sexta-feira, 19 de julho de 2019

RITA LOSADA- A CAPITÂ DO VOLEIBOL ASSEGURA QUERER CONTINUAR PARA SEMPRE NO BOAVISTA, MESMO COMO ADEPTA



Rita Losada (Ritinha) para os adeptos do Boavista, é a atleta mais antiga do clube. Com 24 anos de idade veste a camisola axadrezada há vinte anos. Vamos encerrar os artigos de apresentação do plantel sénior do Voleibol, escutando a sua capitã.

Igual a si própria, rindo-se, fazendo-nos rir e dando as suas bicadas. Ritinha igual si…

Há quantos anos jogas voleibol e com que idade começaste?

Jogo desde o nono ano, de clube, penso que teria 14 anos.

Que representa para ti seres a atleta com mais anos a representar o Boavista?

Ora bem, a representar o Boavista enquanto clube sou de certeza. Já a representar em anos de voleibol, esse título ainda não é meu, actualmente é detido pela Catarina (rindo-se).

Representa o carinho que tenho por este clube e a responsabilidade em representá-lo da melhor forma. Sinto que tenho a responsabilidade também de passar às que cá chegam de novo, o valor que o Boavista teve, que tem e que terá, de forma a criar nelas também um gosto pelo clube em que jogam.

O que sente uma jovem de vinte e quatro anos a representar um clube há vinte anos?  Quais as modalidades praticaste?

Além de me sentir velha, (fez-nos rir) sinto que ainda tenho uns anos pela frente enquanto atleta e quero aproveitar da melhor forma. Quero continuar neste clube e continuar a fazer parte dele quer como atleta quer como adepta.
Relativamente a modalidades fiz muita coisa. Dentro do Boavista, apenas pratiquei três modalidades.

Faz um historial da tua vida desportiva no Boavista Futebol Clube. Que modalidades praticaste no Clube?

Comecei cedo aos 5 anos na ginástica no pavilhão antigo. Penso que era ginástica rítmica. Como pratiquei vários tipos dentro da ginástica, já não me recordo bem...

Passei ainda por onde está o boxe agora, até ao local onde o atualmente é praticado a ginástica.

Quando mais velha, estive no ténis também no Boavista e depois regressei à ginástica.

Qual a tua posição em campo?

Sou central, não me acredito que não sabe Senhor Pina, sou assim tão pequena? (tive que registar esta "bicada")

O cargo de capitã é pesado ou é fácil comandar o grupo?

Sendo sincera depende de ano para ano. Ser capitã é mais do que assinar o boletim... Há anos mais complicados em que por vezes é difícil segurar o barco. Quando o grupo é bom tenho menos trabalho. Quando o grupo é mais complicado tento harmonizar os problemas e por água na fervura. 
Além disso não tenho feitio para "dar um murro na mesa", por isso recorro por vezes às sub-capitãs.

Como capitã e atleta qual a análise que fazes sobre o plantel da próxima época?

Gosto muito do grupo que se formou. Fico muito contente por termos várias pessoas que já vem de anos anteriores. Mostra que estão contente com o clube e com o projeto. Contribui ainda para um grupo melhor e que se conhece melhor. 
As novas contratações parecem bastante entusiasmadas e com vontade de treinar e jogar. Além disso, têm todas muito valor. Acho que se vão integrar bem.

O que espera da nova época em termos colectivos e que ambições para o campeonato?

Em termo colectivos espero uma equipa coesa e focada nos objectivos. Com vontade de treinar e crescer. Tendo em conta as equipas que vamos defrontar na próxima época e os respectivas reforços, no campeonato o objectivo ambicioso seria lutar pelo 5º lugar e na taça de Portugal chegar às meias-finais ou porque não… à final.

Que objectivos individuais tens para o seu futuro no Voleibol?

O meu objetivo é muito simples, jogar o máximo de tempo possível, até os meus joelhos deixarem (mais uma risada).
Falando mais a sério, ajudar a equipa e a ajudar o clube a classificar-se no melhor lugar possível. 
Espero ainda deixar a minha marca no clube e ser um modelo a seguir pelos escalões mais jovens, de se formarem no clube e jogarem mais tarde enquanto seniores no mesmo clube.