sábado, 25 de junho de 2016

BILHAR (POOL PORTUGUÊS) - CRÓNICA DE UMA VITÓRIA POR UMA EQUIPA, QUE NUNCA BAIXOU OS BRAÇOS

Foi uma experiência inédita a que vivemos, este dia, num mundo diferente do desporto. Concentração, rigor, esperança e (até) fé, tudo se viveu neste jogo de Bilhar. 

Começamos algo distantes, ficamos algo cansados e de repente estamos envolvidos por um ambiente, do qual não nos queremos separar e vemo-nos a fazer figas, para comandar uma bola no pano, queremos soprar, para que outra pare...
Só vivido!


O dia começou com o jogo que muitos, senão todos, consideravam decisivo. O Boavista/Sporting. Assim, pensavam os Leões, que utilizaram o menor número de atletas possíveis, apostando nos seus ases de trunfo.

Após o primeiro par de partidas, o resultado era o empate a um. Mas nas partidas seguintes o Sporting conseguiu a vantagem de 4 a 1. Reagiu o Boavista até aos 3  a 4, mas os Leões viriam a impor-se e atingir os 8 a 6.

O melhor resultado possível, para os axadrezados, nesta partida passou a ser o empate. O Boavista, lutou e esse resultado esteve iminente, mas dois pormenores… deixaram uma bola na mesa e na outra mesa, nem uma ficou, mas o Sporting venceu o jogo com um resultado mentiroso de 9 a 6.


O Sporting venceu facilmente o segundo jogo por 9 a 1 e todos pensaram que os pior estava feito, para o lado dos lisboetas. No outro encontro a equipa AIESEC de Coimbra vencia também categoricamente.

Seguiu-se o almoço e durante o mesmo, os atletas do Boavista iam surpreendentemente fazendo contas…

E a tarde viria ser empolgante.


Enquanto o Boavista, não teve dificuldade em vencer o seu jogo com a equipa da casa, por concludentes 9 a 2, o Sporting, sentia dificuldades com a equipa de Coimbra e ia dando sinais de não conseguir evitar a derrota, chegando a estar em desvantagem por 4 a 8.

Os Boavisteiros, pegaram na "máquina de calcular" e começaram a “puxar” pelo Sporting. 
Porquê? Perguntamos.
Porque era de interesse que o Sporting perdesse… mas ganhando pelo menos seis partidas (como nos tinha vencido). 

Os panteras, já faziam contas aos “pontos de vantagem” para o desempate. Era a aposta axadrezada. 
O Sporting reagiu e até demais! Passou os 7 e jogou a negra para empatar. 

De máquinas na mão (confesso que até eu já as tinha) começamos a “torcer” para o Sporting…parar!
E parou, perdendo por 7 a 9.

Tudo passava para a mão do Boavista! Mas o adversário era a equipa que tinha derrotado o Sporting…

Foi um jogo intenso!
Começou o Boavista, vencendo na tacada de saída o atleta Coimbrão nem tocou nas bolas, mas na mesa ao lado o AEISEC vencia. Primeiro par e empate a um. 
No segundo par, o Boavista alcança uma vitória mas o adversário empata. No terceiro par, são os Coimbrãos que vencem e o Boavista que repõe a igualdade. O que se repete no quarto par.

Com este panorama, a perspectiva era enorme e a “sala estava presa ao jogo”. Era um jogo de campeões que os atletas axadrezados cilindraram vencendo todas as restantes partidas e terminaram o jogo com o “impensável” 9 a 4.

As máquinas foram substituídas por folhas depapel, dado que nas mesas ao lado o Sporting somava nova derrota e assim, ao Boavista bastava vencer o último jogo, pois o desempate seria unicamente com a equipa de Coimbra.

Se só precisamos de vencer…vamos vencer!

E o Boavista acabou com as dúvidas, “goleando” por 9 a 1.

Saindo para o almoço em último, o Boavista regressa a casa, em primeiro, garantindo o apuramento para lutar pelo título nacional.

Poderá parecer, uma crónica demasiado emotiva, mas acreditem, nenhum dos leitores teria tido outra sensação!
O Bilhar (Pool Português) a fazer saltar de emoção?
Nem, nós sabíamos!


Presentes no salão (excelentes instalações) os Directores Comerciais das Amadoras do Boavista, acto, que muito “tocou” os nossos atletas.