sexta-feira, 31 de março de 2017

ENTREVISTA COM ANA SANTOS, UMA JOVEM COM DOIS AMORES (CICLISMO E ATLETISMO)



DOIS AMORES, CICLISMO E ATLETISMO. UM ÚNICO VÍCIO...VENCER!
 
Ana Santos, é uma jovem com duas paixões desportivas. O ciclismo que herdou do pai e o atletismo que descobriu por acaso. Inscrita oficialmente no atletismo pelo Boavista Futebol Clube a jovem tem demonstrado ser um talento desta modalidade ao vencer várias provas logo no seu inicio de carreira.



Revistamo-la na véspera da sua estreia em provas de pista, concretamente na prova de 1.500 metros.

NR – nesta prova, a ana santos terminou em 6º lugar da geral, correndo com atletas de 18 anos de idade.

Como te chamas e que idade tens?

Chamo-me Ana Santos, tenho 14 anos e sou natural de Vila do Conde.

Onde estudas?

Na Escola Eng. Fernando Pinto Oliveira, em Leça da Palmeira.

Sabemos que tens duas paixões desportivas, o ciclismo e o atletismo. Como é que isso aconteceu?

Comecei a praticar ciclismo desde muito cedo influenciada pelo meu pai que é um apaixonado desta modalidade.

Com que idade te iniciaste no ciclismo?

Iniciei a prática de ciclismo com apenas 3 anos de idade.

E como é que te apaixonaste pelo atletismo?

Eu gosto muito de fazer exercício físico e há 2 anos, por brincadeira, participei no corta-mato distrital e… ganhei! O Sr. Baltazar viu a prova e no final veio ter comigo convidando-me a a iniciar a prática de atletismo no Boavista. Eu disse-lhe que não, porque corri apenas pelo prazer de correr, e a modalidade desportiva que já praticava era o ciclismo.

Como mudaste de ideias?

O ano passado resolvi de novo inscrever-me no corta-mato distrital e voltei a ganhar. Isso fez-me mudar de ideias e dizer ao meu pai que desejava também praticar atletismo e inscrever-me no Boavista. O meu pai falou com o Sr. Baltazar e federei-me como atleta do Clube. Iniciei-me assim a correr pelo Boavista e a fazer algumas provas começando a ganhar também o gosto pelo atletismo.
E assim passei a ser praticante de ciclismo e atletismo.

Embora pratiques 2 modalidades, sempre que vens ao atletismo tens o hábito de vencer. Que provas oficiais já venceste com a camisola do Boavista?

Na época passada, que foi a minha primeira época oficial, fui Campeã distrital, Campeã regional e Campeã da zona norte de corta-mato no escalão de Iniciadas.


Mais algum resultado significativo?

Esta época fiquei em segundo lugar na prova “zona norte”, fui Campeã distrital de corta-mato e estive presente no campeonato nacional terminando em 12º lugar. No corta-mato escolar competindo com atletas de escalões mais elevados obtive o 6º lugar da geral.

Quantos treinos fazes de atletismo por semana?

Normalmente faço um ou dois treinos específicos de atletismo por semana.

O que representa para ti competires em representação do Boavista F.C.?

É um grande orgulho, mas também uma grande responsabilidade. O Boavista é um grande clube e sinto isso sempre que tenho a sua camisola vestida o que me cria uma certa pressão.

O que sentem os teus amigos sobre ti?

Eles apoiam-me muito e acho que sentem um pouco de orgulho em mim.

No desporto escolar praticas  as duas modalidades?

Sim. No ciclismo corro sempre pela minha equipa “AEC Focus Team” de Vila do Conde e no atletismo corro em representação da minha escola, porque não é possível competir pelo Boavista no desporto escolar.