sábado, 24 de outubro de 2009

FUTSAL - MIGUEL VALENTE


DE JOGADORES DE RUA, VAMOS FAZER UMA EQUIPA GANHADORA DE FUTSAL


Miguel Valente regressou ao Boavista após uma curta ausência de uma época. É o treinador da equipa de infantis e pareceu-nos calmo, consciente do duro trabalho que tem pela frente mas também apaixonado pela formação dos seus pupilos.

Quantos jogadores tens que transitaram do ano passado?
Tenho dois.
Os restantes são das escolas ou vieram de outros clubes?
Vieram de fora e a maior parte nunca jogou futsal. Nessas condições tenho o Pedro, o Ivo, o David por exemplo. São jogadores sem escola de futsal que estão agora a aprender os primeiros passos, estou a ensiná-los as posições e outros pormenores da modalidade.
Mas tecnicamente vê-se que são evoluídos…
Sim têm muita técnica mas ainda nenhuma táctica. São jogadores de rua mas agora têm que aprender a disciplina táctica dentro do campo.
Consideras que num ano os consegues pôr a jogar futsal?
Temos muito trabalho pela frente mas eles são bons tecnicamente e acho que vou conseguir.
Qual o lugar a perseguir?
Esta equipa vai lutar para os primeiros lugares, aliás nem de outra forma podia ser. Tenho um cinco base que me garante uma sustentabilidade para o campeonato e estamos a trabalhar os restante cinco, para fazer o equilíbrio para utilizar no campeonato, porque vão haver lesões castigos e nós temos que gerir a equipa. Acho que vamos fazer uma boa época.
Tens a consciência de quem são os principais adversários candidatos ao título?
Penso que o Juventude de Gaia conjuntamente com o Alpendurada são os principais candidatos. Não quero dizer que não exista um out-sider, porque geralmente aparece sempre um, estou a lembrar-me do Santa Cruz e até do Escola Modelos, mas penso que nós iremos ter uma palavra a dizer neste campeonato.
Número e horas de treino, são o ideal?
Tenho dois dias (terça e quinta) com hora e meia por treino, que completa três horas, que foi o que eu pedi, estou satisfeito com esse tempo, foi o que eu pedi, não tenho nada a reclamar nesse aspecto. Treinamos às terças no CDUP e às quartas no Leonardo Coimbra.
Já tens jogadores a evoluir a nível de jogo ou ainda há muita resistência?
Tirando dois ou três jogadores que já estiveram comigo anteriormente a maioria está a aprender a essência do futsal, têm talento mas ainda estão a prender.
Os guarda-redes são do futebol ou futsal?
Tenho o Renato que veio do Cústoias do futsal que dá confiança à equipa e tenho o Dida que sendo um bom elemento é o primeiro ano que está no futsal.