sábado, 11 de junho de 2011

FUTSAL NOS AÇORES (STª MARIA) - ELÁDIO TERRA ANALISA

Eládio é  um jovem apaixonado pelo futsal - de edita um Blog  sobre a modalidade - natural de Stª Maria nos Açores que nos vai ajudar a conhecer melhor a realidade do Futsal Açores, numa viagem que posteriormente estenderemos a outras ilhas com a colaboração de outros amigos. Para já comecemos por Santa Maria
Que idade tem?
Chamo-me Eládio Terra e tenho 17 anos
Como nasceu essa paixão pelo Futsal?
A minha paixão pelo futsal já vem desde pequenino pois comecei a praticar a modalidade aos 6 anos devido a influência do meu tio que na altura era Dirigente do clube GD Gonçalo Velho e que me levou a jogos de futsal para ver e depois inscrever-me por esse mesmo clube.
Joga ou jogou futsal?
Sim, jogo futsal neste momento no Clube Desportivo "Os Marienses" mas talvez irei-me mudar para Aveiro.
Falemos do futsal açoriano. Na ilha de Stª Maria existe competição e entre quantos clubes?
Em Santa Maria existe 3 clubes: Clube Desportivo "Os Marienses" , Grupo Desportivo Gonçalo Velho e Grupo Desportivo São Pedro onde estes três clubes têm os escalões de Infantis, Iniciados, Júniores e Séniores. Existe três torneios na Ilha de Santa Maria: A Taça de Honra que é para iniciar a época, o Campeonato de Santa Maria onde o vencedor ganha o direito de ir ao Apuramento do Campeão da AF Ponta Delgada contra o Campeão de São Miguel e termina com a Taça de Santa Maria. 
Ainda existe mais uma taça mas só para os Infantis, que é a Taça Fernando Faria. De destacar ainda que o clube dominador tem sido o CD "Os Marienses" enquanto que o GD Gonçalo Velho também é a par dos Marienses as melhores equipas da Ilha. GD São Pedro são sempre aqueles jogadores que sabem que vão ficar no banco dos melhores e aproveitam estar neste clube.

Qual as ilhas que têm mais equipas e com mais competição?
As ilhas, com mais jogadores penso que são a Terceira e São Miguel. Com mais competição diria a Ilha de São Miguel pelo seu palmarés em Campeonatos Regionais e pelas participações nos Nacionais.
Quantos campeonatos existem nos Açores?
Bem, Santa Maria, São Miguel e Terceira têm o seu Campeonato de Ilha enquanto que as equipas da AF Horta têm participado juntamente com os Séniores (no caso do júniores que este ano participaram num campeonato junto com os séniores) e depois o vencedor de cada Campeonato ganha o direito a participar no Campeonato Regional para consagrar o Campeão dos Açores e respectiva participação na Taça Nacional. No caso de São Miguel e Santa Maria este jogam para o Apuramento do Campeão da AF Ponta Delgada e depois o vencedor irá ao Campeonato Regional.
Em Santa Maria existem quantos pavilhões?
Existem 3 pavilhões em Santa Maria mas só se pratica a modalidade em 1: Complexo Desportivo de Santa Maria.
Como vê a participação das equipas Açorianas nas competições nacionais?
Bem, para mim vejo com muito orgulho a representação dos Açores nos Nacionais. Nos escalões de formação é sempre bom ouvir que uma equipa açoriana está a fazer história ou que está na fase final da taça nacional. Este ano surpreendeu-me e muito o Posto Santo pois quem costumava a ir aos Nacionais eram equipas de São Miguel e nos Juvenis o Posto Santo surpreendeu.
O Capelense de São Miguel irá tentar fazer história frente ao Sporting. As Séniores Femininas conseguiram vencer pela primeira numa Taça Nacional. 
O Operário subiu há Primeira Divisão. Foi um grande ano para os Açores e vejo isto com muito orgulho e vejo um desenvolvimento do futsal açoriano a nível nacional e estão a levar a Região a um nível cada vez mais alto.
Como é possível pagarem as deslocações entre ilhas?
Quanto a isso , penso que os responsáveis são as respectivas associações pois quando fui a São Miguel para o apuramento do Campeão da AF Ponta Delgada, a respectiva Associação pagou.
Que perspectiva tem sobre a realidade do Futsal em Portugal?nos a passagem, alimentação e estadia.
O Futsal em Portugal está num grande nível. Nos escalões de formação vemos um excelente futsal a ser praticado onde se destacam sempre grandes jogadores e grande colectividade e que ao chegaram ao escalão superior poderão ter oportunidade de ir há Selecção. 
A nível do escalão superior, vemos que Portugal está num grande nível onde se podem destacar Benfica e Sporting com as suas participações na Uefa Futsal Cup a demonstarem que Portugal tem futsal em comparação a outros países e respectivas equipas. No geral, está num grande nível o Futsal Português