sexta-feira, 8 de abril de 2011

ÁLVARO DURÃES, O ATLETA E O DIRECTOR DO DDA

Álvaro Durães, acumula o lugar de atleta com o de Director do Departamento do desporto Adaptado do Boavista, em ambos cargos se emprega a cem por cento e tenta lutar com as contrariedades, sempre acreditando que o futuro será melhor.

Vamos fazer um resumo desta época. Na qualidade de Director do Departamento, como analisas o teu trabalho até à data?
Relativamente ao meu trabalho na secção do DDA, é bastante positivo, temos 6 atletas na seleção nacional de futebol sete, para já estamos no terceiro lugar no campeonato nacional de futsal, (querendo chegar ao 2º. lugar, visto que o 1º. já é impossível), na secção do tiro, o atleta Bruno Valentim, tem tido resultados promissores e acredito que o mesmo possa estar nos Paraolimpicos do próximo ano.

Algum projecto falhado, até aqui?
Um aspecto que ainda não vi realizado é a abertura de outras modalidade na secção, não é que não tenha feito por isso, mas é um pouco complicado arranjar novos atletas e a informação quando chega às instituições não é bem aceite.

Tinhas dito que irias reivindicar melhores condições. Apresentaste essa proposta e qual o resultado que obtiveste?
Sabendo as dificuldades do Boavista, não posso pedir muito mais, tenho tido boa vontade das Pessoas, mas às vezes não chega... mas não queria alongar-me muito nesse assunto. Como se diz tenho de viver um dia de cada vez, sem grandes exigências... pelo menos para já...

O treinador de futsal considera-se prejudicado pela falta de treinos em pavilhão. Não seria possível conseguir pelo menos uma hora semanal para esse treino?
Concordo com essa opinião, mas já estamos no final do campeonato e para o ano logo se vê, mas não aceitarei esta situação novamente.

Na qualidade de atleta. Como analisas a participação no Campeonato Nacional de futsal?
Não consigo fazer muito bem a distinção de atleta e de director, mas pensando friamente, estamos numa posição que nos possa dar o 2º. lugar no campeonato, o qual já é um resultado positivo. Visto que a equipa que esta em primeiro, está uns degraus à nossa frente, não pela qualidade dos atletas mas sim pelo conjunto.

Vai começar a época de Futebol de sete. Dado os condicionalismo no futsal e a possibilidade de melhorias nesta variante achas que o Boavista pode renovar o título nacional em futebol de sete?
Para ser realista não vejo outra posição para o Boavista, se não a renovação do título. Desde já posso afirmar se não conseguirmos o 1º. lugar no futebol sete, é um mau resultado, só se existirem muitos percalços.

Sei que Portugal vai participar num torneio internacional e o Boavista terá na selecção seis atletas. O que te apraz dizer sobre isso?
Fico bastante satisfeito, porque foi uma das minhas bandeiras para essa época. e é uma montra para o DDA. Para conseguir abrir o departamento à sociedade...
Fico triste não termos mais um atleta, que é o Gabriel Martinho, mas é uma opção do selecionador nacional.


Seis atletas na selecção nacional... é fruto do trabalho de quem?
O maior mérito é para o treinador (Fernando Oliveira), mas é fruto de todos, principalmente dos atletas.

Sei bem da importância do trabalho e dedicação do Fernando Oliveira no grupo. Tu que o trouxeste para oBoavista, sentes orgulho nisso?
Sim sinto, visto que o Fernando Oliveira, dá tudo o quem e não tem... entrega-se de corpo e alma a essa causa.

Como vês o teu trabalho?
Como já disse atrás penso ter feito até agora uma trabalho muito positivo, mesmo com todas as limitações do DDA. Mesmo que não esteja à vista, tenho feito um pouco de tudo para melhorar o Departamento.

Para o ano vais continuar nestas condições ou irás tentar melhorar?
Para ser sincero ainda não pensei a nova época, mas anseio sempre melhores condições para os atletas, e vou exigi-las.

Contratações para a nova época? Ou ficarás com o mesmo grupo?
Tenho uma política, não vou pedir aos atletas dos outros Clubes para virem para o Boavista. Pelo contrario são os atletas que vêem ter comigo para vir para o Boavista. Claro que quanto mais atletas melhor para o Clube e para o Departamento. Penso ficar com o mesmo grupo, se possível mais 1 ou 2 atletas, falando no futsal/futebol 7, para as outras modalidades quanto mais atletas melhor.

Nao consideras curto o plantel?
Acho, mas já tivemos pior.

O que gostas mais de ser. director do Departamento ou atleta?
O lugar de director está sempre disponível para outra Pessoa, o de atleta nunca o vou dispensar... na minha vida sempre tive lugares de liderança, por isso liderar um departamento não é uma questão de gosto mas sim de necessidade do Clube. Penso que o director do DDA, deviria ser sempre uma Pessoa portadora com alguma deficiência, para dar mais credibilidade à secção.
Respondendo directamente à questão, gostarei sempre mais de ser atleta, enquanto tiver condições físicas.

Entrevista de Manuel Pina