terça-feira, 30 de junho de 2009

GINÁSTICA - ENTREVISTA COM JOÃO PEDRO CASTRO

João Pedro Castro é um dedicado atleta da ginástica boavisteira, encontramo-lo quando aguardava a sua intervenção no Sarau Anual.
A conversa que mantivemos foi quase um monólogo, porque as ideias “habitam na sua cabeça” e o seu coração está perto da boca!
Um apaixonado com coragem, que vale a pena ouvir.
O senhor é dos mais antigos na ginástica. Há quanto tempo está por cá?
Eu ando aqui desde o início da ginástica no Clube, por isso desde Julho de 1978. Fui eu, mais dois amigos que fundamos a ginástica no Boavista.

Então é com orgulho que vê este momento?
Não! Vejo com muita pena!
(surpreendendo) … e continua…
Vejo com pena o definhar de uma modalidade e do clube! Esta secção que já foi pujante e forte, foi uma das maiores do país e neste momento (tal e qual o Clube) encontra-se a definhar, a morrer.
Só louvo o trabalho e dedicação das pessoas que têm conseguido com o seu esforço mantido a secção.

Mas mesmo assim, vemos muita juventude por aqui…
Considero que é a aposta certa no momento, face às debilidades do clube.

O senhor fala muito sentido, mas não acredita no futuro?
Muito dorido (regista). Sabe que a ginástica é muito pequena no mundo do Boavista Futebol Clube, por isso a ginástica está muito dependente do que vai acontecer no Clube.

Mas a ginástica é quase autónoma, não considera que a Direcção jamais irá suspender a secção?
Esperemos que sim, eu sei que a secção é auto-suficiente, mas se o Clube não tiver dinheiro para pagar a electricidade e a água é complicado.

Num dia de festa, o senhor coloca o dedo na ferida, que muita gente quer ignorar…
Não. Temos que dizer as verdades, eu durante muitos anos estive à frente dos destinos da ginástica e com os meus colaboradores, fizemos um trabalho meritório e é com muita pena que vemos a realidade. Volto a salientar que considero muito meritório o trabalho das pessoas que estão à frente da secção, que têm mantido a ginástica no Boavista.

Mas, estão aqui muitas jovens, que garantem o futuro…
Sim, pelo que tenho observado, acho que estão no bom caminho para recomeçar, assim o Clube os ajude. Nunca esqueçamos que o Boavista está no melhor local da cidade.
O Boavista tem na bancada sul um clube altamente rentável, porque é que na bancada norte não há-de haver uma coisa dessas? Tudo depende da maneira de olhar para as coisas!
E continua com a sua ideia…
Acho que quem dirige actualmente a secção o está a fazer de forma correcta e a trilhar o caminho correcto, porque há de facto, uma concorrência muito forte de clubes e academias na zona da Boavista e Foz, que geralmente não estão vocacionados para os jovens mais novos. O Boavista FC encontrou um chamado “nicho do mercado” que pode ser rentável. É preciso que alguém encare isto de frente, é preciso olhar para o futuro, é preciso ver o Clube com realismo e não com saudosismo!