terça-feira, 13 de outubro de 2009

MENSAGEM DO VICE-PRESIDENTE CHALUPA SAMPAIO

Caros amigos (as),

Quase dois meses depois da eleição da actual Direcção, estamos a dar os primeiros passos desta nova época nas diferentes modalidades e apraz-me desejar a todos os nossos Directores, Treinadores, Seccionistas, Atletas e Demais Colaboradores, onde também incluo todos aqueles que fazem a divulgação do Clube nos diferentes meios de informação onde dão o seu contributo, os meus votos, assim como da restante Direcção, de uma época feliz para todos, recheada dos triunfos possíveis e, acima de tudo, numa convivência onde a lealdade e o saber estar pontifiquem como grandes bandeiras deste clube fazendo, assim, jus aos mais de cem anos do Boavista Futebol Clube.

Não posso deixar de prestar os meus agradecimentos públicos à pessoa do N/ Presidente, Álvaro Braga, pelo convite que me endereçou e pela possibilidade que me deu de poder com ele trabalhar e, acima de tudo, pela honra que me investe de poder prestar serviço neste clube onde, há mais de 70 anos, familiares meus também ajudaram e contribuíram para os primeiros passos de algumas das nossas modalidades amadoras.

Considero que este tipo de funções, quando praticadas num clube como o Boavista, traduzem necessáriamente um sentimento de dever e de responsabilidade em face da máxima exigência de que estão investidos. Considero também que a disponibilidade, o respeito por todos e a união da família BOAVISTA, são e serão lemas desta Direcção.

Assumo também que encontrei um clube onde as modalidades amadoras são, por si mesmas, um grande feito e, acima de tudo, uma forma de vida onde a humildade e a coragem daqueles que sabem o que querem e por essa luta se entregam no seu dia a dia, me surpreendeu e, simultaneamente, fez aumentar o meu respeito pelo clube.

Uma palavra para as actuais modalidades do Clube, que iremos tentar dinamizar com a ajuda de todos. Estamos particularmente sensíveis ao Andebol, ao Futsal e ao Voleibol que, sabemos, lutam por um pavilhão, sendo certo que tudo faremos para o conseguir. Sabemos também das necessidades da Ginástica e do melhoramento que as actuais instalações pedem, incluindo ainda aqui o Judo, o Karaté e a Ginástica de competição onde aqui damos cartas a nível internacional. Estivemos na recente Gala do Boxe que muito nos orgulhou e tudo faremos para que esta modalidade continue na senda dos êxitos que a têm caracterizado. Encaramos também o Desporto Adaptado como uma secção de grande futuro no Clube e para a qual iremos olhar de forma muito prática. O futebol feminino tem um historial recheado de títulos e, embora atravesse agora uma fase de reorganização, sabemos bem onde tem os olhos postos. O Atletismo, a Esgrima, o Futebol para Veteranos, a Natação e o Xadrez são as restantes modalidades que iremos procurar colocar ao nível dos interesses do Clube.

Depois destes primeiros passos no clube, entendo que, do ponto de vista da prática de gestão, temos de colocar como principais objectivos desta direcção a abertura do ginásio 5, ainda em bruto, e a reformulação de todo o espaço interior e de acesso da ginástica, possibilitando assim uma entrada nas amadoras mais digna e de acordo com os pergaminhos do nosso clube. Um pequeno bar de apoio a toda a gente que utiliza essa mesma área e a quem devemos disponibilizar um salão de estudo onde qualquer um dos nossos praticantes possa dedicar-se a algumas horas diárias de estudo pois consideramos importante, para não dizer obrigatório, que este clube contribua, também, desta forma para o desenvolvimento dos seus atletas.

Gostava ainda de transmitir a todos que esta direcção tem igualmente como grande objectivo o aumento significativo das suas modalidades. É nesta orientação estratégica que vamos, nesta primeira fase, incluir três novas modalidades no clube, designadamente uma secção de PaintBal, uma outra de Actividades subaquáticas, onde incluiremos: cursos de mergulho, expedições de mergulho, fotografia subaquática, caça submarina e apneia, e ainda outra que será o Israeli krav Maga Association Portugal (IKMAP), sistema de defesa e combate israelita. Gradualmente iremos incluir mais modalidades pelo que desde já convidamos todos os sócios, que assim o entendam, a propor-se como dinamizadores desta estratégia.

Não posso deixar de terminar sem agradecer a todos o apoio que tenho recebido e, desejar que os jogos das diferentes modalidades sejam, dentro das possibilidades de cada um, um motivo de encontro e confraternização e, claro, de apoio a todos os que diariamente se entregam à sua modalidade contribuindo assim todos nós para o engrandecimento do BOAVISTA FUTEBOL CLUBE.

José Chalupa Sampaio
Vice-Presidente das Modalidades Amadoras