quinta-feira, 15 de novembro de 2012

FUTSAL ESCOLAS - HAMILTON UM TECNICO DE FORMAR CAMPEÕES



Hamilton é um treinador muito calmo, mas simultaneamente ambicioso. O facto de ser o responsável pelo primeiro escalão da pirâmide de formação, não lhe diminui o desejo vencer todos os jogos que disputa.
Em vésperas de um jogo entre candidatos, mantem-se fiel a esse princípio. Formar campeões é começar a vencer desde pequeno.
Em vésperas de um jogo entre duas equipas invictas, o que esperas deste jogo?
Espero um jogo extremamente difícil. São as duas equipas que estão lá em cima, somos as duas que eu considero que têm mais hipótese de lutar pela  vitória na serie. A Granja já nos habituou a grandes equipas que se apresentam muito equilibradas, já vi dois jogos deles, em que me pareceram uma equipa bastante forte. Também já jogamos contra eles no Torneio da Juventude de Gaia, jogo  que vencemos, mas agora o tempo é outro há mais jogos nas pernas , mais treinos e será um jogo bastante difícil, mas vamos lá exclusivamente  com um pensamento, lutar pelo jogo e conquistar os três pontos.
Ao ver esta equipa a treinar, ainda tão jovem, é impressionante o fio de jogo e o esclarecimento que alguns apresentam. Isso é fruto do trabalho desde o início de época?
Há miúdos que já nascem com a mística, com aquele bichinho da bola, depois é só incutir neles os treinos, as posições de jogo, o rigor de tácticas. O trabalho  que se tem vindo a realizar desde a pré-época é muito táctico, muito físico, faz com que eles se adaptem e evoluam rapidamente, para conseguirem estar em campo com a qualidade que se vê.
Vais com o espírito de vitória, mas o mais importante é formá-los. Concordas?
Obviamente. Também não se consegue fazer formação de vencedores se não incutires neles a ambição de vitória. Temos que saber ganhar e perder, mas é muito importante começar a vencer neste escalão. Nós não treinamos ninguém a dizer que vamos perder, treinamos a dizer que vamos vencer! É por isso que vamos com o espírito de vitória. Vamos continuar a nossa formação, mas vamos claramente para ganhar!

Entrevista de Manuel Pina