segunda-feira, 22 de março de 2010

VOLEIBOL - AS RESPOSTAS DA AMARELINHA

Continuando com a opinião das atletas seniores de Voleibol (colocamos as mesmas questões a todas) ouvimos a opinião da nossa conhecida Amarelinha.
Nome e idade?
Filipa Teixeira , 22 anos.

Há quantas épocas está no Boavista?
Três épocas.

Onde começou no Voleibol e qual o seu percurso de formação?
Jogo voleibol desde os 12/13 anos. A minha escola de formação foi no Sporting Clube de Espinho, onde fui Campeã Nacional em Minis B e Campeã Regional em Infantis.
Avancei o escalão de Iniciadas e joguei 3 anos na equipa de Juvenis do Sporting Clube de Espinho. Posteriormente fui convidada para jogar no Esmoriz Ginásio Clube onde permaneci duas épocas (Juniores - Vice Campeãs e Séniores - 3º Lugar da II Divisão).
Em 2007, ingressei no Boavista Futebol Clube, onde permaneço (3 épocas).

Para além do Voleibol, o que "faz" na vida?
Estudo na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Estou no último ano da Licenciatura em Alto Rendimento - Voleibol e sou treinadora das Infantis do Boavista F.C.

Voleibol é uma paixão, um hobbie ou uma forma de espalhar o stress?
Mais do que uma paixão, o voleibol é o ar que eu respiro. Sou conhecida como "aquela pessoa que venera qualquer tipo de desporto", contudo, o voleibol supera qualquer um outro.
A minha vida neste momento baseia-se nesta modalidade, desde os estudos, ao facto de já ser treinadora e até jogadora. Diria até que o voleibol nunca passou por ser um hobbie ou uma forma de espalhar o stress. Vibro bastante com a modalidade e a competição que a mesma proporciona. Neste momento sou capaz de dizer que já não sei "ser" sem o voleibol, sem os treinos, sem os jogos, sem a competição, sem o espirito de grupo que este nos proporciona.

Como analisa a participação no campeonato?
O valor da nossa participação é um pouco subjectivo, no entanto penso que cada jogo desta época deve ser valorizado e tido em conta. De um grupo de "retalhos" desta e doutra equipa, conseguimos formar um GRANDE grupo, uma equipa que apesar de não ter conseguido o seu objectivo inicial, conseguiu bastantes e novas conquistas:
Mais garra, mais raça, a completa união, companheirismo, vitórias, mais adeptos, mais apaixonados pela modalidade, interacção entre os vários escalões, entre muitas outras...
É por isto e muito mais que, apesar de triste por não termos alcançado o 4º Lugar, acho que a nossa participação pode ser considerada bastante positiva. Agora, na série dos últimos, é óbvio que a motivação já é mais moderada, no entanto a equipa encontra-se cheia de vontade de conseguir o melhor resultado: o primeiro desta série.
Há agora que preparar a próxima, já com objectivos mais ambiciosos, quem sabe...

Objectivos para a segunda fase?
Sem dúvida o lugar mais alto: o primeiro dos últimos (5º lugar final).

O treinador (Paulo Pardalejo) modificou a sua forma de jogar?
Não posso dizer que tenha modificado a minha forma de jogar, mas sim (re)avivar esta mesma maneira de encarar um jogo, um treino, uma campetição. Sempre joguei com raça, com garra e com ambição contudo, não só penso como também tenho a certeza que foi uma "aquisição" deveras importante para incutir a garra e "agressividade" que provavelmente ainda faltava a esta equipa do Boavista, que ainda tem muito para dar.

O que gosta mais de fazer no jogo, atacar ou defender?
Não tenho muito por onde escolher devido à posição que ocupo, não é?! :) Mas VENERO defender, "sacar" umas bolas que a todos parecem impossiveis de "sacar", não deixar a bola cair ao chão e "pôr a bola na pinta" para um posterior passe e ataque PONTO da equipa.
Tirando isso gosto sempre de, no aquecimento, atacar uma bolinha ("matar um passarinho" diga-se).

Qual o seu ponto forte no jogo?
A nível de jogo propriamente dito, penso ser a defesa (não seria eu libero). A raça que tenho e a garra que faço transparecer ajudam para que esse seja talvez o meu ponto forte.

Para o ano continua no Boavista?
Hum, para já tudo indica que sim.

É visitante do Blog das Amadoras?
Dou uma vista de olhos de vez em quando :)

Qual a alcunha (no grupo) tem? E Porquê?
Amarelinha. Porque jogo com a camisola amarela !