segunda-feira, 18 de maio de 2015

FUTSAL (JUNIORES) - CRÓNICA DO JOGO COM O SEVER

CSC SEVER 5 – BOAVISTA FC 5
(marcha do marcador. 2/0, 2/1, 3/1,3/3, 4/3,4/4, 5/4 e 5/5)

Quando o Boavista percebeu o adversário que tinha pela frente… já perdia por dois golos! Reagiu, mas voltou a ter a mesma desvantagem. Os axadrezados foram surpreendidos e o não o deviam ter sido, porque estavam alertados para o facto, do poderio defensivo do Sever e pela velocidade de transições dos Beirões.
  

Não foi um jogo bem jogado. Foi discutido, palmo a palmo, em todo o terreno, com grande entrega de todos os atletas, mas a forma de jogar do Sever, nunca irá permitir que com "eles" se jogue, "aquilo" a que os técnicos mais rigorosos e defensores dos sistemas tácticos… chamam jogar Futsal.

Esperava-se que o Sever defendesse nos seus dez metros e partir rápido, para os contra-ataques. Tal não aconteceu, os beirões, jogaram sempre em dois/dois, marcando (não pressionando) marcando, repetimos, homem a homem em todo o terreno e transformando em corrida de sprint todas as posses de bola, que ganhavam nos erros do Boavista. 
Juntando a este sistema de jogo, o facto de aproveitarem cerca de setenta por cento das oportunidade… em golo.

Demorou muito o Boavista, a impor o seu jogo. Demorou cerca de trinta minutos. Até aí, limitou-se a “entrar” no jogo adversário e saber sofrer, procurando sempre a igualdade no marcador. Aos trinta minutos e com o jogo empatado, o Boavista, encostou finalmente o Sever na sua área e parecia que iria acabar por vencer. Mas uma perda de bola foi transformada em mais uma correria e em golo. O Boavista acabou por igualar a três minutos do final e… foi um mal menor.

Para os treinadores, que defendem os sistemas tácticos, esta equipa é uma “aberração táctica” mas a verdade é que estes jovens cumprem as regras, lutam por cada lance como se fosse a coisa mais importante do mundo e correm…correm e correm. 
Vão ser um sério adversário para a qualificação final. Apenas nos ficou uma dúvida, como reagirão na situação de desvantagem no jogo.

Boa arbitragem com uma situação curiosa. O árbitro exibiu por engano um cartão vermelho e após exibição corrigiu com o amarelo. Mostrando (e bem) que palavra de rei pode voltar a trás, desde que esteja certo. Só lhe ficou bem.