, para que elas trabalhem, tenho que nos treinos ter uma cara de aborrecida para elas levarem o trabalho a sério, porque isto é um projecto de trabalho.
Mas já passas-te por essa idade…
Pois, por isso é que sei o que é! (resposta pronta e sisudaque é para não tentares confundir).
Sentes evolução nas miúdas?
Sim em todas elas. Quer as do ano anterior quer as que entraram este ano têm evoluído significativamente. Tenho orgulho disso.
A treinadora sabe disto…
Riu-se e… nada disse.
O Voleibol é uma paixão ou apareceu por acaso?
Apareceu por acaso, sinceramente. Eu frequentava o colégio Universal e nessa altura as modalidades extracurriculares para o feminino eram só Voleibol e como gosto de desporto entrei para o Voleibol. Passei a gostar e agora é a minha paixão! Mesmo paixão?
Paixão, mesmo paixão. (com sinceridade facilmente visível)
Continuas os estudos?
Continuo, neste momento estou a subir notas para tentar entrar no FCDEF no curso de desporto.
O que queres ser quando fores grande?
Quero ser muita coisa! (surpreendentemente rápida e desconcertante) Quero ser treinadora de Voleibol e continuar com este projecto, quero trabalhar com deficientes, ou seja, seguir o processo de reabilitação no desporto (!!! Esta Cunha não conhecíamos…).
Ambição pessoal muito rara…
Sim. Eu tenho muita paciência e gosto muito de ajudar…
Engasgou-se… emocionou-se e disparou como se justificando…
Amo o futuro! É isso, amo o futuro!

Fomos tentar descobrir a verdadeira Cunha e descobrimos que afinal… havia (ainda mais) outra!
O mundo não está tão perdido como dizemos, ainda existem as “Anas Cunhas”.
Parabéns pois, ao Mundo!