sábado, 16 de março de 2013

FUTSAL - ENTREVISTA COM ALBERTO MELO


Alberto Melo, concedeu-nos uma entrevista sobre o momento do futsal sénior, depois de ter sofrido uma derrota e antes de voltar (hoje) para as vitórias (como todos esperamos)

Depois de uma derrota, o Boavista recebe um adversário directo na luta pela subida. A equipa está pronta mentalmente para o regresso às vitórias?
Depois de uma derrota, todos nós queremos que o próximo jogo chegue rapidamente para tentar rectificar o que de menos bom fizemos . Temos consciência que não estivemos ao nosso nível , apesar de achar que o resultado é demasiado pesado para o que se passou dentro da quadra. No entanto, temos de dar os parabéns ao nosso adversário pela sua eficácia na finalização e pela vitoria.
Sabemos que vamos ter de ser iguais a nós próprios para atingir os nossos objectivos . No final do jogo fiz algumas declarações que foram interpretadas de uma forma diferente daquilo que eu queria transmitir , admitindo como é obvio essa mesma leitura por parte das pessoas e pedindo desculpa, ás gentes de Tabuaço e mesmo ao seu clube pelas minhas declarações. Tive a preocupação de falar com o meu amigo treinador adversário (ANTONIO AIRES) e transmitir isso mesmo , nunca foi minha intenção ofender quem quer que seja.
Quanto ao próximo jogo, vamos encontrar um adversário super- motivado, sabendo que uma vitória sobre nós, lhes abre as portas de acesso á subida de divisão.
Jogo difícil que vai ser disputado até ao ultimo segundo. Reforçou-se bem com jogadores e treinadores experientes e de boa qualidade. Uma equipa que bem de uma serie de vitórias considerável.
Houve durante a semana a preocupação de alertar os nossos atletas para o perigo que corremos quando menosprezamos os adversários.

- A derrota pode ter provocado uma falta de confiança, que existia antes do último domingo?
Não me parece que vá existir falta de confiança, somos uma equipa experiente e de certeza que não vamos entrar a tremer. Penso que foi um jogo que correu mal e temos também de valorizar o trabalho de quem nos ganhou. Não somos uma equipa imbatível mas também não é menos verdade que não estamos habituados, nem gostamos de perder.
Temos 3 pontos em disputa e isso é que nos importa, o resto é passado.

-  Vamos falar claro. Quando se iniciou o campeonato, pensava atingir esta fase com oito pontos de avanço?
Quem joga no BOAVISTA FUTEBOL CLUBE tem de ter mentalidade ganhadora, tem de ser ambicioso, aqui jogamos para ganhar todos os jogos. Todos conhecem as dificuldades por o que o clube passa, mas não somos coitadinhos.
Tudo o que nos rodeia são suspeições de isto ou aquilo, mas parece-me que não há quem atire a primeira perda. O clube vai fazendo o seu caminho e continuando a lutar pelos seus objectivos. É normal, que quando o clube disputa os seus jogos fora de portas termos de lutar contra tudo e contra todos. Nós no futsal, não fugimos á regra, o nosso passado e presente obriga-nos a lutar por objectivos altos.
Temos um passado de grande história com títulos a todos os níveis (nacionais, disputa da supercopa e formação). Alguns dos grandes jogadores nacionais, passaram por o nosso clube.
O nosso objectivo no início do campeonato era fazer uma campanha tranquila, andar pelos lugares cimeiros e lançar alguns jovens da formação.
Começamos mal o campeonato, onde nos primeiros 4 jogos averbamos 2 derrotas, partimos para uma serie de jogos bastante positiva que acabou esta semana com a derrota em Tabuaço. Na taça de Portugal, fomos eliminados a 4 segundos do fim com uma equipa que disputa o campeonato nacional da primeira divisão e onde não fomos nada inferiores ao adversário , bem pelo contrario.
Há que dar mérito a quem o tem e nesse aspecto penso que o grupo (equipa técnica - jogadores - directores - equipa médica) e os não menos importantes grupos dos panteras negras, sócios e simpatizantes. Todo este conjunto tem importância no nosso rendimento. Vamos continuando caminhando sabendo que ainda temos um longo caminho a percorrer. Pensamos jogo a jogo.

