quinta-feira, 24 de novembro de 2011

VICE-PRESIDENTE DAS AMADORAS APRESENTOU A DEMISSÃO

O Vice-Presidente das actividades amadoras, José Chalupa Sampaio apresentou a demissão do cargo que desempenhava, sem explicar publicamente qual a razão para tal decisão.
Transcrevemos na integra um carta que tornou pública. apresentando o nosso comentário em peça pessoal e separada.
Eis a carta:                                                                                        

"Passados pouco mais de dois anos, após as últimas eleições no Clube, assume particular importância a palavra ganhar, no âmbito de um trabalho com grande rigor estratégico.
Ganhar aqui significa dar a importância devida a duas linhas de orientação que têm marcado o nosso trabalho nas "Modalidades Amadoras". A saber:

Na primeira, uma promessa eleitoral (Presidente da Direcção), tudo fazer para manter intactas todas as Modalidades, o que foi conseguido em quase 100%, ficando a Natação como única excepção. No entanto, até aqui, está projectada a sua reabertura para o próximo ano, tal como fizemos com o Judo (Directora Profª Sara Monteiro) já no decorrer desta época.

Assim, obtivemos até, um reforço das modalidades e, das condições já existentes, com a reabertura do escalão sénior de Andebol (Director Prof. António Santos e Dra. Cristina Almeida), a abertura do novo ginásio de Boxe (Director Prof. Carlos Caldas), o reforço do Futebol Feminino com o lançamento das Panterinhas (Técnica Fernanda Silva) e, já esta época, uma equipa de sub-17 (Director Paulo Moura). Mais recentemente, a criação de uma equipa de Futsal para invisuais, a primeira a nível nacional, no âmbito do Departamento DDA (Director Álvaro Durães). 

Na segunda linha de orientação, mais ligada, a uma estratégia de desenvolvimento do que de consolidação e, contrariando todas as expectativas de mercado em que o País se encontra, projectamos o número de modalidades de 19 para 34 (ver aqui). Este esforço é tanto mais significativo se contarmos que ele inclui um aumento do número de praticantes acima dos 50% no curto prazo.
 
Convém aqui afirmar que o compromisso para esta época de 34 modalidades, é feito na envolvente de uma gestão rigorosa e independente dos recursos financeiros do clube, possibilitando até a criação de alguma receita extra, o que não deixa de ser ainda mais significativo.
 
Ainda nesta linha de orientação e, como afirmei na minha primeira comunicação, neste mesmo blogue, estamos (Directora Profª Sara Monteiro) em fase terminal de obra para inaugurar um 5º ginásio e, preparamos a abertura do ginásio 6 (Israeli Krav Maga), o que nos vem permitir consolidar esta estratégia de aumento de modalidades, como também e, não menos importante, um aumento significativo na qualidade de trabalho, quer da Ginástica Rítmica, quer da Ginástica Artística. Apostamos assim num novo ciclo de 4 a 5 anos para o lançamento de uma fornada de atletas com ambições ao mais alto nível no principal campeonato português, contrariando novamente a tendência dos últimos anos da Ginástica, cada vez mais "presa" na qualidade e desenvolvimento dos seus Adversários.

Reforçamos assim a qualidade de trabalho do Departamento de Ginástica, como fundamentalmente, travamos a tendência de perda de mercado em que esta importante Modalidade se encontrava.

Não esquecer que a Ginástica é o principal suporte das Modalidades do clube e, por essa razão, tem nos últimos anos tido um papel quase miraculoso de apoio e simultaneamente de subsistência.

É por essa razão fundamental a sua defesa e, a sua colocação em patamares de competitividade, que a nível nacional neste momento, já pouco ou nada devem aos melhores, pois também ao nível do quadro de professores foi feito um esforço significativo.

Acreditamos que se mantiverem os parâmetros de gestão e independência até agora utilizados, esta Modalidade, será um caso cada vez mais ímpar dentro do Clube mas também a nível nacional. Acredito que se a actual equipa de trabalho se mantiver tal será uma realidade.

Ainda e, no âmbito destas estratégias, consolidação e desenvolvimento, um sonho; o primeiro e grande sonho das Modalidades, um Pavilhão. Apresentamos (em estreita colaboração com o Director Prof. Nuno Gramaxo e a Directora Profª Sara Monteiro) a esta Direcção, um projecto que passa pelo desenvolvimento da formação no Rugby. Comparando com outro Clube aqui mesmo ao lado e, orçamentando por baixo, prevemos um lucro em três anos de cerca de 200 mil euros. Esta verba se correctamente utilizada, mais os apoios que podem advir da motivação de ver este sonho acontecer, permitem no segundo ano do projecto, o mais tardar, o arranque destas obras. Dependendo depois, da cadência do mesmo, esta obra estaria concluída em 3/5 anos.

Claro que esta realidade depende em muito da importância que se vier a dar ao Projecto Rugby e, em simultâneo, nunca menos importante, à própria Modalidade dentro das instalações do clube. Razão pela qual venho insistindo que esta, equipa principal, passe a jogar definitivamente no nosso Estádio, à semelhança do que fazem outros grandes clubes europeus, com estádios e, marcações para as duas modalidades, Futebol e Rugby. Não esquecer que esta modalidade está em fase de grande expansão e, na Cidade do Porto, não existe neste momento, qualquer campo de rugby.

Ficam assim lançadas as raízes para um projecto que tudo tem para se tornar realidade, dependendo unicamente da vontade desta e da próxima Direcção.

Não posso deixar de referir aquela que foi e, é, uma das nossas grandes apostas, um blogue das modalidades, independente, actual, moderno, positivo e, virado exclusivamente para o que de bom o Clube tem, deixando sempre passar uma imagem de um Clube unido e virado para o futuro. Um excelente trabalho da Catarina.

Foi um orgulho e uma honra ter estado por dentro deste Clube. A todos, um obrigado pela cooperação e, também, porque não, pela lealdade demonstrada.

Vivam as Modalidades Amadoras
Viva o BOAVISTA,
José Chalupa Sampaio