quinta-feira, 9 de abril de 2009

KARATÉ - O MESTRE EM ENTREVISTA "ligeira"

O mestre do Karaté do Boavista concedeu-nos uma pequena entrevista que tentamos fosse diferente... mais ligeira.
Vejamos então como o mestre Raul Bizarro se defendeu das "golpadas" que com que atacamos.

Porquê essa paixão pelo Karaté?
As paixões não se explicam. São emoção e não razão. Realmente as modalidades de combate, e particularmente o Karate, têm sido uma paixão ao longo da minha vida e apenas posso acrescentar que ainda me sinto profundamente apaixonado.
Se não pretende "partir" nada... como utiliza o que aprende?
Embora sendo modalidade de combate, o Karate é uma modalidade como outra qualquer. O que aprendemos é para aplicar no treino, é para melhorarmos e nos superarmos a nós mesmos.

Qual o ponto da situação da modalidade no Boavista?
Dado o longo tempo de existência, passamos por várias flutuações, tendo atingido o nosso “pico” entre os anos de 2003 a 2005. Após a quebra elevada do número de praticantes, provocada pela alteração das instalações do clube em 2004, temos vindo a tentar retomar lentamente um número de atletas mais elevado e que permita voltar a ter resultados desportivos como outrora. Assim sendo, temos apostado essencialmente nos escalões Iniciados e Juvenis, que lançamos esta época na competição.

Há quanto tempo está ao serviço do Clube?
Sou treinador no Boavista há 22 anos, desde o arranque da modalidade neste clube.

Quantos alunos tem no momento?
Estamos com cerca de 25 alunos. O número é bem distante dos 70 de outros tempos, mas as interrupções provocadas pela demolição dos ginásios do Pavilhão Acácio Lello ainda hoje não foram recuperadas.

Qual o máximo de alunos que pode ter na sua turma?
Nas actuais condições, é possível ter grupos de 15 a 30 alunos, dependendo da idade e nível técnico dos mesmos.

O que é necessário para uma pessoa se inscrever no Karaté do Boavista?
Para começarem a praticar qualquer actividade física, devem sempre consultar o seu médico para confirmar que se encontram em condições de saúde adequadas. Depois, devem inscrever-se na secretaria da Secção de Ginástica. O equipamento desportivo que devem levar é um “karategi” (fato de Karate).

Qual a idade ideal para começar?
O ideal deve ser entre os 6 e os 8 anos de idade. No entanto, é possível começar mais tardiamente e mesmo assim vir a obter um bom nível técnico.

Uma pessoa "normal" pode começar a aprender a modalidade até que idade?
Em qualquer idade é possível iniciar, embora idades mais avançadas comportem naturais condicionamentos físicos.
Depois desta última resposta... o melhor é eu desistir da ideia, mas os mais jovens corram para os ginásios do Bessa que estão muito a tempo.