sábado, 10 de março de 2012

Paulo Correia, é o editor do Blog, Boavista 3 que tem a sua base, nas fotos que todas as semanas tira em (quase) todos os jogos do Boavista. Encontramo-nos no jardim da Boavista num dia primaveril e sentimos a dúvida que no momento “ataca” o Paulo. Continuar o trabalho que mensalmente lhe custa cerca de quinhentos euros… ou abdicar desse grande amor. Tudo seria fácil de gerir se existisse alguma ajuda dos muitos que utilizam o seu trabalho.



Estão difíceis as coisas para continuares o teu trabalho. Como tem sido possível continuar?

Para continuar o meu trabalho e porque quero estra em todo o lado, sem faltar a nenhum jogo, tive que conseguir a colaboração de duas pessoas para me fazerem deslocar. Aos sábados tenho uma pessoa para os jogos de manhã e outra para de tarde. Ao Domingo tenho uma pessoa que me acompanha todo o dia.

Qual o custo?

Tenho que pagar trinta euros sábado de manhã e outros trinta de tarde. Ao Domingo pago sessenta euros. Por isso, cada fim de semana custa-me no mínimo cento e vinte euros, que multiplicado por quatro… quase chega (quando não ultrapassa) os quinhentos euros!

Esse dinheiro sai de onde?

Do meu ordenado!

Não tens nenhum apoio, mesmo mínimo?

Absolutamente nenhum! Tenho muito apoio moral, isso sim! Todos dizem bem, todos se queixam quando há poucas fotos… mas ninguém me ajuda com um único euro! E, seria tão fácil!

Mas tens a noção que muita gente, vê o teu trabalho?

Sim, ainda no domingo tive a noção que cerca de duas mil pessoas foram visitar o blog para ver e tirar fotos. Tenho a noção que mais de mil pessoas vão visitar o blog diariamente. Tenho a noção que atletas, pais, treinadores vão ao blog. Tenho a noção que toda a gente valoriza o trabalho, mas tenho a certeza, que ninguém quer ajudar!

Mas como se pode dar a volta a essa realidade?

O Boavista tem muitos Blogs. Se cada um, não se preocupa-se só com o seu blog e falássemos mais uns dos outros, talvez houvesse mais divulgação do meu trabalho e chegassem à conclusão que o meu Blog precisava de alguma ajuda. O Clube, nada me dá, para além de me facilitar a entrada no estádio nos jogos de futebol.

Não consideras que cada modalidade poderia ajudar?

Claro que sim! Repare, se cada modalidade me desse no final do mês quinze ou vinte euros – que para eles não era nada – para mim seria uma grande ajuda! O Boavista tem cerca de trinta equipas de futebol , para não ir para as amadoras, se cada uma equipa, entre pais e técnicos me desse dez euros no final do mês… isso, cobriria mais de metade daquilo que eu gasto sozinho.

“se cada uma equipa, entre pais e técnicos, me desse dez euros no final do mês…”

Já colocastes essa questão directamente?

O ano passado cheguei a falar com alguns directores, e inclusive com o treinador sénior de futsal, para cada modalidade me dar dez euros mensais. Disseram-me que concordavam, com a situação desde que as fotos lhe chegassem a eles. É uma situação a estudar e fácil de resolver. Esse valor que pedi, era uma ajuda enorme!

Ajudava a pagar as  viagens…

Sim ajuda a pagar as viagens, porque o resto é a minha disponibilidade, que não considero como tempo perdido, mas como tempo ganho! Porque faço o que gosto para o meu Clube. Eu tenho é que conseguir um valor, para pagar as despesas de quem anda comigo, porque eu não faço isto por dinheiro, e nem quero ganhar nada com isto para mim.

Vamos ser pessimistas. Se ninguém te ajudar como vais continuar a gastar quinhentos euros por mês?

Se calhar, vou ter que fazer uma selecção dos jogos em que irei estar presente. Se isso, acontecer vai-me custar bastante. Eu tenho uma página no facebook e as pessoas, pedem para ir a determinados jogos e quando não vou a um, há sempre um miúdo a reclamar pela minha ausência… mas eu não posso continuar sozinho a estar em todos os jogos.

“Se calhar, vou ter que fazer uma selecção dos jogos em que irei estar presente…”

Vamos fazer uma análise, pela época desportiva, numa perspectiva pessoal. Como analisas a época, globalmente?

