domingo, 12 de maio de 2013

FUTSAL (JUNIORES) - O JOGO QUE EU VI


BOAVISTA FC 2 – PIRATAS DECREIXOMIL 2

Tenho forçosamente que começar esta crónica pelo facto que considero a razão de todo o desporto. Todos conhecem as rivalidades (muitas vezes doentias) entre os Boavisteiros e Vimaranenses e pessoalmente temia que tivesse repercussões neste jogo. Puro engano, este jogo, foi um exemplo de desportivismo, disputado entre duas equipas com aspirações na passagem à fase final, num clima de extrema correcção e respeito de todos para com todos. Mais que muito bonito, foi brilhante! Num dia em que encontrei pessoas que não via há anos, mas pessoas que nunca se esquecem… tinha que registar este facto, como início da crónica, porque isto sim, é o verdadeiro desporto. Parabéns a todos!

No respeitante ao jogo, ele foi equilibrado e igual desde o apito inicial ao fim. O técnico Vimaranense apostou num sistema defensivo, com saídas rapidíssimas e objectivas para o contra-ataque.
O Boavista teve mais de setenta por cento de posse de bola, porque os Piratas nunca a quiseram eu seu poder… jogando com paciência e rigor, nunca se desorientando e mais que isso, nunca se desesperando, o Boavista trabalhava cada lance na procura de espaços ou um buraco para meter a bola. 

Pensou-se que com o avançar do tempo as coisas se alterassem, esperavam os Piratas, que o Boavista entrasse em desespero e jogasse o tudo por tudo e por parte dos panteras, aguardava-se que os Vimaranenses cometessem erros e avançassem, num terreno.
Nada disso, aconteceu. Ambas as  equipas se respeitaram e tendo a consciência que este era apenas o primeiro jogo, mantiveram-se iguais até ao fim, aceitando – cada qual com a sua visão – o empate final.

O Boavista abriu o activo aos cinco minutos, vendo o adversário empatar na transformação de uma grande penalidade, para sermos mais rigorosos… na recarga após defesa de Fragata. O resultado ao intervalo, era de um empate a um golo. No segundo tempo, esse  resultado que se repetiu-se, tendo marcado primeiro os Piratas, empatando o Boavista depois de longos onze minutos de aposta e paciência na sua procura. O empate foi conseguido igualmente de grande penalidade.

Parecia um jogo de empates e pelo empate se ficou. Mesmo jogando com muito empenho e aposta na defesa os Vimaranenses criaram muitas oportunidades de golo, porque os seus contra ataques são objectivos e terminam sempre em remate. Também aqui se registou um empate, porque o Boavista criou igualmente, muitas oportunidades de golo.
Curiosamente num jogo com tantas oportunidades só se marcaram quatro golos. Mérito dos dois guarda-redes.
Ficou no ar a questão de como se portará os Piratas quando tiverem que assumir o jogo. Mas para já ontem assistiu-se a um excelente jogo de futsal, com rigor táctico e muito equilíbrio.

A arbitragem esteve ao nível do jogo, isto é, muito bem. Nada de dúvidas nas grandes penalidades e sempre com o jogo controlado.
Parabéns a todos os que disputaram este encontro, entre tripeiros e Vimaranenses, que provaram que o desporto, competição e respeito pode coexistir.