terça-feira, 28 de junho de 2016

BOXE - RAFAEL TROCOU O FUTEBOL PELO BOXE

O BOXE MUDOU A MINHA VIDA

Encontramos, Rafael Vilas Boas, um jovem pugilista do Boavista a treinar intensamente, numa manhã de treino na Academia do Bessa.

Que idade tens e há quanto tempo praticas boxe?

Tenho dezoito anos e estou no boxe, há cerca de ano e meio.

Qual o escalão etário a que pertences?

Passei este ano para sénior.

Já tiveste algum combate oficial?

Sim, realizei um combate que ganhei, embora tenha dado match nulo por causa do peso.

Lembro-me desse caso… quem tinha peso a mais?

Era eu. Eu estava "certinho", mas comi uma hora antes das pesagens e acusei isso.

Havendo tanto rigor, e vocês que vivem no limite do peso, esse facto é para vós um tormento?

Nós estamos habituados a isso e temos que ter cuidado. Nesse dia, o que aconteceu foi que almocei e depois jantei e ultrapassei um pouco o peso. Mas vivemos bem com esse problema. Temos que nos controlar.

Como ingressas no boxe?

O meu tio sempre praticou boxe. Eu joguei futebol, mas a partir de certa altura perdi o interesse no futebol e comecei a experimentar o boxe. Neste momento, não consigo “ver” a minha vida fora do boxe. O boxe, mudou totalmente a minha vida.

Quantos treinos, fazes por semana?

No mínimo três, às segundas, quartas e sextas, com o Mister Caldas. Às terças e quintas, independente das aulas venho sempre treinar, com mais alguma liberdade técnica.

Um dos teus colegas disse-me numa entrevista que cada atleta tem o seu estilo, mas que o Carlos Caldas o vai moldando Tens um estilo próprio, ou estás a assimilar tudo o que o Caldas indica?

Reconheço que comecei praticamente do zero, mas tenho evoluído muito com os ensinamentos do Senhor Caldas. Tudo que sei, até hoje, tenho que agradecer ao “mister”.

O Rafael, que eras anteriormente, mudou alguma coisa com o boxe?


A minha vida mudou completamente. Comecei a ter mais disciplina, comecei a pensar de outra maneira. Quando treino, a minha vida desaparece totalmente e só penso nisto. Por isso, posso dizer que sem o boxe, andava um pouco perdido.