sexta-feira, 10 de abril de 2009

NATAÇÃO - CARLA LOUREIRO DANDO A CONHECER UM MUNDO QUASE DESCONHECIDO


Falar de natação no Boavista é quase sempre escutado como uma surpresa geral, tal é o grau de desconhecimento desta realidade no universo axadrezado.
Para o conhecer-mos melhor falamos um pouco com a Directora do Departamento a Dª Carla Loureiro.

Qual o ponto da situação da natação no cluube?
A Escola de Natação do BFC existe desde 2000 e mantêm o seu funcionamento basicamente nos mesmos moldes, isto é, com dois tipos de classes, classes dos alunos particulares BFC e classes de protocolos entre o BFC e instituições escolares. Actualmente só funcionam classes de crianças dos 3 aos 15 anos, mas já estiveram em funcionamento desde 2002 a 2006 classes de hidroginática e de natação para jovens, adultos e séniores.

Quantas pessoas fazem parte do grupo de trabalho?
A Escola de Natação é presentemente constituida por um grupo de 5 professores licenciados em educação física e desporto, especializados na área da Natação, e tem um universo de 145 alunos.

Que piscinas utilizam e quais os horários?
As piscinas utilizadas são as do complexo de Piscinas municipais "Eng. Armando Pimentel", na zona da pasteleira; os horários para alunos particulares do BFC são às segundas e quartas-feiras das 16:45 às 17:30 e das 17:30 às 18:15;
Os horários das classes com protocolos (colégios e Infantários) variam em função das necessidades das mesmas e da dsiponibilidade da piscina.(2ª a 6ª feira nos turnos da manhã e da tarde).

Quais as condiçoes para se fazer uma inscrição na modalidade?
Para efectuar inscrição em qualquer uma das classes de natação do BFC poderão dirigir-se à secretaria das actividades amadoras ou ginástica do BFC ou através do número 22 6071032.

Existe base ou limite de idade para a inscrição?
Actualmente, dadas as características das classes em funcionamento poderão inscrever-se todas as crianças dos 3 aos 15 anos de idade.

Toda o ensinamento visa somente a manutenção e ainiciação?
Não existem classes de competição, apesar de ser um sonho de sempre, por várias vezes tentado, no entanto não existem as condições físicas, materiais, e financeiras que permitam a existência da vertente competitiva na Escola de Natação do BFC

A natação no Boavista já viveu melhor ou mantem o mesmo nível?
A Escola de Natação do BFC, já passou por épocas desportivas bastante melhores, quer em número de alunos inscritos, quer em número de classes em funcionamento e consequentemente quer em finanças mais equilibradas, no entanto , presentemente, não vivemos numa das piores; temos conseguido nos últimos dois anos ter uma escola estável a vários níveis, o que se deve em muito a uma equipa de professores, profissionais competentes e dedicados, cujo trabalho se pauta por competência e excelência, e que têm dado continuidade ao projecto com o qual se comprometeram; e obviamente a uma gestão também rigorosa, presente, competente e dedicada de todos aqueles que contribuem para que o projecto se desenvolva.

Qual o sonho de uma professora/Directora de natação no Boavista?
Como Directora o sonho mantêm-se o mesmo desde o início da existência desta escola de Natação, ter uma piscina própria do clube, com apoio de serviços de transportes próprios, que nos permitisse crescer e evoluir, dar aos nossos alunos as mesmas aulas de excelência que têm vindo a ter, mas em "nossa casa" nas nossas instalações, com maior variedade de oferta de modalidades aquáticas, com outras valências, com gestão própria e que assim permitisse evoluir para a natação de competição, permitindo alargar os horizontes e os objectivos e perspectivas futuras dos nossos alunos.
Todos os professores que constituem aequipa de trabalho da escola de Natação do BFC, trabalham com a esperança de melhores dias e cumprem as suas funções com dedicação,e muita competência.

O que acha necessário fazer para que alguns "incrédulos" acreditem que o Boavista tem na natação?
A divulgação da existência desta modalidade no clube é por si só um passo importante, não existindo piscina dificilmente os sócios e simpatizantes idealizarão que existe em funcionamento uma Escola de Natação. Divulgar também o sítio onde essas mesmas aulas se realizam, e convidar todos os que queiram a irem assistir às nossas aulas.Convidar todas as instituições escolares e sociais da cidade do Porto e arredores a idealizarem estabelecer protocolos com a nossa escola, a contactarem os nossos serviços e conhecerem as condições que a Escola de Natação oferece.

Escola desconhecida (por agora) mas competente...
A Escola de Natação do BFC é uma escola credível e séria, com excelentes profissionais a leccionar, os alunos aprendem efectivamente a nadar, num clima agradável, rigoroso, mas também divertido e acolhedor.