Começando pelo futebol sénior, digo que está aquém das espectativas. Andou-se até ao meio da época com a espectativa de subida e de repente aparecem quatro derrotas, que deitaram a equipa abaixo. Não sei se de propósito, ou não, mas a verdade é que a equipa já não tem hipóteses de subir!

A equipa do Distrital, está a fazer um bom trabalho e continua a lutar pelo título. Na formação os Juniores B, conseguiram o título distrital, no seu primeiro ano, considero um óptimo trabalho. A única equipa, que conseguiu apurar-se para a fase final, foi o Juvenis A, que neste momento já não tem hipóteses de seguir em frente.

E as Amadoras?

A equipa sénior do Voleibol, está a fazer um excelente trabalho. Sinceramente, nem sei como isso é possível! E estão na luta pela subida e pelo título nacional. É um óptimo resultado. As juvenis foram apuradas para o Campeonato nacional, que estão a disputar com grande entrega. As restantes equipas de Voleibol estão a trabalhar na formação de atletas.

No andebol, penso que não se pode pedir mais. Os Iniciados estão na fase final, só com vitórias. Os infantis, estão também na fase final. Os seniores, tiveram uma época difícil, mas vão-se mantendo.

No futsal adaptado, está muito bem. Está em primeiro lugar e luta pelo título nacional, por isso, está muito bem.

No futsal sénior, todos sabiam que a subida de divisão, iria trazer um choque competitivo. Tem sido uma época complicada, mas continua a lutar pela manutenção. Os juniores lutam no sábado (hoje) no Freixieiro pelo título distrital. Os juvenis, já estão apurados para a fase nacional.

Esse jogo dos juniores coincide com o jogo dos seniores…

Acho que está mal. Andaram toda a semana a apelar pelo apoio nos dois jogo e depois os jogos são há mesma hora… isso, é muito mau, porque nos divide. Uns num lado, outros noutro… se calhar nem estaremos num nem noutro. Não percebo, esta situação.

Futebol feminino?

Uma excelente prestação da equipa sub 17 que comanda o campeonato distrital e joga muito bem. As seniores foram apuradas para a fase final, onde vai lutar pelo melhor lugar e mesmo pode chegar ao título. As panterinhas continuam a mostrar o seu valor. Resumindo, o feminino está muito bem.

Voltando atrás. A Direcção nunca mostrou interesse em te ajudar?

Tive uma reunião com a Rita Lima, em que me propôs em que eu trabalhasse exclusivamente para o Blog das Modalidades. Mas impondo-me que ela é que escolhia os jogos em que deveria estar presente e não me pagavam nada! Queria que eu só acompanhasse as equipas seniores. Disse-lhe que o que mais dá enfâse ao Blog é exactamente a formação. Os miúdos são os mais interessados neste trabalho… Quer dizer, cortavam-me a liberdade e eu continuava a pagar. Não podia aceitar tais condições!

Depois cheguei a falar com o Diogo Braga, que me deu um cartão que me dá liberdade nos jogos do Bessa, mas não consegui mais do que isso. Nunca houve uma reunião em que me dissessem… tens um bom blog que é útil ao Clube, por isso vamos colaborar contigo.

Quando se realizam jogos fora de casa, alguma modalidade te convida para ires na comitiva?



É verdade, quase nenhum reconhecimento pelo que faço e era tão fácil, colaborar!”



O Andebol, sempre me disse, que os posso acompanhar sempre que o desejar. O Voleibol neste momento, é impossível. No futsal, é sempre muito difícil acompanhar a equipa sénior. Numa altura que era a minha colaboradora a fazer o serviço, ainda conseguimos uma ou duas vezes, mas agora, não consigo. No adaptado, algumas vezes vou, principalmente em distancias curtas. No futebol nem tento… é impossível.

Muita dedicação tua, mas pouco reconhecimento?

É verdade, quase nenhum reconhecimento pelo que faço e era tão fácil, colaborar!

O  que esperas do futuro?

Sinceramente, com tantas visitas que tenho, com visitas do Canadá, do Brasil, pais de miúdos que estão a trabalhar no estrangeiro, que vão ver o blog. Por tudo isso, espero que a Direcção do Boavista, chegue até mim e me convidasse para fazer um trabalho, atribuindo-me uma pequena quantia para ajudar. Qualquer quantia ajudava… Eu estou algo cansado mas continuo com esperança em que oiçam este meu apelo.