-  Esses oito pontos, não são suficientes para manter um certo controle até ao final do campeonato?
Entramos na passada semana, num ciclo de jogos bastante importantes para o desfecho do campeonato ( Tabuaço - Vale de Cambra - Lameirinhas e Viseu ) e para já entramos mal.
Temos uma almofada de pontos que nos permite estar tranquilos mas não podemos nem queremos adormecer. Esta série é muito equilibrada e tanto tens oito pontos de vantagem, como podes perder essa vantagem. Os meus jogadores têm de perceber que NADA ESTÁ DECIDIDO  e dai a frustração da derrota no ultimo jogo.

-  Notei – depois da derrota – um certo receio de alguns elementos, numa perda da vantagem conquistada. Não acha que é um exagero pensar assim?
Se eu exijo responsabilidade e profissionalismo aos meus atletas, é natural, que quem está ao nosso lado todos os dias também sinta essa mesma obrigação.

- O objectivo principal para esta época passa pela subida, ou querem ir mais longe e conquistar o título nacional?
É como te digo, o primeiro objectivo é atingir rapidamente a subida de divisão, sendo primeiro ou segundo classificado e depois pensamos noutros objectivos. Era bonito culminar este trabalho com um título nacional, até porque é um título que o clube não tem e se queremos ficar na história vamos lutar por ele.

- O que espero do jogo do próximo sábado (hoje)?
Acima de tudo que os meus jogadores disfrutem do prazer que têm de jogar futsal. É um jogo bastante importante para nós e também para o adversário. Jogo dificílimo que temos de estar ao nosso melhor nível. Vamos defrontar uma equipa que vem subindo na tabela classificativa e que venceu em casa da Coehmato e do Lameirinhas e este último jogo venceu o ViseuFutsal, portanto tudo candidatos á subida. Vamos respeitar o adversário mas não nos vamos subjugar.

-  Depois desse difícil jogo, têm nova prova de fogo na Guarda. Considera uma fase crucial para o Boavista?
 É uma fase difícil do campeonato mas também é importantíssimo, o que se segue. Esta fase, é importante, porque se vão defrontar equipas que estão em lugares cimeiros e com objectivos declarados de subida de divisão como são os casos de Lameirinhas e ViseuFutsal. No outro ciclo, virão um conjunto de equipas que lutam por objectivos diferentes mas também com o PovoaFutsal e a grande e agradável surpresa para mim da prova que é a Coehmato a lutar também – elas - por subida de divisão.

- Esta semana, os trabalhos irão ser diferentes do habitual?
Vamos até ao final do campeonato ter de estar preparados para todas as lutas . O Lameirinhas tem sido, a equipa que tem estado desde a primeira jornada nos dois primeiros lugares, portanto, há que dar mérito aos seus jogadores e equipa técnica pelo trabalho desenvolvido. Mais uma final.

- Qual o adversário mais forte na luta pela subida, que o Boavista enfrenta?
Vou - te dar uma resposta politicamente correcta, isto é : Todos os adversários são os mais difíceis .

-  Jogar em casa é diferente? Contam com o apoio dos adeptos para voltar à normalidade, que é vencer?
O factor casa tem sido importante neste campeonato . É natural, que os jogadores se sintam mais confortáveis e protegidos pela sua massa associativa e dai, as equipas não perderem muitos pontos.
Gostaria de ver o nosso pavilhão todos os jogos com uma moldura enorme de associados e simpatizantes .
Faço um apelo aos vários núcleos dos PANTERAS NEGRAS para nos virem apoiar neste jogos que ainda faltam do campeonato.
Se me permites, uma palavra de agradecimento para o CLUBE INFANTE SAGRES pela sua disponibilidade em colaborar connosco e nos facilitar em tudo que temos vindo a solicitar.
SAUDAÇÕES AXADREZADAS.

Entrevista de






Manuel Pina