domingo, 8 de janeiro de 2017

ACADEMIA DE FUTSAL (2) - TIAGO CARVALHO O TÉCNICO



Terminado o segundo, dos dois jogos da equipa de Traquinas, no pavilhão Fontes Pereira de Melo, outra equipa jogava simultaneamente em Corim, quisemos conhecer a opinião do treinador dos jovens, Tiago Carvalho.




Foi uma surpresa ver os miúdos com um fio de jogo e com rigor de ocupação das suas posições. Quantos treinos realizam por semana?


Quando temos jogos ao fim-de-semana, só temos um treino que é à quarta-feira. Nas outras semanas temos dois um à quarta e outro ao sábado.


Quantas equipas têm em Traquinas e que idades têm os jovens?


A idade está entre os seis e oito anos. Temos duas equipas uma a jogar na série 2 e outra na série 3.


Como se consegue que os miúdos tenham a noção de espaço e base de jogo, com tão pouco tempo semanal de treinos?
 
Um dos adversários de ontem o Juventude de Gondomar

Quando cheguei, há cerca de duas semanas, vi que eles tinham dificuldade em conhecer as suas posições. Trabalhei nesse aspecto, que considero importante e básico. Expliquei-lhes aquilo que sei e estamos a evoluir.


Os resultados são secundários?


Na formação, podem não ter muita importância, mas para formar vencedores temos que os considerar como importantes. Temos vindo a melhorar. 
No primeiro jogo de hoje, com o Pinheirense, o nosso objectivo era vencer para os ultrapassar. Não o conseguimos, porque empatamos a zero. Na primeira volta, tínhamos perdido por três golos. Só trabalho com eles há duas semanas e esse factor não nos ajudou, mas a melhoria não se deve exclusivamente a esse factor, mas sim ao facto, de os miúdos estarem a progredir e evoluir muito e saberem estar com cabeça dentro do campo.


Pessoalmente, quem é o técnico dos Traquinas?


Sou o Tiago Carvalho, tenho dezassete anos e sou um dos guarda-redes da equipa júnior de futsal do Boavista. Treino também a equipas dos Benjamins de futsal. Estou na segunda época do Boavista e comecei a minha carreira no Miramar.



Quase não tens tempo para fazer mais nada. Como consegues esta actividade?


Com prazer e porque gosto muito disto. Estou a pensar tirar o curso de treinador muito em breve.