quinta-feira, 23 de julho de 2009

BOXE - ARTIGO DO JN

Uma tarde de boxe na Praça da Ribeira

HUGO SILVA
Sábado à noite há fados - um tributo a Amália Rodrigues. Domingo à tarde, não há melodiosa melancolia para ninguém: a Praça da Ribeira, no Porto, transforma-se em ringue de boxe, com combates a partir das 16 horas. Tudo de borla.
Nuno Cruz, "guerreiro do Norte", é o cabeça de cartaz. Vai lutar, numa demonstração, com Marques Gil, um dos profissionais mais experientes, assinala César Moreira, da Arena Matosinhos, produtora da iniciativa, em conjunto, precisamente, com Nuno Cruz. A empresa municipal Porto Lazer e a Associação de Bares da Zona Histórica dão apoio.

Pela primeira vez, a emblemática praça do Centro Histórico vai receber uma gala de boxe. Combates com o rio Douro como cenário. O ringue, necessariamente ao ar livre, vai ser montado junto às esplanadas, explicou César Moreira, acreditando que a iniciativa também servirá para cativar mais público e para desmistificar alguns preconceitos em relação à modalidade. "Não é só pancadaria", sublinhou, ao JN.

"Vamos ter combates de qualidade" acrescentou César Moreira. Ricardo Maganinho (campeão nacional), Bruno Silva (vice-campeão), Pedro Matos (medalha de ouro na Boxam) e Igor Melo são alguns dos principais nomes. Mas também há combates entre pugilistas precoces, como Tiago Silva e Miguel Ângelo. O toque feminino será oferecido pela luta entre Juliana Rocha e Rita Magalhães. O evento decorrerá "sob a égide" da Federação Portuguesa de Boxe.

"No ano passado, na Cordoaria, o espaço estava completamente lotado. Este ano, procurámos melhorar a qualidade", sustentou César Moreira. A esperança é que os muitos turistas que passam pelo Centro Histórico fiquem cativados pela inusitado ringue. César Moreira salvaguardou, contudo, que outro dos objectivos é levar a modalidade até junto dos muitos aficcionados que existem na zona, indicando que o boxe tem vasto contingente de adeptos e praticantes na Ribeira ou em Miragaia. Para animar o povo, foram convocados os cantores Paulo Jorge a Alex.

Em declarações ao JN, César Moreira explicou que o ringue, de dimensões oficiais, deverá ser montado no próprio dia da gala. Explicou, ainda, que a Arena organiza iniciativas durante todo o ano, mas em recinto coberto. Nesta altura do ano, em que normalmente está calor e é menos agradável entrar num pavilhão, a opção pelo ar livre é propositada. "Esperemos que esteja bom tempo", concluiu.