sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

FUTEBOL FEMININO - A REALIDADE ACTUAL (ANÁLISE PESSOAL)

Durante o dia, que convivemos com a equipa principal de Futebol Feminino, na viagem a Lisboa para defrontar o Futebol Benfica, escutamos alguns comentários, a questões que colocamos, sobre a realidade da modalidade no nosso clube.

Sem registar a origem dos comentários, realizamos uma análise pessoal, que tentaremos passar aos adeptos axadrezados para (melhor) compreenderem, analisarem e avaliarem o momento das equipas femininas de nosso futebol.

Chamamos a atenção, para alguns pormenores que acabam por ser de enorme importância conjuntural.

- As equipas do Boavista Futebol Clube, são as mais jovens que competem nos seus campeonatos.

- A equipa de sub 13, disputa um campeonato, em que é a única equipa feminina concorrente, jogando contra equipa masculinas, que (algumas) podem ter uma ou duas meninas no seu plantel. Aqui se prova, a desigualdade que as nossas “meninas” enfrentem neste campeonato.

- As (duas) equipas a disputar o campeonato nacional de sub 19, apresentam, igualmente, uma média de idades que é mais baixa da competição.

- Houve a necessidade de dividir o plantel, deste escalão, em duas equipas (uma num protocolo com o Ramaldense) que é no entanto, parte integrante do Boavista Futebol Clube.

- Esta medida, teve por finalidade, assegurar a competição a todas as jovens axadrezadas, mas (todos reconhecem) enfraqueceu o poder competitivo das nossas equipas. Decidiu-se, e pensamos que muito bem, no futuro, em detrimento do presente!

- No escalão sénior, a situação é idêntica. O Boavista tem duas equipas.
Uma no campeonato nacional de Promoção, que mais não é que o Campeonato nacional da segunda divisão. Outra, no campeonato nacional da primeira divisão.

- A equipa, principal (nacional da 1ª divisão) é a equipa mais jovem de todas as equipas concorrentes nesta prova, tendo jogadoras com 16/17 anos e com uma média de idades (total) que não atinge os 21 anos.

Por consequência, o Boavista aposta no futuro! Mas essa aposta, no futuro, exige mais, que no momento o Departamento pode oferecer.

Analisemos os contras:

- Um dos problemas de maior gravidade e sobre o qual se apresentam mais lamentos, é sem dúvida, o dos horários de treinos. As nossas jovens só podem treinar a partir do final dos treinos da formação masculina, iniciando os treinos a pós as 21,30.

- A equipa sénior, treina (algumas vezes) no Inatel, que como é do conhecimento geral, um campo com terreno de terra batida.

- Faz falta, ( igualmente, ao futebol de formação masculina) um espaço condigno que possa ser utilizado em horários mais compatíveis com as necessidades das jovens, que são, na sua maior parte, estudantes.

- O campo, para se realizarem os jogos oficais, é outro problema. A equipa principal não pode jogar no campo de treino do Bessa, por falta de medidas regulamentares, tendo que disputar os seus jogos em diversos campos disponíveis. 
Para se avaliar melhor, bastará dizer que o Boavista chega a pagar o aluguer de um campo para realizar um jogo, a quantia de 200 euros!

Tudo isto, não invalida uma realidade.

O Boavista Futebol Clube é o clube que tem mais equipas de futebol feminino! No total tem 5 equipas!

A(o)s dirigentes actuais, não se rendem e apostam que o futuro será melhor, dando tempo ao tempo e mostrando toda a sua entrega ao projecto que visa fazer regressar o Clube ao seu passado glorioso na modalidade.

Estará na hora de nós (adeptos) entendermos melhor a realidade e as apoiarmos mais!


Análise de responsabilidade de

Manuel Pina Ferreira