terça-feira, 27 de novembro de 2012

AS ELEIÇÕES - DR. JOAQUIM AGOSTINHO O CANDIDATO DA CONTINUIDADE?


A segunda sondagem que lançamos, tinha por objectivo, conhecer a posição dos associados sobre a votação nas próximas eleições para a direcção do Clube.

Lançamos, três hipóteses. 
Uma, apresentando a possível candidatura do Doutor João Loureiro – tão referido, de forma positiva e negativa) entre a Massa associativa. 
Uma segunda apresentando o nome de Álvaro Braga (ex-presidente e recém-regressado) à SAD do Boavista. 
Por último. deixamos em aberto a possível candidatura de outro candidato.

Os resultados (actuais) determinavam que nestas hipóteses a maioria votaria na primeira proposta. 
Esta posição não nos admira, porque os portugueses continuam com o seu “Sebastianismo” bem vivo, apostando no passado como solução para o futuro.

No entanto, a situação alterou-se!
Tivemos conhecimento (tudo aponta para esse facto, pelo que se houve nos locais habitualmente bem informados, os mesmo que "adivinharam" o regresso de Álvaro Braga)  para que a candidatura da primeira hipótese… tenha uma candidatura de substituição… 
A actual posição (de não puder, ou não desejar candidatar-se enquanto decorrer o recurso do Clube, sobre a penalização sofrida enquanto ocupava o cargo)  de o Doutor João Loureiro, apresentar a sua candidatura, leva a que seja lançado o nome do Doutor  Joaquim Agostinho.

Joaquim Agostinho é conhecido por  todos  Boavisteiros, bem como, são conhecidas as suas posições, visões e intenções ao (se)  assumir a presidência do Boavista Futebol Clube.

Esta candidatura, assegura entre outros pontos, a resolução de um problema criado com o caso que diz respeito à posição de Álvaro Braga, na condição de presidente da SAD.
Como sublinhamos, no antigo artigo de opinião que publicamos neste Blog  - pode ser procurados nas postagens anteriores – consideramos inoportuna a “contratação do ex-presidente do Clube, Álvaro Braga para presidir à SAD axadrezada. Essa contratação – neste período – colocava problemas ao futuro presidente eleito, caso quisesse assumir a presidência simultânea entre os dois Organismo axadrezados.

Em nossa opinião, esta contratação foi baseada na certeza que o Dr. João Loureiro nunca seria candidato à presidência do clube.
Alguém imagina ver, o Dr. João Loureiro estar no Boavista sem ser responsável número um pelo seu futebol?
Esta premissa, não se coloca com a presidência do Dr. Joaquim Agostinho.
Antes pelo contrário!
Joaquim Agostinho, é um conhecedor de toda a realidade do Boavista e sempre ocupou cargos de importância dentro da Instituição, mas esteve sempre ausente do futebol.

Tudo se conjuga, deste modo, para uma pacificação de interesses – no caso de candidatura e vitória – de Joaquim Agostinho. Ele, presidirá ( dará a cara e o nome) pelo Boavista Futebol Clube, enquanto Álvaro Braga, cumprirá o seu contrato, presidindo à Sad.

Pelo atrás exposto, consideramos que a sondagem que lançamos perdeu toda a actualidade, com o progresso dos acontecimentos.

Substituiremos essa sondagem por outra , para conhecermos a opinião dos Boavisteiros, sobre a realidade que descrevemos – baseada em fontes, que se têm apresentado conhecedoras do passado recente do Clube – damos como exemplo, o caso da contratação de Álvaro Braga - no qual, as noticias foram debatidas e  divulgadas (inicialmente) junto da pantera e só posteriormente, tornadas oficiais e públicas.

Daí - acreditando em todos os rumores que vão sendo    comentados por pessoas geralmente bem informadas sobre a vida do Boavista - consideramos como muito (mais que isso) consistente a apresentação de esta  candidatura. O que confessamos, nada nos incomoda, pois nada temos contra o Senhor Doutor Joaquim Agostinho. Cumpre-nos tão só. a obrigação de fazer a notícia.

Manuel Pina Ferreira