Texto principal

TERMINADA MAIS UMA ÉPOCA DESPORTIVA, DESEJAMOS A TODOS ATLETAS E SEUS FAMILIARES UMAS BOAS E MERECIDAS FÉRIAS, DA NOSSA PARTE CONTINUAREMOS O TRABALHO PREPARANDO A NOVA ÉPOCA DE 2019/2020. BOAS FÉRIAS


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

FUTSAL - RUI PEREIRA FAZ ANTEVISÃO DO JOGO COM O FUNDÃO

Em vésperas de mais um (grande) jogo escutamos a opinião do técnico axadrezado.

Os jogos entre Boavista e Fundão são sempre grandes jogos dignos de tripla, mas este sábado discute-se a luta pelo quinto lugar. Qual a perspectiva que tem para este jogo?

Os jogos entre o Boavista e o Fundão são tradicionalmente jogos muito equilibrados, apesar de normalmente existir um diferencial entre as equipas em termos de classificação e de objectivos. Normalmente o Fundão está melhor classificado e a lutar pelos melhores lugares da tabela e o Boavista não tão bem classificado e a lutar pela manutenção.

Esta temporada tudo está diferente, o Boavista está na frente do Fundão, acabará a jornada sempre na frente do Fundão qualquer que seja o resultado. Nesta jornada o Boavista manterá sempre o quinto lugar, o que está em jogo é se aumenta a vantagem, ou se pelo contrário esta se reduz. O nosso objectivo é terminar a jornada no quinto lugar mas com sete pontos de vantagem sobre o adversário.

A manutenção está assegurada o play off praticamente assegurado. Dentro deste contexto, o Boavista vai declaradamente lutar pelo quinto lugar?

Com a manutenção assegurada, apesar de ainda não matematicamente e com o Boavista muito bem posicionado para garantir o play off o objectivo não se altera, o Boavista vai lutar por somar o maior número de pontos para garantir o play off o mais bem classificado possível. Queremos garantir o play off, sabendo que ainda existem 21 pontos em disputa e esses pontos são suficientes para originar muitas alterações na classificação. Assim lutaremos para o melhor lugar, com a consciência que há equipas com outras responsabilidades e orçamentos, nomeadamente o Fundão e o Rio Ave, mas também com a responsabilidade de quem vai na frente, ganhou vantagem com todo o mérito e vai agora tentar manter essa vantagem ou até aumenta-la.

Pediram-lhe a manutenção e neste momento o Boavista pode atingir a melhor classificação de sempre. Como explica esta disparidade (positiva) entre o que lhe era pedido e os resultados?

A soma de todos os elementos do Grupo foi muito superior ao valor individual de cada um. A Direcção, as Equipas Técnicas e Médicas e os Jogadores têm vindo a realizar um trabalho fantástico que resultou nesta classificação actual. O trabalho foi efectuado de forma profissional, ao nível que trabalham as grandes equipas, procurando colocar o Grupo num patamar que possibilita ganhar ou pelo menos somar pontos contra qualquer um, quer em casa como fora, com a ambição de nos compararmos constantemente aos melhores. Procuramos estabelecer metas difíceis e logo que estas são ultrapassadas, procuramos outras ainda mais complicadas, sem medo de falhar e sem a necessidade de ser cuidadoso nessas metas. Não definimos objectivos curtos só para dizer que os cumprimos. Estabelecemos metas complicadas, mesmo que assim o risco de falhar seja muito maior.


Voltando ao jogo de sábado. Qual os pontos que considera mais forte no adversário e qual vai ser a postura do Boavista?

O Boavista joga em casa, onde tudo é ainda mais difícil para as restantes equipas. Vamos procurar mandar no jogo, procurar que o jogo tenha as características nas quais o Boavista é mais forte e lutar para que o Fundão não conduza o jogo para o que mais gosta. O adversário vai querer um jogo mais caracterizado pelos duelos individuais, um jogo com variações constantes das características do próprio jogo. Assim e dada a experiência dos seus jogadores, a capacidade de adaptação às variações do jogo e a qualidade individual do seu plantel, tirar vantagem.

O público axadrezado tem correspondido – em apoio e presença - à excelente época que estão a realizar?

Sim. O apoio tem sido fundamental para ajudar a equipa nos jogos em casa, nesses jogo temos vivido momentos muito importantes para o Grupo de grande alegria sempre em conjunto com o nosso público. É fantástico dar tantas alegrias aos adeptos, sentir que ficam orgulhosos com o nosso trabalho e que correspondem com um apoio enorme.

No que respeita aos sócios o apoio tem sido constante. No caso particular da claque, Os Panteras Negras, o apoio tem sido superior nos jogos com as ditas "equipas de camisola". Gostaria muito esse apoio aumentasse enormemente apesar de os nossos próximos jogos em casa até ao tão desejado play off, serem com o Fundão, Leões de Porto Salvo e Vila Verde, clubes sem grande nome ao nível do desporto nacional, mas muito fortes no Futsal, de modo a que assim o Futsal do Boavista possa voltar aos grandes momentos do play off no final da época e assim ser possível viver ainda maiores alegrias em conjunto com todos os Boavisteiros.


Entrevista de
Manuel Pina