terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PAINTBALL EM ESPANHA


Realizou-se no dia 6 e 7 de Fevereiro de 2010, em Madrid, a 1º etapa da Liga EXPL – Liga de Paintball Xball Espanhola.

A Liga de Paintball Xball Espanhola está dividida em duas divisões: divisão I e divisão II e as equipas inscritas nas divisões foram as seguintes:

Divisão I: Beiramar (Portugal)
Biohazard Mercury
Eternia
Madrid Nightmares
Triballs
Totana (Espanha)

Divisão II: 49-51 (Espanha)
AquaCantabria
Boavista (Portugal)
Chikara
Madrid no Mercy
Maniacs
Meco F3
Paintball Valencia GDG
XXL Team (Portugal)

A equipa do Boavista, na fase de grupos, enfrentou as seguintes equipas: 49-51, Paintball Valencia GDG, Meco F3 e por último XXL Team.

No primeiro jogo, o Boavista ganhou 3 a 2 à equipa 49-51. A equipa do Boavista começou a ganhar 1 a 0, com uma tremenda superioridade sobre a equipa adversária. No segundo jogo, novamente com grande superioridade, eliminou todos os jogadores da equipa adversária, e quando se preparava para marcar o ponto, foi surpreendido com uma penalização, que originou a derrota e o empate da partida. O que originou a penalização, foi o facto do marcador do jogador Rui Mendes estar acima do permitido, embora tive-se sido testado pelos árbitros minutos antes do início do jogo. A equipa ressentiu-se um pouco da penalização, perdendo o jogo seguinte. Com a desvantagem para anular, a experiência e qualidade da equipa do Boavista veio ao de cima empatando a partida a 2 a 2. No último e derradeiro jogo, marcou o ponto da vitória ganhando 3 pontos na classificação.

Segundo jogo do dia, contra a formação Paintball Valencia GDG, e novamente a vitória, com o resultado 3 a 1. Nesta partida, conseguindo impor o seu jogo, levou de vencido a formação espanhola, que nunca teve argumentos para discutir a vitória da partida. A equipa do Boavista somou mais 3 pontos.

O terceiro jogo do dia, contra a formação espanhola Meco F3, resultou na primeira derrota para a equipa do Boavista por 3 a 1. Neste jogo, a formação espanhola entrou com uma estratégia defensiva, criando muitas dificuldades à formação do Boavista, ganhando o primeiro jogo. O Boavista não baixou os braços, conseguindo empatar a partida a 1. Mantendo a mesma estratégia, a equipa espanhola ganhou o terceiro e quarto jogo, terminando o jogo 3 a 1. No final da partida, o sentimento que pairava nos jogadores do Boavista era de tremenda desilusão, mas o facto é que nunca conseguiram quebrar o jogo dos Meco F3, sendo justo o resultado da partida.

O quarto e último jogo da fase de grupos, era decisivo para atingir as meias finais, defrontando a formação portuguesa XXL Team. Apenas a vitória interessava ao Boavista, e desde o início da partida que se verificou a vontade de resolver rapidamente o jogo. O Boavista ganhou os dois primeiros jogos de uma forma clara e objectiva. A equipa XXL Team não baixou os braços, reduzindo a vantagem no terceiro jogo para 2 a 1. No quarto jogo, a equipa do Boavista fechou a partida com a marcação do 3 ponto.

Terminada a fase de grupos, as equipas que conseguiram o apuramento para a fase seguinte foram:
- AquaCantabria
- Chikara
- Meco F3
- Boavista

Após sorteio, os jogos das meias finais ditaram novamente o Boavista vs Meco F3 e AquaCantabria vs Chikara.

Motivados para demonstrar que a derrota na fase de grupos não espelhava o verdadeiro potencial da equipa, o Boavista entrou para dentro de campo para obter a passagem para a final. Primeiro jogo novamente muito equilibrado, em que a vitória pendeu para a formação espanhola. Com a desvantagem para anular, o Boavista apostou no ataque, pressionando a formação dos Meco F3, mas sem dar os frutos pretendidos. Nova derrota e o jogo 2 a 0 para a equipa espanhola. O terceiro jogo foi ganho novamente pela equipa espanhola, terminando a partida com o resultado de 3 a 0 sobre o Boavista. Quem assistiu à partida viu duas equipas diferentes, a turma espanhola com uma estratégia defensiva, bem posicionada e a formação portuguesa ao ataque mas surpreendida nos momentos decisivos.

Do outro confronto, a equipa AquaCantabria ganhou à formação Chikara, obtendo a passagem para a final.

O Boavista defrontou o Chikara para os 3 e 4 lugares, conseguindo a vitória por 3 a 0.
Na final, a formação dos AquaCantabria ganhou à formação dos Meco F3 por 3 a 1, obtendo a vitória na etapa.

Apesar de não ter atingido a vitória na etapa, o Boavista realizou um bom torneio, mostrando possuir uma formação forte e coesa para lutar pelos lugares cimeiros.

Classificações em: http://www.expl.es/clasificacion_div2.php

Agradecemos aos adeptos portugueses que nos acompanharam nesta jornada, o apoio deles fez-se sentir durante a prova.

A próxima etapa realiza-se no dia 24 e 25 de Abril, contamos com o vosso apoio.

Fonte: Nuno Pimenta (Paintball/Boavista FC)