domingo, 26 de julho de 2009

GONÇALO PINTO - PANTER(INH)A SEM LIMITES


Quando a hora se aproximava. O filhote procurou a mamã...
E as mamãs têm sempre aquele jeito...

Hei-lo no exame que lhe valeu o Amarelo e o prof. Raul

Encontramo-lo todo entusiasmado de quimono Branco preparando-se para o exame da tarde. Esperávamos uma conversa… e saiu-nos outra. Descobrimos que com o seu entusiasmo, viciou a restante família.

Como te chamas?
Gonçalo Pinto, sou o número vinte e quatro dos Panterinhas do Boavista.
Há quantos anos andas nos Panterinhas?
Há seis anos. (
queria dizer desde os seis anos) tenho oito anos. O meu treinador era o Professor Telmo mas agora já não é.
Mas tu estás aqui no Karaté. Também andas no Karaté do Boavista?
Sim desde os sete anos. E o meu pai e minha mãe também.
Os teus pais também andam no Karaté do Boavista?
Andam e fui eu que os levei para lá.
Quem é o teu professor?
Era o professor João e vai passar a ser o professor Raul, porque eu vou mudar de cinturão e passo para o professor Raul.
(a conversa decorreu antes dos exames para conquista de novo cinturão).
Qual é a cor do teu cinturão?
Para já é branco, mas vou mudar hoje para amarelo.
Vais continuar a lutar no Boavista?
Eu só vou parar quando conseguir o cinturão preto. No Boavista só vou parar quando for avô (
disse neto) com o cabelo todo cinzento!
Mas o que vais seguir. Karaté ou futebol?
As duas coisas. Eu sou as duas coisas…
Não é agora… é quando fores adulto?
Eu sou as duas coisas. Depois decido. Eu nem sequer tenho tempo agora.
Porquê?
No futebol já estou de feiras. No Karaté entro de férias no fim do mesmo e só posso participar mais desporto nas férias destes.
Outro desporto?
Sim, vou praticar surf!
Na escola, em que ano andas?
Nem sei! Andava no segundo e dizem que passei para o terceiro, nem sei em que ano ando. Agora não ando em nenhum.
Porque estás de férias…
Férias? Eu vou para o surf.