terça-feira, 8 de setembro de 2015

DDA - ENTREVISTA COM MIGUEL SOARES, SELECIONADOR NACIONAL DE TIRO

Miguel Soares, é o selecionador das equipas Nacionais  de tiro olimpico e paralímpico, de armas de ar comprimido ou de bala. Contactamo-lo para saber a sua opinião sobre a participação de Bruno Valentim na Taça do Mundo IPC, que vai disputar em Sidney.


O senhor é responsável pelo treino do Bruno Valentim. Como analisa o momento de forma do Bruno, com vista à participação na Taça do Mundo na Austrália?

Primeiro de tudo, o Bruno é atleta notável, muito treinável que permite com facilidade uma grande evolução, batendo records sucessivamente. Estamos a aplicar uma metodologia muito mais rápida do que seria normal, dado que o Bruno consegue responder três vezes mais rápido que os outros atletas.

Sempre foi sua característica, ser atleta aplicadíssimo. Continua assim?

Ele, nunca faz nada a meio termo. Ele, está sempre focadíssimo no trabalho que está a fazer. Eu, que também treino a equipa nacional, (atletas sem limitações) e trabalho três vezes mais lento que com o Bruno. Neste momento, o Bruno está ao nível dos melhores do mundo em R4 e R5.

Pode explicar os pormenores técnicos dessas categorias?
O Bruno, pratica Tiro IPC. O tiro R4 é na posição de pé e R5 é tiro na posição de deitado. Ambas, são modalidades Olímpicas.
O Bruno é mais forte na modalidade de R4, mas nos últimos dois meses, está a acontecer, o que eu esperava, com a explosão da técnica aplicada durante dois anos, o Bruno, está equiparado aos melhores do mundo. Ou seja, as marcas que ele conseguiu estão muito perto dos records do mundo.

Ontem senti-o mais que esperançado, muito confiante. É um dos favoritos para a Taça do Mundo em Sidney?

A aposta dele é confirmar já a participação nos jogos do Rio, para os quais já tem os mininos Olímpicos, mas precisa de conseguir, aquilo a que nós chamamos, a Slot Olímpica.

Que se tecnicamente, significa?


A Slot, é a quota que  confirma a participação Olímpica e é atribuída a atletas que atingiram marcas de pódio.  
O Bruno, já conseguiu os mínimos mas nunca teveum pódio. Já foi finalista em Londres mas não conseguiu ficar entre os três primeiros. 
Eu penso, que ele está preparado para conseguir alcançar esta quota, na participação da Taça do Mundo em Sidney. 

Estou convicto disso. Tudo no desporto é imprevisível, mas que tecnicamente está apto, disso tenho a consciência que sim. 
O Bruno, está com marcas e a nível dos melhores do mundo