quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ATLETISMO - MANUEL SOUSA FALANDO SOBRE A S. SILVESTRE

Conseguiu uma excelente classificação na S. Silvestre do Porto.Pessoalmente, como analisa a sua prova?
É uma prova de 10 km comum percurso bastante desnivelado (sobe, duas vezes, desde a estação de S.Bento até ao Marquês) e consequentemente relativamente difícil mas que se encaixa no tipo de provas que eu gosto de fazer. O resultado (8º Português e 10º da Geral), na minha opinião, é bom, já que os atletas com que perdi são bastante bons e a maioria deles bem mais novos do que eu... no entanto poderia ter corrido melhor se tivesse arriscado mais na 1ª volta da prova. Convém referir que este ano foi, de todas as edições, a com o maior nível de qualidade competitivo.
A classificação ficou áquem ou excedeu o que esperava?
Antes de saber quem seriam os meus adversários, e tendo em consideração os resultados das edições anteriores, estava à espera de ficar entre os 6 primeiros portugueses com alguma facilidade, mas de facto o nível competitivo desta edição foi superior às anteriores.No entanto convém referir que apesar de ter sido o 10º da geral, o meu prémio foi 50 euros em vales de compras da sportzone...Demasiado pouco para uma prova deste nível, para os apoios que tem e para o esforço diário que é necessário fazer para se atingir este nível competitivo.
Quais as provas em que vai participar nesta fase da época?
Após ter estado com gripe no inicio deste mês (supostamente a A) e ter apanhado uma infecção pulmunar como consequência da gripe, diagnosticada no departamento médico do clube ( é um privilégio ter este departamento ao qual estou bastante grato pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos que estou no clube) que me obrigaram a estar 10 dias sem treinar, acho que, nesta fase, estou em subida de forma e que os resultados desportivos têm sido bons.
No fim de semana anterior ao Natal fiquei em 4º na S.Silvestre de Ponta Delgada e este fim de semana irei fazer a S. Silvestre de Valongo- Ermesinde.
No fim de semana de 10 de Janeiro, correrei, como atleta extra, o campeonato regional de estrada de Aveiro e no fim de semana seguinte o Grande Prémio de Ílhavo.