segunda-feira, 16 de novembro de 2015

VOLEIBOL - A PARTE NEGATIVA DO JOGO COM O PEL

O ambiente, na bancada do pavilhão da escola Pedro Eanes Lobato, na Amora, foi estranho, anormal no voleibol – nunca tinha presenciado, tal postura na modalidade – mais parecendo um jogo de futebol, realizado nos subúrbios de qualquer aldeia.

Sempre me habituei a assistir ao público (da casa) apoiar as suas atletas. Aplaudindo, incentivando, mas guardar silencio quando se realiza o serviço e se efectuam as jogadas.

Ontem, tal não aconteceu!

Sempre que o Boavista, tinha o serviço, o barulho era ensurdecedor. Com o passar do tempo, as “coisas foram, lamentando, evoluindo”. As nossas atletas Bia e Bu, passaram a ser alvo de ataques racistas ( logo numa localidade com número enorme de população de origem africana). Até indivíduos (não pessoas) de idade avançada, gritavam quando a Bia ou BU serviam ou falhavam…OBRIGADO PRETA!

Lamentável, comportamento que levou a Bu quase ao desespero, mesmo depois do jogo terminado.

Dentro do campo, as atletas do PEL (salvo as poucas excpeções, a quem apresentamos desculpas) usaram as mesmas palavras e mais ofensas!

Um jogo de voleibol feminino a roçar o pior que se pode ver nos campos de futebol.

Nota pessoal - Defendo, que não devemos trazer para o desporto, nem ódios, nem falta de respeito. Não defendemos uma acção de vingança! Somos um clube de justiça! Então saibamos retribuir, na segunda volta o que nos fizeram ontem. Quem nos rebe bem, deve ser bem recebido!

Quem nos respeito deve ser respeitado!
Quem não o faz deve ser tratado em pé de igualdade!
Trata-se de justiça!

No encontro, devermos retribuir o que ontem aconteceu.
Sem agressões, que não as houve. Mas com barulho ensurdecedor quando as “meninas” de PEL forem servir!
Ontem, tive oportunidade de lhes dizer “ se é assim, que jogam voleibol, será assim que irão jogar no Porto e garanto-vos meninas, que ireis "rezar" para sair o mais depressa do jogo que puderem!”

Tudo é lamentável, mas não pode ficar sem resposta nossa.
É uma questão de justiça!
É uma forma de formar desportistas!


Um abraço para a a Bia e para a Bu. Tenham muito orgulho em ser dessa cor. Vocês sois a raça mais forte! 
Quem vos quer magoar, não passam de uns cobardes frustrados em não ter a vossa cor.