quarta-feira, 15 de maio de 2013

FUTSAL (JUNIORES) - JOÃO MARQUES ANTEVÊ JOGO DE NELAS




João Marques, treinador da equipa júnior. é um homem com a consciência plena das dificuldades, mas simultaneamente das ambições para a concretização da passagem à final four da Taça Nacional.
No final do treino de ontem, conversamos sobre a realidade e fizemos o ponto da situação.

Passados dois dias, como analisas – agora mais a frio – o jogo com os Piratas?
Foi um jogo, sobre o qual durante toda a semana, vim falando com os jogadores, lembrando a importância de o vencer porque íamos defrontar uma equipa que tem objectivos a passagem à fase seguinte, tal como as outras. O que é certo, é que apanhamos uma equipa que defendeu com um bloco muito baixo, tentando sair para o contra-ataque, o que não estávamos à espera.

Surpreendeu-te a forma de jogar dos Piratas?
Esperava sinceramente, uma equipa mais aberta, mais a jogar o jogo pelo jogo, que viesse não à espera de um empate, mas à procura de uma vitória. Infelizmente não conseguimos os três pontos em nossa casa, mas penso que temos qualidade suficiente para ir vencer a casa do adversário, no jogo da segunda volta. Vamos continuar a trabalha, nada está perdido e temos muitos jogos para dar a volta.

No Domingo, teremos o Nelas. O que esperas?
É uma equipa da qual não tenho mais conhecimento que não seja os resultados que obteve, o que é pouco para expor uma ideia sobre o seu valor. Neste momento, têm os três da vitória sobre o Fiães e por isso, estão à nossa frente e irão fazer tudo para conseguir um excelente resultado para manter as suas aspirações de passar à final four.

O Boavista está pronto para esse confronto?
A equipa está recuperada psicologicamente do resultado de Sábado, que todos queiramos vencer. Vamos a Nelas com todas as condições para lutar pelo resultado e vencer e conquistar os três pontos e encarreirar daqui para a frente e conquistar o primeiro lugar da série o mais cedo possível, que é o nosso objectivo.

Como se pode ver, vai ser uma serie difícil?
Vai ser difícil, mas desde os jogos da primeira fase que estamos habituados a jogos difíceis jogando sempre no risco, pelo que estes jogadores estão habituados a sofrer essa pressão. Tivemos uma fase distrital complicada, conseguindo o apuramento nas últimas jornadas e tivemos que lutar muito para conseguirmos os objectivos.

Na fase regular, a equipa chegou  a dar a ideia que jogava melhor fora que em casa. Concordas com essa ideia?
Considero que a equipa na fase distrital fez grandes jogos, quer em casa quer fora de casa. Se calhar em nossa casa as equipas vêem com a ideia de conquistar um empate e joga mais fechadas criando mais dificuldades, depois em casa deles, ambicionam vencer os três pontos e abrem-se mais um pouco permitindo-nos mais facilidades para impor o nosso jogo, mas em todas as situações, fizemos grandes jogos. Essencialmente o Boavista pretende sempre jogar futsal, o jogo pelo jogo, nunca praticámos anti jogo, nunca jogamos feio, tentamos sempre impor o nosso sistema e fio de jogo e identidade para conseguir os três pontos em cada jogo.