segunda-feira, 23 de novembro de 2015

VOLEIBOL - CRÓNICA DE UMA VITÓRIA (ENORME) DO CORAÇÃO DAS ATLETAS

UN. LUSÓFONA 1 – BOAVISTA FC 3
23/25, 25/18, 20/25, 20/25


Foi a garra, foi o querer, foi o acreditar e a entrega que transformou em possível - aquilo que, derivado à situação que a equipa atravessa (lesões) – parecia muito difícil. Uma equipa, unida, solidária e crente da sua valia, conseguiu vencer em Lisboa, um jogo emocionante e em determinadas alturas, complicado.


1º Set – 23/25 (A surpresa)
Com fases diversas no comando do marcador. A equipa da casa começou melhor, mais forte no bloco, certíssima nos serviços (só após 10 serviços positivos falhou um) impondo uma diferença de dois/três pontos de vantagem. 
Melhorou o Boavista, com o passar do tempo. Corrigiu o bloco defensivo e acertou no serviço, após ter perdido quatro. O bombardeiro do Bessa, (Bia) fez a sua aparição e as panteras passaram para frente do marcador, beneficiando de três pontos, que foram gerindo. 

Na parte final e após terem conseguido os 25 pontos, viram a equipa de arbitragem, anular esse ponto e recomeçar o parcial, depois de se ter festejado a vitória. 
A Lusófona, fez mais um ponto ao que o Boavista emitou, vencendo por 25/23.
No total de serviços perdidos no ste, o Boavista falhou 4 e a Lusófona 1.


2º Set – 25/18 (A entrega…e o planeamento)
Voltou a entrar mal o Boavista (habitual) dando vantagem de três pontos ao adversário, que nunca mais cedeu e paulatinamente foi aumentando até estabilizar essa vantagem, em seis pontos. 

O bloco da Lusófona, muito alto, defendia bem e atacava melhor. O Boavista, tentou reagir, mas nunca chegou a ameaçar o resultado deste parcial. Foi a hora do Professor Machado, lançar gente nova, incluindo a estreia na equipa sénior de um júnior, (apresentaremos artigo à parte desta crónica), na tentativa de um “golpe de asa” ou aproveitar para fazer descansar as mais utilizadas, preparando o set seguinte.
A Lusófona, venceu calmamente, mas sempre com entrega total, que as Boavisteiras, a isso, obrigaram, vencendo por sete pontos.
Nos serviços cedidos, de novo a Lusófona, esteve melhor falhando 3 enquanto, o Boavista falhou 5.


3º set – 20/25 (A reviravolta)
Início equilibrado com empate a três e seis pontos. Depois, as lisboetas ganham vantagem de dois pontos e levam o resultado até aos 15/13. 
O Bombardeiro axadrezado, estava em dia sim, o bloco axadrezado ganhou altura e atitude e a “luta” começou sem tréguas! 
A Lusófona pagava fisicamente a entrega do set anterior e o Boavista, dava a reviravolta depois de empate a 15 pontos, comandando sem nunca deixar aproximar o adversário. 
Era o espectáculo de superioridade que poucos pensavam ser possível. No banco, o professor tirou o casaco e aliou-se ao vendaval axadrezado. Dali até à vitória, foi um pulo. Cinco pontos de vantagem para as axadrezadas, que se mostravam confiantes e imparáveis.
Em serviços errados, o Boavista falhou 3, e as Lisboetas 2.


4º Set – 20/25 ( a emoção/contestação e determinação)
Foi tão intenso que até a equipa de arbitragem jogou! Vantagem da equipa da casa até á dezena de pontos… depois o nervo das panteras e o cansaço da Lusófona determinaram nova cambalhota no marcardor, com o Boavista a atingir os 17/13. 
O técnico Lisboeta, mete em jogo duas atletas de grande estatura, para tentar dar uma volta ao jogo e parar a máquina do Bessa, mas elas não correspondem ao desejado e o Boavista (parecia) ter a vitória na mão. 
Parecia... mas desconhecia, que os árbitros também iriam entrar em jogo (curiosamente o segundo árbitro era o mesmo que na semana anterior dirigiu, muito mal, o jogo na Amora. O Boavista fez os 18 pontos. O lance foi validado e anotado no marcador, mas quando a atleta do Boavista já preparava o serviço… os árbitros conferenciaram e decidiram, anular o ponto e dá-lo à Lusófona. 

O resultado foi alterado de 18/14, para 17/15. A Lusófona, aproveitou, fez novo ponto e entrou no jogo. Nova decisão polémica – considerando que o bloco axadrezado tocou na bola - deu o 19/18 e no meio de muitos protestos da assistência axadrezada o jogo chegou ao empate de 20/20. 
O professor Machado, ajoelhou-se no banco (levou amarelo) nós dissemos das boas aos árbitros e a atleta BÚ Gomes, lesionou-se… o jogo parou. 

As dores da Bú, fizeram unir a equipa. A Bú chorando regressou (sofrendo) ao jogo e a Bia… zangou-se! E quando a Bia se zanga, as colegas unem-se e não há nada a fazer!
Tomem lá cinco seguidas… e vamos tomar banho!
Neste emocionante set o Boavista falhou 2 serviços e a Lusófona nenhum.

Total de serviços perdidos:
Lusófona 6
Boavista 12
 
Este foi o quarteto, que mais pressionou os árbitros...eu estive sempre atrás da camara fotográfica...

Nota: Grande ambiente de entrega e desportivismo. Tivemos que dar uns recados ao árbitro que deve estar farto de nós, mas nós garantimos-lhe…também estamos fartos de si!