domingo, 2 de outubro de 2016

CRISTINA PEREIRA - QUEM FOI A HOMENAGEADA PELO BOAVISTA FUTEBOL CLUBE



A prova de voleibol que se está a disputar no pavilhão Irene Lisboa, tem. Para além da vertente competitiva de preparação para a nova época desportiva, o intuito de homenagear Cristina Pereira. 

Para melhor a identificarmos, iremos registar, alguns pontos mais importantes da vida desta atleta, que nos deixou com apenas 41 anos de idade.

Cristina Pereira, fez grande parte da sua vida desportiva com o emblema do Leixões SC, ingressando posteriormente no Boavista, onde jogou durante três épocas.

Como jogadora, além de ter sido capitã da selecção nacional, Cristina Pereira coleccionou 10 títulos nacionais, entre campeonatos, taças e supertaças, nos escalões de iniciados e de seniores.

Cristina Pereira, que envergou as camisolas do Leixões, Castelo da Maia e Boavista, distinguiu-se ainda no voleibol de praia, constituindo com Maria José Schuller (atleta do Boavista) a mais cotada dupla feminina lusa, que foi a primeira dupla a estar presente nos jogos Olimpicos, na variante de Volei de praia.

A dupla Maria José Schuller/Cristina Pereira conquistou seis títulos de campeã nacional, entre 1994 e 2000, tendo conseguido, entre outros resultados relevantes, o nono lugar nos Jogos Olímpicos de Sidnei e o quarto no Open de Dalian, na China, ambos em 2000.

Pela dedicação ao voleibol, Cristina Pereira foi galardoada com o Prémio Osório, em 2000, que constitui a mais alta distinção atribuída pela FPV, e com o título de Sócio Honorário pela Associação de Voleibol do Porto (AVP).