quarta-feira, 8 de maio de 2019

DDA - PEDRO GONÇALVES ASSUME RESPONSABILIDADE NO REINICIO DA ACTIVIDADE DO DESPORTO ADAPTADO NO BOAVISTA


Após uma interrupção de actividade provocada - em parte, pelo abrandamento das provas que a Federação do Desporto Adaptado, realizava – o Departamento de Desporto adaptado no Boavista Futebol Clube entrou num novo ciclo e foi “reactivado”.

Pedro Gonçalves, passou a ser o responsável pelo Departamento e iniciou os seus contactos para colocar em andamento o seu projecto. Realizamos uma pequena entrevista para fazermos o ponto da situação.


Comecemos por identificar o Pedro Gonçalves?

Sou de há muitos anos a esta parte, atleta de futsal e de futebol de cinco da equipa do Boavista de desporto adaptado.

Depois de um certo interregno, o desporto adaptado no Boavista vai recomeçar. Está confirmado esse facto?

Eu direi melhor. Já recomeçou! Porque neste momento, já estamos a treinar na modalidade de futsal. Treinamos no pavilhão Irene Lisboa às terças-feiras das vinte e duas e trinta às vinte e três e trinta.

Como iniciaste esse projecto de recomeço?

Falei individualmente com os atletas, conversamos e depois todos juntos decidimos reiniciar toda a actividade. E assim, começamos os treinos de futsal que serão a base para o futuro do Departamento.

Quais os objectivos nessa modalidade?

Como sabe, neste momento, já não existem campeonatos em Portugal de futsal adaptado. Éramos só quatro equipas e a Federação deixou terminar as competições. Por isso, o nosso primeiro objectivo é treinarmos e fazer um jogo exibição e depois realizarmos contactos com outros clube para ver o que se pode fazer para o futuro.

Como dirigente, qual é o teu projecto?

Quero dar hipóteses às pessoas com deficiência de praticarem desporto, independente de serem, no momento, do clube. Temos as portas abertas a todos os interessados. 
Hoje em dia as redes sociais são importantes para a divulgação e por isso criei uma página de faceboock, para apoio e informação do departamento, que pode ser visitado neste link

Neste contexto, o Boavista vai regressar a competir oficialmente em provas nacionais. Queres aprofundar esta informação?

Vamos estar presentes no próximo dia 10, num torneio de Polybat, que se vai realizar em Braga, organizado pela Federação. A nossa equipa será constituída por mim (Pedro Gonçalves) e pelo Ricardo Sotto Mayor.


Já treinaram?

Não. Esta modalidade é muito recente em Portugal, onde se iniciou em 2016. É tão recente no dia nove a antecipar os jogos irão acontecer aulas para a sua divulgação entre os próprios participantes e um curso de árbitros.

Para terminar alguma mensagem para o exterior?

Dirijo-me a todos convidando-os a sair de casa a perderem a vergonha e virem praticar desporto porque o desporto faz bem, não só no aspecto competitivo mas também social e isso reflecte-se no nosso dia a dia.