terça-feira, 20 de novembro de 2012

MODALIDADE DA SEMANA (DDA) - O FC PORTO


O desporto adaptado no  FC Porto tem um lugar de destaque em todo o Clube, que faz que com que o Porto seja a maior força neste segmento desportivo, entre  as colectividades nacionais - não vocacionadas exclusivamente - no desporto adaptado.

Os portistas têm nos seus quadros dezenas de atletas distribuídos entre diversas modalidades. No futsal, estão inscritas mais quarenta atletas, formando duas equipas independentes, mas para além desta modalidade, o Porto tem equipas de Basquetebol, Atletismo, Ténis de mesa e Boccia (esta modalidade, treina e compete no Dragão Caixa). No total o FC Porto chega a ultrapassar a centena de atletas inscritos oficialmente. Uma força que muitos desconhecem.

A nossa análise, debruça-se exclusivamente pelo futsal e foi sobre essa modalidade que falamos com o Director máximo do Desporto Adaptado azul e branco, o Senhor Joaquim Dias.

Qual a sua posição nesta grande máquina do desporto adaptado portista?
Sou o Director de toda a secção, onde estou desde 1998, coordenando todas as actividades deste desporto dentro do clube.
Falemos exclusivamente do futsal.

Não considera que deveriam participar mais equipas neste campeonato?
Deveria ser um campeonato constituído com mais equipas, sem qualquer dúvida. Como sabe a organização da prova não é da competência das equipas, mas da Associação da Paralisia Cerebral (PCAND). Há muitos mais atletas e considero que a PCAND deveria mobilizar-se e estimular a prática do futebol e de outras actividades, o que não tem acontecido. Verifica-se que todos os anos desaparecem da competição atletas e não entram novos atletas na modalidade.

Que deve ser feito para alterar esse estado de coisas?
Na minha opinião, a associação deveria tomar iniciativas para estimular a prática desportiva neste sector do desporto, noutras áreas geográficas. Nós estamos concentrados aqui no Porto e temos só uma equipa de Lisboa. Eu recordo-me que já houve equipas de Leiria, de Coimbra, de Braga. Pergunto onde andam essas pessoas e esses clubes? Onde andam essas pessoas portadoras da Paralisia Cerebral? Eles existem é preciso procura-los!

Quais os objectivos do Porto nesta competição?
Os objectivos do FC Porto, nesta competição e em qualquer outra do desporto adaptado, são diferentes de outras equipas. Nós não vimos ca para ganhar o campeonato. Nós vimos cá para promover a integração plenas destes jovens. Quando ganham obviamente que ficam mais contentes, mas quando perdem não ficam infelizes, porque superam facilmente esse momento de derrota. Eles aprendem com a derrota, aprendem a resiliência, aprendem a ser mais fortes nas vicissitudes. Dizem que o desporto adaptado é um meio para promover um certo nível de vida, de lhe dar outros valores, outras formas de aprendizagem para no futuro se servirem delas no desenvolver da sua própria vivência e vida particular que é muito importante.

Esclareça um pormenor. O Porto tem outra equipa de futsal, qual a diferença entre as duas?
Na realidade temos possibilidade de formar várias equipas. Temos cerca de quinze atletas na categoria de Paralisia Cerebral e temos cerca de trinta jogadores na área da deficiência mental, por isso, só no futebol temos cerca de meia centena de atletas. Assim há equipas que competem na área de Paralisia cerebral e outras que compete na área de deficiência mental.

Depois de tantos anos neste sector, como se sente?
Sinto-me útil a coordenador um grande número de pessoas, entre dirigentes, treinadores, responsáveis pelo equipamento, etc… todos juntos formamos uma equipa de trabalho neste sector mais desconhecido do desporto, mas que me honra pertencer-lhe.

Entrevista realizada por Manuel Pina