domingo, 4 de outubro de 2015

TEODORO NETO, TREINADOR DAS JUNIORES DA AAS MAMEDE, FALA SOBRE VÁRIOS PONTOS

Continuando com as entrevistas aos técnicos das equipas presentes no torneio José Palmeira, registamos a opinião do treinador da equipa Júnior da Académica de São Mamede, Teodoro Neto.

O que considera de mais importante ao estar presente neste torneio?

É muito útil em todos os aspectos, porque é importante nesta fase, fazer consolidar no aspecto competitivo, algumas situações que temos trabalhado nos treinos. Ainda, para mais, este torneio é uma homenagem a uma pessoa que nos foi tão querida.

Conheceu bem o José Palmeira?

Conheci muito bem. Ando no volei há trinta anos e por isso, tive o prazer de conhecer muito bem o homem, que deu muito ao Voleibol.

Objectivos para a época?

Como se sabe, este ano, houve uma grande remodelação nas equipas, com muitas saídas das atletas, para nomeadamente,  AJM, o PortoVolei, que obriga a uma grande renovação nas equipas, algumas a renovar praticamente o plantel completo. 
Da minha equipa, do ano passado e das iniciais, saíram cinco atletas. Estamos a fazer uma fase de remodelação que não é fácil, mas está a correr bem. Vamos tentar apurar-nos para os oito primeiros e depois ver o que é que dá.

Não é frustrante para um treinador, ficar sem metade da equipa que está a formar?

As regras do jogo, para já, são assim. Nós temos que lutar contra elas, mas não há maneira. A federação, não tem como travar e as próprias atletas querem sair e nós, nada mais podemos fazer que as deixar sair.

Professor, hoje já ouvi opiniões contrárias sobre a formação. Uns defendem que deve haver um aspecto competitivo, outros o contrário. Qual a sua visão sobre a formação?

São as duas coisas. Formar, sim, mas vencendo também. A vitória é sempre importante na formação de qualquer atleta. Para as atletas verem que o trabalho feito na formação tem o seu objectivo competitivo. Nós trabalhamos para competir e a competição é para ganhar, não para passear. Fazendo as coisas bem, vamos ganhando mais vezes.

O senhor está há muitos anos na Académica?
Estou no meu sexto ano da Académica depois de ter estado vinte anos no Leixões.

Clubes de renome no Voleibol. Mas a Académica também é uma referência…

Sim. A Académica é uma filosofia diferente, a Académica é uma família de Voleibol.