quarta-feira, 7 de julho de 2010

AMADORAS EM ANÁLISE - VOLEIBOL

AS SENIORES
O Voleibol do Boavista é uma organização de pessoas conhecedoras e a maior parte delas ligadas à modalidade. Esta modalidade que foi em tempos uma marca a nível nacional, pois dominou completamente o Voleibol feminino em Portugal.
Na actual realidade do Clube o departamento vive essencialmente da formação, onde as atletas quase atingem a centena.

O lema do departamento, como defendo o actual coordenador; Paulo Paradalejo é “até aos escalões de Juniores todo(a)s têm lugar e direito a jogar, a partir desse escalão temos que ter a consciência se podemos ou não continuar”.
A época começou com o lamentável desaparecimento do Director José Manuel Palmeira, que marcou tudo e todos. Pela negativa pelo seu desaparecimento físico, pela positiva pela união e solidariedade que produziu em redor da sua viúva, Dª Graziela Palmeira.
Foi uma época de colaboração e entre ajuda de várias pessoas que já deixamos registados noutra postagem.
A nível competitivo, podem salientar-se algumas diferenças de encarar o jogo.
AS SENIORES
Os tempos não permitem mais que lutar pela manutenção na A2, (segundo escalão nacional) e por isso o Boavista fez sempre um campeonato dentro do esperado e determinado. Tentou ainda na primeira fase atingir um dos quatro primeiros lugares, mas tal não foi possível. Na segunda fase acabou em segundo lugar do grupo, o que acaba por mostrar o seu valor-.

AS JUVENIS
É uma equipa em formação mas que apresentou em vários jogos um nível competitivo que nos faz pensar que com um pouco mais de entrega e concentração competitiva, por parte das atletas, podia ter conseguido algo mais.
INICIADAS E INFANTIS
São muito idênticas na sua prestação competitiva. Estão no início dos contactos de jogos a valer e demonstram a ideia que têm tempo para competir.

MINIS

Com dois escalões, são a base de tudo e muitas miúdas chegam sem nunca terem “visto” um bola de Volei. Fazem a sua aprendizagem desportiva, fazem amizades e espalham alegria todo o ano por onde passam.

ATLETAS/TREINADORAS
Coordenadas pelo atento Paulo Pardalejo, que acumula com o cargo de treinador sénior, o Boavista tem um conjugo de treinadoras que são simultaneamente jogadoras seniores. Ana Cunha, Filipa Teixeira, Catarina Martins, Joana Ferraz a que se junta Catarina Gomes, formando um grupo coeso e dedicado.

FUTURO
Temos conhecimento que se estuda a hipótese de formação do escalão de juniores para a próxima época, para que todas as atletas que atinjam esse escalão etário, possam continuar a competir de xadrez.