terça-feira, 19 de maio de 2009

GINÁSTICA ARTISTICA - SUSANA BENIGNO NA PRIMEIRA PESSOA

A Campeã com as suas meninas

Mulher dedicada ao amor de uma vida (ginástica) é actualmente a prof. das mais jovens ginastas Boavisteiras. Futuras campeãs como a sua treinadora o foi.
Esta Treinadora surpreendeu-nos pela timidez a falar... nós, que a conhecemos como incapaz de estar parada, tivemos que nos socorrer de uma anterior entrevista dada ao Blog da ginástica (a quem agradecemos) para completar a nossa.
Susana Benigno não queria falar... mas nós fizemos uma "ginástica" e...

Antes de ser treinadora foi atleta e de nomeada. Ora conte lá um pouco sobre isso?
Comecei com 6 anos nesta modalidade no Futebol Clube do Porto. Aos 10 anos mudei para o Boavista e estou no Boavista desde então. Fiz ginástica artística de competição, dei vários títulos ao clube, ( pela extensão do seu corrículo, postaremos em separado) fui várias vezes campeã nacional e acabei a minha carreira como ginasta aos 20 anos.
Comecei como adjunta dum treinador que havia aqui no Boavista na altura e, entretanto, agora estou neste projecto de iniciar outra vez a ginástica de competição sozinha.

Já são muito anos no Boavista...
Muitos…. Como ginasta 10 anos e como treinadora 14 anos.

Quais as classes em que dá aulas no Clube?

Ginástica Artística Feminina de Competição
Ginástica Artística Pré-Competição
Ginástica Artística Feminina 2ª Divisão
Playgym
Preparação para o ensino superior

Quantas atletas tem a seu cargo?
No total de todas as classes 57 atletas.

O que é necessário para se inscrever nas suas aulas?
Depende das aulas que estamos a falar. Todas as classes têm características muito próprias e distintas. Mas podem contactar o departamento de Ginástica do Boavista, que serão elucidadas.

Para quem não conhece, em que é que consiste exactamente a ginástica artística?
A ginástica artística é constituída por quatro aparelhos, que são os saltos de cavalo, as paralelas assimétricas, a trave e o solo, em que as meninas executam determinados elementos nesses vários aparelhos.

Esta modalidade actualmente tem sido muito pouco divulgada. O que pensa que poderia ser feito para alterar essa situação?
Actualmente é pouco divulgada e penso que nunca será a mais divulgada, porque infelizmente no nosso país, não existe cultura gímnica. E embora o Boavista tenha tido muitos campeões nacionais, tenha tido atletas nos Jogos Olímpicos, tenha tido atletas em campeonatos da Europa e campeonatos do Mundo, isso para a comunicação social não é chamativo.
Porque infelizmente cá em Portugal só o futebol é que reina e, resultado, nós dependemos muito da comunicação social, só que a comunicação não está muito interessada em modalidades assim, como é a ginástica.