terça-feira, 8 de junho de 2010

A dois dias do primeiro jogo da eliminatória decisiva com o FC Gaia, contactamos Franquelim Cardoso para tomar o pulso à equipa do Boavista.
Encontramos um homem mais preocupado com os seus jogadores que com o adversário e até algo triste.

Como tem sido a semana de trabalho?
Não tem corrido como eu queria.
Mas algum problema?
Lamentavelmente tenho verificado que os meus jogadores caíram psicologicamente e não aceitam este jogo. Quero dizer que não o encaram como deveriam, quase sentem que não lhes pertence o direito de o disputar.
Mas os quatro clubes que ficaram nos primeiros lugares da 2ª divisão sabiam que era por direito próprio que estariam aqui. A que se deve essa posição?
Desconheço e tem sido difícil mostrar-lhes que estamos aqui por direito próprio, porque fomos os segundos classificados da zona norte!
Sinto que fomos prejudicados e atirados para esta eliminatória por forças paralelas, mas se não assumirmos esta eliminatória como devemos, estamos a dar razão a quem nos empurrou para ela.
Eles ainda vão acordar antes do jogo?
Acredito que sim! Foram uns campeões durante uma época e tenho confiança que não me vão nem abandonar nem me deixar ficar mal.
Vamos então falar do jogo. Já tem dados sobre o FC Gaia?
Eu considero que os primeiros clubes da segunda divisão e os últimos da primeira têm equipas equivalentes, podendo discutir os jogos de igual para igual. Agora também tenho conhecimento que o Gaia possa ter mais ritmo, mais velocidade, mais rotação de jogo pelo rigor do seu campeonato.
Mas também analisei a situação e tenho a certeza que se a minha equipa jogar com o rigor, com a garra e vontade com que jogou a primeira parte do jogo com o Espinho, podemos perfeitamente vencer.
A primeira parte. E a segunda?
Pois, temos que ser constantes temos que ser iguais a Espinho mas em todo o jogo. Será uma eliminatória disputada em dois jogos e a ser decidida por diferença de golos.
Que sabe do FC Gaia?
Nos jogos que perdeu no seu campeonato, salvo um jogo ou dois, nunca perdeu por grande diferença, o que demonstra grande competitividade. Tem um lateral formidável que marca 11/12 golos por jogo e dois pontas um direito e um esquerdo muito bons.
Já sabíamos que seria dificil...
Sim claro. Mas se os meus jogadores disputarem cada lance como se fosse o lance das suas vidas, se tiverem a concentração total, podemos vencer. Lembro que o ano passado o FC Gaia tinha uma equipa fabulosa, melhor que a actual e nós vencemos! É preciso é entrar em campo com determinação e vontade de vencer!
Acha que ainda vão acordar a tempo?
Acho eles nunca me deixaram ficar mal e não vai ser agora. Nesta eliminatória só temos a ganhar! Se perdermos o que acontece? Ficamos onde estamos! Se vencermos damos uma bofetada a muita gente e fazemos justiça!
Então vamos á luta?
Queria desejar toda a sorte do mundo ao Futsal - equipa de Juvenis - nesta meia final nacional.
O Boavista precisa tanto de vitórias a nível nacional que teria um significado enorme.
Sinceramente desejo-lhe muita sorte aos miúdos, como desejo para a minha equipa. Temos que acreditar