sexta-feira, 3 de junho de 2016

GINÁSTICA RÍTMICA - BOAVISTA, ESTEVE PRESENTE NO TORNEIO DE CONJUNTOS DE SANTO TIRSO

Após o regresso do Luxemburgo, as atletas de Ginástica Rítmica, estiveram em ação no Torneio Nacional de Conjuntos de Santo Tirso, com resultados de diversos “sabores”, como nos explica, a técnica axadrezada, Amanda Batista, na sua análise global.

Como decorreu este Torneio de conjuntos?
Esta competição, foi realizada em Santo Tirso e analisar esta prova, custa-me, um pouco, porque os nossos resultados foram positivos e negativos.

Vamos por partes. Analise com a sua perspectiva de técnica.
Em Iniciadas, estiveram presentes sete conjuntos  e nós terminamos em… sétimo lugar. 
As meninas tiveram uma prestação, muito má. Pela apresentação que elas tiveram, considero o resultado justíssimo. 
De salientar que esta competição permitiu que víssemos os conjuntos que irão competir com elas nas provas oficiais e penso que se elas tivessem estado, como eu esperava, com uma boa apresentação teriam possibilidades de ter ficado no pódio.

Foi um dia mau, para as meninas Iniciadas…
Muito mau. Elas vão ter o Campeonato Distrital no dia dezoito e as coisas terão que ser muito diferentes. Tem que ser... não! Vão ser, diferentes!

Vamos a outros escalões?
Em Juvenis optamos por não participar, por considerar que não tínhamos condições para competir. Isto, é fácil explicar. Os conjuntos, são formados por cinco ginastas. Quando uma ou duas não pode estar presente nos treinos é muito difícil treinar e, aliás, nem se treina o conjunto. 
Nós temos seis ginastas e quando duas faltam é impossível competir.
Mas no distrital irão estar presentes?
Sim, vão estar presentes e esperamos que até lá treinem o suficiente para fazerem uma boa apresentação.

Outro escalão…
No escalão de Juniores, estiveram presentes seis conjuntos e nós… ficamos em primeiro lugar. As meninas apresentaram muito bem nas duas passagens.
Explique isso, de forma, a que os menos conhecedores entendam.
As equipas fazem duas representações e a nota final é uma média das duas apresentações. Muitas vezes, se faz uma excelente apresentação e a segunda não sendo tão boa – ou oposto – faz cair a nota e não se vence. 
As meninas do Boavista, fizeram duas excelentes apresentações e a média foi a melhor de todos os conjuntos.

Salvaram o fim-de-semana?
Exacto. E independentemente do resultado que foi excelente a apresentação delas foi muito boa, superando o que delas esperávamos.

Sobre as Infantis?
Estas meninas são muito novinhas e estão no seu início. Entre oito conjuntos as nossas meninas ficaram em sexto. 
Estas crianças começaram, este ano, a prática da ginástica, logo o nosso objectivo não é (para já) obter resultados, mas sim, que elas tenham o primeiro contacto com todo o processo competitivo, para que no próximo ano, evoluam para conseguirem resultados no futuro.


RESULTADOS
Conjunto Júnior - 1º lugar
Iniciadas - 7º lugar

Infantis - 6º lugar